Amor pelo que faz

21 respostas
Eduardo_Bregaida

Olha eu só estou enviando isso pq é algo q eu ando notando em TODAS as firmas q eu trabalho…

Vcs já perceberam que as pessoas só estão preocupadas com dinheiro e não pelo amor daquilo que fazem?
Poxa eu amo mto programar, principalmente se for em JAVA, eu amo estuadar novos frameworks e ver oq pode melhorar e me ajudar no meu dia a dia como desenvolvedor, falar conhecer, mas não vejo isso nas outras pessoas…
Todos me dizem, eu sei Struts e não me interessa mais nda… poxa até desanima… depois eles dão desculpas dizendo que um dia qdo eles forem ganhar mais se precisar daquilo eles usam…
Não vejo ninguem vestindo a camisa e falando com orgulho: EU AMO AQUILO QUE FAÇO…
Desanima a ideia de ter um monte de programador que diz, só sei isso e q se dane, eu amo Java pq tem MTA coisa pra aprender, mtos caminhos, mtas logicas, mtos modos…
Mas vejo que mtos não esão nem ai… Qdo falo de VRaptor, JSF, Hibernate, todos olham pra mim e dizem: Ah é tudo a msm coisa, vamos continuar desse jeito que eu já sei…
Não estou falando dos chefes, estes talvez nem sejam problemas, mas sim a força de vontade pra aprender dos programadores… Não sei se sou um caso a parte mas é isso que noto… Nao vou parar de continuar a aprender, mas sinceramente eu queria saber… pq tanto comodidade? Pq eles querem e se dizem programadores se não tem vontade de sair daquilo?
Poxa… gostaria de saber se vcs como mestres e aprendizes veem isso no seu dia a dia…

Pq desanima ver pessoas com potencial assim… jogando oportunidades apenas por dinheiro, como se a inteligencia não fosse nda alem de: Só sei apertar a tecla “A” do teclado… pq vc quer q eu aprenda a apertar a tecla “B” tbm?

Sem mais,
Eduardo Bregaida…

21 Respostas

davidbuzatto

Posso até estar falando bobagem amigo, mas um grande problema que temos em nosso país é a nossa cultura. Somo um povo acolhedor, simpático, mas cada um vive desde pequeno uma realidade onde as “camadas superiores” do nosso país fazem de tudo para que o nosso povo seja cada vez mais idiota e seguidor de tendências imbecís.

E o que acontece? Quem não deixa o meio em que vive o transformar totalmente procura sempre por melhorias, como você, eu e muitos outros aqui no guj. Nossa ânsia por conhecimento é grande, gostamos de aprender, de melhorar, mas tem gente que não vê vantagem em assimilar coisas novas e preferem continuar como são. Não querem enxergar a verdade e ficam sofrendo a toa por isso.

Aprender é complicado? É sim, mas quem tem força de vontade consegue.
Demora? Demora bastante em alguns casos.

Hoje em dia tudo se transforma muito rápido, e quem não entender que não pode parar de estudar, aprender, etc, vai ficar para trás. E parece que poucas pessoas da nossa área entendem isso. Veja pelo lado bom, mais trabalho para nós. É como se fosse uma seleção natural concorda?

Eu num me irrito mais com coisas desse tipo porque vi que infelizmente vivemos num pais de semi-analfabetos, e temos que tentar mudar isso, começando em não reeleger nosso excelentíssimo presidente…

O Brasil ainda tem jeito, sempre vai ter,talvez nosso netos vivam num pais melhor, mais justo e menos ignorante… É a ignorância da nossa sociedade que a deixa assim. Não ache que os americanos são melhores pois tem mais dinheiro, etc, porque o “povo” americano pelo que eu ouço algumas pessoas dizerem é talvez mais materialista e talvez bem mais ignorante que o nosso povo.

Eu vejo isso que você está falando todo dia na faculdade. Tem gente da minha classe que em pleno 3º ano ainda não sabe programar. Num tem nem noção do que está fazendo. Eu sempre discuto com um amigo meu pq ele só reclama que não sabe fazer as coisas e eu falo que ele nunca vai aprender se não estudar e praticar… Adianta? Infelizmente não… A preguiça não deixa…

Bem, falei um monte de coisa, ficou uma bagunça, mas dei minha opinião :smiley:

Até mais!

Eduardo_Bregaida

Pode crer na facul é igual, estou no 3º ano de sistemas de informação e mta gente odeia programar, odeia tudo, n tem vontade, mas akelas pessoas q dizem gostar de Java (ou qq outra LP) não sairem de Struts (exemplo) e dizer q nao vao aprender mais nda pq o mercado só quer isso… eles acabam atrapalhando nós que queremos coisas novas e eles msm q cada dia reclamam mais e mais q nao saem do lugar e q nao ganham o qto eles querem…
Realmente a cultura daki desse país é mto fraca…
Se vc ver o Japão por exemplo, os caras são horistas, trampam de 12 a mais horas por dia e o país está em constante evolução e o Brasil?
Um presidente burro q se orgulha disso… espero q domingo o pessoal escolha mto bem em quem votar…

Thiago_Senna

Me desculpe, mas acho o seguinte:

As pessoas são diferentes, e eles não precisam ser igual a você. Assuma essas suas características como uma qualidade sua, nada mais. Esperar que os outros sejam como você só vai lhe trazer problemas. :wink:

Calvin

Boa Tarde,

Esse tópico é muito interessante!

Bom, acredito que iniciar uma discução disso é muito complicado. Já tentei abordar esse tipo de assunto com quem conheço, e conclui que a maioria pensa assim: “Para utilizadar frameworks como hibernate, Vraptor, Struts, … tenho que estudar e me dedicar um bucado, mas isso não vai adiantar nada a não ser a propria satisfação pessoal, pois meu cliente não sabe nem o que é framework e nem vai me pagar a mais por isso.”

Acho que esse problema é cultural pois o povo brasileiro, em geral, não se preocupa com o caminho até chegar ao resultado.

Uma outra coisa:
Acho muito legal sua forma de pensar sobre o seu trabalho/cargo, penso da mesma forma, porém o dinheiro é tudo em diversos aspectos. O que que adianta você ter amor pelo que faz e fazer da melhor forma, mas mesmo assim você não consegue ter uma condição financeira para dar uma boa base para a sua familía? Existem situações que você não se preocupa com qual elegância você faz o trabalho e sim o resultado que ele te traz!

Acho que trabalhar por amor é o melhor dos mundos, porém quando o calo aperta, ou melhor, o bolso esvazia você acaba indo para o lado do dinheiro!

:wink:

Eduardo_Bregaida

Thiago Senna:
Me desculpe, mas acho o seguinte:

As pessoas são diferentes, e eles não precisam ser igual a você. Assuma essas suas características como uma qualidade sua, nada mais. Esperar que os outros sejam como você só vai lhe trazer problemas. :wink:

Não quero ninguem igual a mim, aquilo q falei acima é apenas oq vejo, um ponto de vista, nda mais q um exemplo.

É q aconteceu hj na firma o seguinte, queriam passar um programa de VB pra Java e eu sugeri JSF e Hibernate, mas todos os outros dissseram q nao pq teriam q estudar e Struts era oq eles sabiam e não iam mudar de nenhuma forma…
O tempo deste projeto não é curto, dá pra ter um treinamento (eu msm me propus a da-lo) mas eles não quiseram disseram q era ou Struts ou nada…

Isso só me desanimou, pq nao é q eles n sabem, é q eles nao querem aprender é diferente, n pedi pra todos dedicarem algumas horas (q mtos nao possuem) p/ estudar, mas ir pelo menos no treinamento (dentro da empresa, 1 hora apenas por dia dentro do horario de expediente), mas ninguem quis.
Por isso comentei aki no off-topics se todos já viram grupos de pessoas assim, q acham q já sabem akilo entao… pra q mudar???
Entendeu?

Nada de ter uma pá de gente fazendo as coisas como eu faço, longe de mim isso…

Tbm sei q dinheiro é bom e eles nao ganham mal, mas a comodity q é um saco… Lembre tbm q qto mais vc sabe, um emprego melhor pode ter…

Bom é isso, não quis dizer pra ninguem ser igual a mim, mas sim saber pq as pessoas tem tanta falta de vontade de aprender…

:cry:

A

Pior que é o q mais tem. Pior q é um problema cultural MESMO. Pior que às vezes eu até penso: para que me atualizar se eu sou “commoditie”, e essa é a forma como a maioria das consultorias picaretas e exploradoras pensam!?

Falei sobre Qualidade de Software e Cultura no meu TCC a 4 anos atrás e ilustrei assim:

“Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio da jaula, havia uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco subia a escada os outros o pegavam e enchiam de pancadas. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas. Então, substituíram um dos macacos por um novo. Seu primeiro ato? Claro!! Foi o de subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo acostumou-se à situação de que não deveria mais subir a escada. Nem o grande prêmio (um cacho de bananas!!!) faria com que ele se esquecesse que seus colegas o esperavam lá embaixo. Um segundo foi substituído e o mesmo aconteceu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e afinal o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se possível fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui. As coisas seguem porque seguem.”

Thiagosc

Heero Yuy:
É q aconteceu hj na firma o seguinte, queriam passar um programa de VB pra Java e eu sugeri JSF e Hibernate, mas todos os outros dissseram q nao pq teriam q estudar e Struts era oq eles sabiam e não iam mudar de nenhuma forma…
O tempo deste projeto não é curto, dá pra ter um treinamento (eu msm me propus a da-lo) mas eles não quiseram disseram q era ou Struts ou nada…

Você já parou para pensar que talvez você não tenha exposto as vantagens do JSF? Nem sempre existem pessoas curiosas afim de fazer coisas simplemente por fazer.

Uma das coisas que percebo, principalmente na internet, é que as pessoas consideram a tecnologia um fim em si mesmo. Nenhum cliente se importa se você usa Java, X, Y ou Z, eles querem um sistema funcionando no prazo estipulado e a um custo/benefício razoável.

Portanto sempre que vejo “a linguagem X dominirá o mundo” desacompanhado de utilidade prática no mundo real, simplesmente por ser “cool”, ou então com uma utilidade estilo “Wizard do MS Word”, simplesmente ignoro. A pessoa em questão não abordou situações reais e nem considerou o “big picture” ou perspectiva de futuro.

Thiagosc

Pressão da sociedade contra aquilo que é diferente existe em qualquer lugar, mas aqui parece ser bem maior. Para mudar é preciso raciocinar, e isso implica individualidade. O brasileiro típico não sabe fazer nada sem um grupo de 20 pessoas dizendo “amém”, e ser individualista é um pecado capital que desperta o ódio mais profundo em todos. Isso pode ser observado neste fórum mesmo.

O problema do Brasil ao meu ver não é “falta de dinheiro”, é falta de uma boa cultura e boa mentalidade. O povo daqui prefere culpar os EUA e achar que o dinheiro faz a diferença, mas o que faz diferença está dentro da cabeça. Uma pessoa inteligente consegue dar a volta por cima quando numa situação má, uma pessoa medíocre prefere permanecer no lixo e culpar outros.

danieldestro

Porque você não usa isso como motivação para se diferenciar e se destacar perante esses seus colegas de trabalho?

Certamente te reconhecerão se você mostrar interesse, conhecimento, iniciativa etc.

É uma boa estratégia para crescer.

Enquantos uns sentam e esperam, outros caminham e seguem.

A

Outra…

nos EUA a cultura é bem diferente MESMO. Outro dia estava assistindo no Discovery aquele seriado “Megaconstruções” e fiquei espantado com o ORGULHO e com o ESPÍRITO DE EQUIPE que os mais simples trabalhadores da obra demostravam ao falar sobre suas funções.

Falar nisso vcs já viram a capa da revista EXAME deste mês falando que a IGNORÂNCIA pode parar o país!?!?

G

É simples meu! Tu não faz softwares para pessoas que amam softwares, tu faz softwares para pessoas que querem ganhar dinheiro com ele. E no fim das contas o que conta é o dinheiro.
Isso não é um problema da nossa área, isso é um problema global pois vivemos no capitalismo e é isso que conta. Tu acha que um pé rapado que tenha um problema raro de saúde e necessite de uma cirurgia cara fará a cirurgia para sobreviver? A resposta é não! Ele vai morrer com aquela doença, porque não importa se o individuo é um ótimo pai, uma pessoa de principios, um amigo, etc… O que importa é se ele tem dinheiro pra pagar a cirurgia.

Dai eu te pergunto, num meio aonde o dinheiro é o fim, de onde tiraremos inspiração para fazer o que julgamos ser melhor? A unica inspiração virá pela busca de mais dinheiro.

A

A verdade é a seguinte:

Vc precisa ser apaixonado pelo que faz. O dinheiro é consequência… :wink:

G

Taz:
Outra…

nos EUA a cultura é bem diferente MESMO. Outro dia estava assistindo no Discovery aquele seriado “Megaconstruções” e fiquei espantado com o ORGULHO e com o ESPÍRITO DE EQUIPE que os mais simples trabalhadores da obra demostravam ao falar sobre suas funções.

Falar nisso vcs já viram a capa da revista EXAME deste mês falando que a IGNORÂNCIA pode parar o país!?!?

Porque eles nao demonstraram o tal ESPIRITO DE EQUIPE para parar a guerra do iraque enquanto soldados americanos estavam por la matando gente inocente?

E

concordo com vcs que acham que devemos trabalhar por amor… e isso mesmo… tem que ser por amor…

a proposito…
estou com vagas para analista pl e sr na minha consultoria… quem quiser enviar curriculos…
projeto para tempo indeterminado.
conhecimento em:

Struts - avançado
hibernate - avançado
spring - avançado
EJB - sessionBeans…
Jboss

de 3 a 6 anos de estrada…
[email removido]
colocar pretenção salarial…
não esqueçam que o mais importante e o amor em programar em pessoal… fazer pela satisfação de estar fazendo, pelo amor ao conhecimento… essas coisas tão nobres…

abs a todos…

<<<-------------------------------->>>>>

pra quem lêu isso tudo… pensou no final…
FALA SERIO…

pois he… o que eu penso quando alguem vêm com esse papo pra mim… amor…

FALA SERIO!rs…

J

Não me lembro ao certo a frase nem quem a proferiu, mas taí:

“Trabalhe em algo que você realmente goste, e você nunca precisará trabalhar na vida”

jmp

julianostr:
Não me lembro ao certo a frase nem quem a proferiu, mas taí:

“Trabalhe em algo que você realmente goste, e você nunca precisará trabalhar na vida”

eu gosto de varias coisas… mas gosto de nenhuma a ponto de viver toda minha vida fazendo só ela

Eduardo_Bregaida

Taz:
A verdade é a seguinte:

Vc precisa ser apaixonado pelo que faz. O dinheiro é consequência… :wink:

Pode crer tbm penso assim :smiley:

Mas eu falei das vantagens do JSF, mostrei é pura falta de interesse msm

Eduardo_Bregaida

O Fato nao é a pessoa trabalhar por amor e nao ganhar dinheiro, mas ganhar dinheiro trabalhando com aquilo q gosta, se todos eles diziam q amavam Java e q isso q eles queriam pq eles nao querem mais sair do Struts?
Foi isso q eu quis dizer qdo me referi a amor pelo q faz…

Não é apenas… Ahhh eu nao trab por dinheiro e sim por amor…
Nao é nda disso… Oq eu quis dizer é: Gosto do q faço e quero crescer, dinheiro vem com experiencia e estudos, isso é um fato…

A

edpipole:
concordo com vcs que acham que devemos trabalhar por amor… e isso mesmo… tem que ser por amor…

a proposito…
estou com vagas para analista pl e sr na minha consultoria… quem quiser enviar curriculos…
projeto para tempo indeterminado.
conhecimento em:

Struts - avançado
hibernate - avançado
spring - avançado
EJB - sessionBeans…
Jboss

de 3 a 6 anos de estrada…
[email removido]
colocar pretenção salarial…
não esqueçam que o mais importante e o amor em programar em pessoal… fazer pela satisfação de estar fazendo, pelo amor ao conhecimento… essas coisas tão nobres…

abs a todos…

<<<-------------------------------->>>>>

pra quem lêu isso tudo… pensou no final…
FALA SERIO…

pois he… o que eu penso quando alguem vêm com esse papo pra mim… amor…

FALA SERIO!rs…

hehehe… qual consultoria!? Para vcs desenvolvedor de software é como laranja e soja!? Ou seja, têm tudo mesmo preço!?

Fala aí, o povo quer saber… :wink:

P

Olá Eduardo, tudo bem?

Religião à parte, amar ao dinheiro é uma motivação muito ruim… Já tive a experiência de “investir para ganhar mais” e me dei muito mal…

Hoje eu penso sim em uma colocação melhor (como programador Java que ainda não sou…), penso em melhores salários/ganhos, mas sem a neurose de algum tempo atrás. Esse tipo de pressionamento (“Você tem de ganhar mais!”) só atrapalha.

Aprendi a gostar de Java. A motivação inicial pode até ter sido comercial, mas posso garantir que hoje é diferente. Amo o que estudo. Estou louco para ver chegar o dia em que vou me orgulhar de ter construido algo de útil com meus conhecimentos de programação. :smiley:

Com relação às pessoas que se prostituem (me desculpe, mas que trabalha pelo dinheiro se assemelha a uma meretriz, penso eu), bem essas pessoas vão e vêm com a mesma facilidade. São pessoas fúteis, vazias. Ganham muito, mas pouco sabem o que é felicidade.

Aquele abraço,

C

Bem, gostar do que faz é essencial, contudo uma remuneração adequada também, convenhamos.

Agora, os que gostam muito do que fazem geralmente se transformam em grandes arquitetos, palestrantes internacionais, colunistas de revistas, conceituados consultores…

Agora quem não quer evoluir tecnicamente provavelmente vai ser programadorzinho meia-boca pro resto da vida

Criado 29 de setembro de 2006
Ultima resposta 2 de out. de 2006
Respostas 21
Participantes 13