Analisador de código

Olá pessoa. Eu sou estudante de Sistemas de Informação, ultimo ano da graduação. Sou programador desde antes da faculdade, sou daqueles chatos que gostam do código bonitinho, bem formatado e legivelmente entendível. A minha proposta de TCC é na área de teoria da computação. A ideia inicial é desenvolver uma plataforma que possa receber um código e dizer se ele está de acordo ou não. Similar ao analisador sintático de muitas IDEs. Mas quero fazer isso para padrões de código. Ex:.

Estruturas lógicas devem possuir um espaço em branco entre os parenteses e os atributos, a abertura de chave deve ser feita na mesma linha da estrutura lógica.

O meu desejo é tornar a plataforma open source futuramente, e que ela possa ser flexível aos desenvolvedores, onde possam definir qual padrão o código deve seguir.

Os dois principais objetivos deste trabalho é ajudar aos desenvolvedores a seguirem todos um mesmo estilo de código fazendo assim com que a equipe seja mais homogênea.

Um outro ponto é que o code review possa ser ‘automatizado’ isso em relação a padrões e formas de escrita do código, ficando a cardo de quem está revisando o código se preocupar mais com questões de percepção humana.

Bom, o que eu gostaria de vocês aqui, é que possam me indicar um rumo por onde começar. Me dizer a viabilidade do trabalho, se algo assim seria realmente útil ou se estou apenas viajando, assim como a indicação de trabalhos semelhantes, e de material de estudo, não encontro muita coisa a respeito, por isso venho humildemente pedir ajuda a todos que possam se interessar por este trabalho.

atenciosamente,

Ronildo dos Santos.

Interessante sua proposta.

Leia esse post: http://www.yegor256.com/2014/08/13/strict-code-quality-control.html
Acho que pode estar na mesma linha da sua ideia.

Cita algumas ferramentas como Checkstyle e FindBugs.

Cheguei a ver algumas ferramentas de code review mas não lembro o nome delas nesse momento.