assisti a duas palestras. uma de java num dia e outra sobre .net no outro.
em java, era dada apenas algumas noções aos iniciantes que ali estavam, falando sobre toda a sequência de aplicações monolíticas, cliente/servidor, 3 camadas, n camadas até SOA. foi bem didática, gostei, e uma coisa: ele disse umas trocentas mil vezes pra não copiar e colar código, que isso só gera coisa ruim no futuro quando for necessário uma manutenção por exemplo. ah, ele tava no linux, fornecendo alguns ppts, passando uns vídeos e tal. no final, ele começou a falar de alguns projetos de sucesso dele pessoal, que tá fazeno mesmo muito sucesso em tal lugar, muito mesmo, inclusive, uma cidade inteira já adotou, que é o CardCell. apesar da propaganda para si um pouco no final, sua palestra foi bem didática e bem legal, explorando o assunto e não saindo desse.
no outro dia, era .net. o cara foi lá, explicou o que era orientação a objetos e foi dar um exemplo via código. simplesmente, do nada, ele disse: ah, vamo copiar aqui que fica mais rapidinho. copiou e colou código, mudou algumas coisas. fez isso mais uma vez depois de algum tempo. mas algo que me fez cagar de rir foi quando ele disse: uhm, vamo ver aqui no outro fonte que me deu um leve branco. ahauhauahuaha. um leve branco. o cara não sabia como conectar com o banco de dados num método que ia incluir clientes. hauahuah. depois de muito sacrifício (arrumando código conforme dava pau, hauah), o código rodou. mas o melhor disso tudo foi a conclusão desse trecho: copias código, e terás uma memória falha. hauahuahauhuauaauahuahau. simplesmente, o mouse dele dava pau toda hora, e ele ficava resmungando: ‘oh, meu mouse me traiu de novo, uyh, vamo tirar ele de novo da usb e colocar de novo’. hauahuahaua. tá, chegou um ponto que, ele ficou quase 1 hora dando exemplos de componentes de terceiros. puxa, saiu do enfoque, q interessante, foi falar de ferramentas pagas e que não tem nada a ver com oo nem com a própria linguagem. tá, chegou um ponto q ele disse: vamos dar um exemplo, e começou a colar componentes, até que quando ele foi fazer algumas coisas a mais apareceu aquela mensagem do windows falando que o sistema foi finalizado e é preciso contatar o revendedor ou reportar o erro pra microsoft (é, windows vista). ele tentou mais 3 vezes, sem sucesso, com a mesma mensagem. até q ele flw: ah, deixa queto, vamo pro exemplo que tá pronto aqui, e mostrou. tá tudo bem. aí ele voltou pro windows xp pq outro componente de terceiro, não pegava no vista. ahuahauhaua. aí, chegando lá, a tela travou. ahuahuahauha. puxaaaaaa. q coisa. além disso, deu uma mensagem do Windows Genuine Advantage. ahuahuahauhauahuahauhauahuahauahuahuahauahuahauahuahua. finalmente, depois de eu quase dormir depois de uma longa sessão de gargalhadas, a palestra acabou.
conclusão: tirem aí galera.
a minha? bom, o visual studio é uma ótima ferramenta sim, mas seus programadores ainda são do estilo herdado de alguns programadores delphi (não todos): copiar código, colar componentes, rodar, corrigir erros, e entregar produto. engraçado, q quando ele perguntou q se alguém tinha dúvidas, notei q não existia dúvida alguma, simplesmente pq ninguém não entendeu o assunto abordado, logo, não tem como fazer perguntas, a não ser uma: vc poderia me explicar tudo isso? hauahuahauahuahauhauahauhauahuahauahuahauahuahauhaua. felizmetne eu sabia o q era orientação a objetos, polimorfismo, herança, etc., e não fiquei chupando dedo, ao contrário da maioria daqueles universitários.
p.s.: não acho q .net seja ruim, ou mesmo visual studio, mas seus programadores ainda são primatas do copiar e colar código, colar componentes, rodar e corrigir bugs superficialmente, etc. ou seja, notei também, q se importam muito mais com a aparencia do produto do q com o bom resultado em si de regras de negócio e maior adaptação para o usuário.