Olá pessoa. Eu sou estudante de Sistemas de Informação, ultimo ano da graduação. Sou programador desde antes da faculdade, sou daqueles chatos que gostam do código bonitinho, bem formatado e legivelmente entendível. A minha proposta de TCC é na área de teoria da computação. A ideia inicial é desenvolver uma plataforma que possa receber um código e dizer se ele está de acordo ou não. Similar ao analisador sintático de muitas IDEs. Mas quero fazer isso para padrões de código. Ex:.
Estruturas lógicas devem possuir um espaço em branco entre os parenteses e os atributos, a abertura de chave deve ser feita na mesma linha da estrutura lógica.
O meu desejo é tornar a plataforma open source futuramente, e que ela possa ser flexível aos desenvolvedores, onde possam definir qual padrão o código deve seguir.
Os dois principais objetivos deste trabalho é ajudar aos desenvolvedores a seguirem todos um mesmo estilo de código fazendo assim com que a equipe seja mais homogênea.
Um outro ponto é que o code review possa ser ‘automatizado’ isso em relação a padrões e formas de escrita do código, ficando a cardo de quem está revisando o código se preocupar mais com questões de percepção humana.
Bom, o que eu gostaria de vocês aqui, é que possam me indicar um rumo por onde começar. Me dizer a viabilidade do trabalho, se algo assim seria realmente útil ou se estou apenas viajando, assim como a indicação de trabalhos semelhantes, e de material de estudo, não encontro muita coisa a respeito, por isso venho humildemente pedir ajuda a todos que possam se interessar por este trabalho.
atenciosamente,
Ronildo dos Santos.