Analisando uma palestra de java e outra de .net

22 respostas
Thiagosc

Por falar nisso, o Visual Studio ainda se encontra no século XX, sem recursos para refactoring entre outras coisas? Existem coisas como as opções preecher automaticamente catch para Exceptions, throws, métodos sobrecarregados, etc?

Usei um Visual Studio, mas foi na época que o .Net foi lançado, e era simplesmente ridículo.

22 Respostas

bzy

Desculpa mas eu ri muito só lendo… E minha conclusão é: muitos programadores e programas morreriam com o windows se esse morresse.

tatianaesc

Oi Thiago,

Será que o problema não estava na pessoa que deu a palestra de .net? Ele me pareceu muito pouco didático, ao contrário do cara de Java!

Na minha opinião existem bons e maus programadores/instrutores tanto em Java como em .net.

[]´s
Tatiana

bzy

Mas não era o mesmo instrutor :?:

tatianaesc

Cara, eu entendi que eram caras diferentes! Se era o mesmo instrutor, o cara é sem noção pois ele mesmo se contradiz! :stuck_out_tongue:

T

Thiagosc:
Por falar nisso, o Visual Studio ainda se encontra no século XX, sem recursos para refactoring entre outras coisas? Existem coisas como as opções preecher automaticamente catch para Exceptions, throws, métodos sobrecarregados, etc?

Um dos desenvolvedores da Microsoft que designou a última versão do Visual Studio disse que iriam tentar copiar o máximo de recursos do Eclipse (infelizmente não estou achando o blog dele em blogs.msdn.com).
Acho que não foram tão bem sucedidos quanto queriam.
(O C# não obriga você a tratar nenhuma exceção, portanto não é politicamente correto ter um wizard que faz esse “try/catch”. )
O C++ é complicado demais para eles conseguirem fazer refactorings.
(Não estou pensando no J# - ele não serve para produzir código novo, apenas para migrar código Java para C#).

Mauricio_Linhares

Existem grandes diferenças culturais além das empresas que estão por trás das duas comunidades.

E o que foi avaliado com certeza foi o assunto e o palestrante, o mesmo assunto falado na palestra de Java poderia ser dado em uma palestra de .NET e ninguém garante que toda a platéia de “javistas” entendeu o que o cara disse.

Numa das primeiras reuniões do nosso grupo de usuários local muita gente não sabia nem o que era um padrão de projeto. Então não adianta generalizar e dizer que todo programador Java é um gênio e dizer que todo programador .NET é um imbecil.

É melhor, como já se viu no último Java ONE, deixar eles lá com as coisas deles e nos preocuparmos com as nossas aqui. Se eles são bons ou não, problema deles (ou de quem está trabalhando com a plataforma deles). Quem trabalha com Java tem é que estar de olhos abertos as novidades dentro e fora da comunidade e cuidar de fazer o seu trabalho direito.

“Cuidar” da vida dos outros é trabalho de quem gosta de fofoca.

Gerson

Concordo com o Maurício…
Que mania besta (uops, desculpe) é essa de querer generalizar as coisas! Parece até que tem tesao de dizer isso…
Conheço um pessoal de .net muito bom, mas muito bom mesmo. Alias, a maioria das pessoas que eu conheço de Java são péssimas (o que nao quer dizer nada tambem).

Tópico/Post inútil! :shock:
(só nao leve pro lado pessoal, ok? ) :wink:

Thiagosc

É impressão minha ou esse fórum Java é o fórum mais anti-Java que existe?

O aqconstante só citou uma coisa engraçada à respeito de uma palestra de um programador .Net que não tinha muita noção de programação, ou deveria estar nervoso e não transmitiu confiança. Não percebi nenhuma crítica contra todos os programadores .Net e nenhuma tentativa de criar polêmica. Apenas que a cultura deles herda do “arrastar e soltar” e além disso já fica difícil, se alguém discorda diga o porquê.

Ainda não conheci um programador de qualquer tecnologia tratar o Java com tanta generosidade, assim como vejo por aqui as pessoas tratarem outras. Geralmente Java é descrito como a praga do inferno seguido de uma lista de opiniões “o que eu não gosto” e como tudo na tecnologia <coloque_aqui_o_nome_da_sua_tecnologia_favorita> é tudo de bom.

Essa hipersensibilidade é dose.

Mauricio_Linhares

Esse tipo de atitude é incrívelmente comum nos casos em que a pessoa não sabe do que está falando ou, pior ainda, tem medo de que o que essa tal coisa ( no caso, o Java) tome o seu espaço. Parece um bocado com o que você faz aqui quando qualquer coisa diferente de Java é citada.

O pessoal aqui não vive “soltando fogos” por Java porque tem consciência de que isso é apenas uma tecnologia, mas isso não faz com que essas mesmas pessoas deixem de contribuir tirando dúvidas dos outros, escrevendo tutoriais sobre e ajudando projetos open-source, o que é sim muito mais importante do que ficar dando uma de xiita e gritando aos 4 ventos que Java é o que há.

Garanto que se você fizesse o mesmo (falasse menos e ajudasse mais) ia estar fazendo um trabalho bem melhor pra evangelizar novos “javistas” do que simplsmente ser o troll oficial do GUJ.

bzy

Eu não achei o tópico inútil, não vi nenhuma generalização.
Nenhuma informação é útil para todos, mas esta foi útil pra mim porque me mostrou que muitos na faculdade e dando palestra (sem generalizar) ainda encontram dificuldades de iniciantes, quando pra mim, o pessoal da faculdade nadava em conhecimenstos de tudo o que é linguagem.

bzy

Sobre o meu post de os programadores morrerem com o windows, só quiz dizer que muitos (sem generalizar) estão muito preocupados em saber apenas uma linguagem, quando não deveria ser assim. Seja muito bom em .NET mas saiba um pouco de Java ou seja muito bom em Java mas entenda de Php ou porque não, entenda de tudo, não dependa “deles” para ter um bom emprego, nunca se sabe o windows de amanhã.

Thiagosc

Me aponte um único post em que eu tenha feito isso. Só um.

Apenas questiono a irracionalidade alheia, o que infelizmente não está em falta nesse lugar. Questionamentos incomodam aqueles que tem preguiça de pensar.

Mauricio_Linhares

Me aponte um único post em que eu tenha feito isso. Só um.

Que você tenha dado uma de xiita que só quer saber do que lhe interessa e em Java?

A lista é grande demais (praticamente todas as suas mensagens e os tópicos que você criou), mas vejamos alguns:

http://www.guj.com.br/posts/list/40259.java#214909
http://www.guj.com.br/posts/list/40253.java#214864
http://www.guj.com.br/posts/preList/40035/213609.java#213609
http://www.guj.com.br/posts/preList/39168/210819.java#210819

Thiagosc:
Apenas questiono a irracionalidade alheia, o que infelizmente não está em falta nesse lugar. Questionamentos incomodam aqueles que tem preguiça de pensar.

Chega a ser engraçado ler isso escrito por você.

Thiagosc

Maurício Linhares:
Que você tenha dado uma de xiita que só quer saber do que lhe interessa e em Java?

A lista é grande demais (praticamente todas as suas mensagens e os tópicos que você criou), mas vejamos alguns:

http://www.guj.com.br/posts/list/40259.java#214909
http://www.guj.com.br/posts/list/40253.java#214864
http://www.guj.com.br/posts/preList/40035/213609.java#213609
http://www.guj.com.br/posts/preList/39168/210819.java#210819

Você está de brincadeira ou possui problemas de leitura?

1o link: crítica ao AOP
2o link: crírica ao DSL
3o link: argumentos pró mudanças do java 5
4o link: crítica às taglibs vendidas como “tudo de bom”

Vocês já estão subestimando a inteligência das pessoas que vêm a esse fórum.

Chega a ser triste o mau caratismo de alguns.

pcalcado

Senhores,

Sem ofensas pessoais. Todos estamos cansados de saber que o GUJ é habitado por trolls e basta saber quais estradas evitar. Faz bastante tempo que eu sou evangelista do ‘nao alimentem os trolls do GUJ’ e peço que sigam esta política para que os agitadores vazios agitem no vácuo.

Mas… se vocês querem se esfaquear usem as MP. Realmente não seria legal trancar mais tópicos por causa desta pessoa ou de outro troll.

bandrade

Acho que o problema é o Palestrante, e não a tecnologia.
O contrário poderia ocorer se o palestrante java não tivesse se preparado.

Daniel_Quirino_Olive

Ué? o que houve?

Leozin

pior que nego fala de .net sem sequer conhecer, agora por causa de uma palestra acha que .net é fudido, que só moscão mexe e não sabem nem o que é um design pattern…

tsc tsc, sério, nem dá vontade de discutir mais… aqui no guj viro moda ter evangelista de tudo quanto é tipo contra .net :S

acho que esses tipos de tópicos nem deviam ser abertos (mas eu lembro daquela vez que veio o cara MCAD, MSCD, MCP, MCDBA, MCTS… hehe foi engraçado, mas o cara tinha falado algumas verdades)

se for pra falar sem conhecer… por favor, evite de falar, ficar dando tiro no escuro não vai ter levar a lugar nenhum :frowning:

linguagem de programação é quase que nem arte-marcial: não existe arte melhor que a outra, a diferença é quem pratica… Tem programador java que leva pau de programador .net e vice e versa… Poucos entedem isso pelo jeito…

neofito

ahiu auihaiuh auih auihauih uiah ia

Esse tipo de discussão já tá ficando engraçado e, infelizmente, comum aqui no guj. Mas, sinceramente, é divertido.

:smiley:

B

assisti a duas palestras. uma de java num dia e outra sobre .net no outro.

em java, era dada apenas algumas noções aos iniciantes que ali estavam, falando sobre toda a sequência de aplicações monolíticas, cliente/servidor, 3 camadas, n camadas até SOA. foi bem didática, gostei, e uma coisa: ele disse umas trocentas mil vezes pra não copiar e colar código, que isso só gera coisa ruim no futuro quando for necessário uma manutenção por exemplo. ah, ele tava no linux, fornecendo alguns ppts, passando uns vídeos e tal. no final, ele começou a falar de alguns projetos de sucesso dele pessoal, que tá fazeno mesmo muito sucesso em tal lugar, muito mesmo, inclusive, uma cidade inteira já adotou, que é o CardCell. apesar da propaganda para si um pouco no final, sua palestra foi bem didática e bem legal, explorando o assunto e não saindo desse.

no outro dia, era .net. o cara foi lá, explicou o que era orientação a objetos e foi dar um exemplo via código. simplesmente, do nada, ele disse: ah, vamo copiar aqui que fica mais rapidinho. copiou e colou código, mudou algumas coisas. fez isso mais uma vez depois de algum tempo. mas algo que me fez cagar de rir foi quando ele disse: uhm, vamo ver aqui no outro fonte que me deu um leve branco. ahauhauahuaha. um leve branco. o cara não sabia como conectar com o banco de dados num método que ia incluir clientes. hauahuah. depois de muito sacrifício (arrumando código conforme dava pau, hauah), o código rodou. mas o melhor disso tudo foi a conclusão desse trecho: copias código, e terás uma memória falha. hauahuahauhuauaauahuahau. simplesmente, o mouse dele dava pau toda hora, e ele ficava resmungando: ‘oh, meu mouse me traiu de novo, uyh, vamo tirar ele de novo da usb e colocar de novo’. hauahuahaua. tá, chegou um ponto que, ele ficou quase 1 hora dando exemplos de componentes de terceiros. puxa, saiu do enfoque, q interessante, foi falar de ferramentas pagas e que não tem nada a ver com oo nem com a própria linguagem. tá, chegou um ponto q ele disse: vamos dar um exemplo, e começou a colar componentes, até que quando ele foi fazer algumas coisas a mais apareceu aquela mensagem do windows falando que o sistema foi finalizado e é preciso contatar o revendedor ou reportar o erro pra microsoft (é, windows vista). ele tentou mais 3 vezes, sem sucesso, com a mesma mensagem. até q ele flw: ah, deixa queto, vamo pro exemplo que tá pronto aqui, e mostrou. tá tudo bem. aí ele voltou pro windows xp pq outro componente de terceiro, não pegava no vista. ahuahauhaua. aí, chegando lá, a tela travou. ahuahuahauha. puxaaaaaa. q coisa. além disso, deu uma mensagem do Windows Genuine Advantage. ahuahuahauhauahuahauhauahuahauahuahuahauahuahauahuahua. finalmente, depois de eu quase dormir depois de uma longa sessão de gargalhadas, a palestra acabou.

conclusão: tirem aí galera.

a minha? bom, o visual studio é uma ótima ferramenta sim, mas seus programadores ainda são do estilo herdado de alguns programadores delphi (não todos): copiar código, colar componentes, rodar, corrigir erros, e entregar produto. engraçado, q quando ele perguntou q se alguém tinha dúvidas, notei q não existia dúvida alguma, simplesmente pq ninguém não entendeu o assunto abordado, logo, não tem como fazer perguntas, a não ser uma: vc poderia me explicar tudo isso? hauahuahauahuahauhauahauhauahuahauahuahauahuahauhaua. felizmetne eu sabia o q era orientação a objetos, polimorfismo, herança, etc., e não fiquei chupando dedo, ao contrário da maioria daqueles universitários.

p.s.: não acho q .net seja ruim, ou mesmo visual studio, mas seus programadores ainda são primatas do copiar e colar código, colar componentes, rodar e corrigir bugs superficialmente, etc. ou seja, notei também, q se importam muito mais com a aparencia do produto do q com o bom resultado em si de regras de negócio e maior adaptação para o usuário.

B

Ahauhauahuahauhauahuahauhauahuahauahuahauhaua!!!

Não não, não eram os mesmos palestrantes, um era um japonês (java) e outro era um zoio normal (.net).

primeiro: naquele local, na palestra, não existiam javeiros nem .neteiros, ali ninguém sabia sequer o que era 3 camadas. ali, o máximo é q podiam existir delphianos (a maioria), e estes nem sabiam q trabalhavam com cliente/servidor, e q podiam melhorar a aplicação com 3 ou n camadas, ou mesmo com soa. ali também, ninguém sabia o q era orientação a objetos na prática. todos boiavam quando o cara do .net perguntava se alguém já estava trabalhando com orientação a objetos. só existia eu de javeiro. como eu já disse, encontrei no visual studio uma bela ferramenta para se desenvolver em .net, e não em java, logo, não se aplica técnicas q a galera de java já tá acostumada em .net, eles tem a deles e nós temos a nossa. o q simplesmente foi motivo de muita gargalhada, foram a mania de copiar e colar código, colar componentes, esquecer como implementa uma simples chamada a um metodo de conexão, etc.

se o cara quis dar uma palestra, q pelo menos fosse lá estudado, honrando a programação de fato em vez de copiar e colar código e compontes apenas. também, o javeiro palestrante não foi perfeito, fez uma bela propaganda de si mesmo no final, muita gente não entendeu patifas, claro, pra entender tudo, vai mais q uma palestra não?!

sinto muito pelo tópico inútil!!! isso não voltara acontecer, pelo menos da minha parte (até pq, não se pode compartilhar tudo aqui né). flw aí galerinha do mal!

EDITADO:

aliás, agora eu entendi pq o mercado está tão deformado e com programadores péssimos. os caras da faculdade nem sabem o q é design patterns (boiaram e alguns atrás de mim falaram: “hã, o q?”, tirando sarro). q coisa. por isso q o mercado vai de mau a pior. a galera faz computação (na verdade tecnologia da informação, mas isso pouco muda no currículo, pode conferir), mal sabem o q vão ser. apenas sabem: opa, vou fazer programa. q coisa triste.

B

Acho que o problema é o Palestrante, e não a tecnologia.
O contrário poderia ocorer se o palestrante java não tivesse se preparado.

Foi o q eu quis dizer, apenas q o carinha não tava preparado, inclusive, q noto q isso acontece mais com os .neteiros q herdaram a forma de colar código e componente, mas veja q eu disse q descobri na palestra q visual studio é uma ótima ferramenta. Só q infelizmente ninguém entende ou finge q não entende seu post, e do mais inocente tópico, vão querer arrumar confusão e colocam a culpa em vc, e outros se fazendo de santinho mas na verdade, ficam vasculhando e especulando a vida (posts) alheia só pra depois poder ferrar pra todo mundo, outros em q se pede ajuda e eles tiram sarro ou debocham ou respondem com ar grosseiro, e outros mais q são pessoas boas q falaram o q pensaram são esculachados. Aqui, quem tem voz de verdade, só os admins e os moders, pq sim, eles, tem o direito de trancar o tópico se passando por santos (só espero q não deletem esse tópico só por causa do q eu to falando, q é bem possível né). Eu já cansei, foi a gota dágua, estou saindo desse fórum pra nunca mais voltar. Vcs conseguiram conquistar a minha tristeza em relação ao Guj, infelizmente, mas sei q não é culpa de todos, tem as pessoas legais, mas q muitas vezes, são esculachadas. Mas quando alguém perguntar sobre o Guj pra mim, q não é poucas pessoas (são muitas), vou ter o prazer de relatar toda essa minha tal tristeza.

adeus aê. desculpem as pessoas boas deste fórum.

Criado 2 de setembro de 2006
Ultima resposta 4 de set. de 2006
Respostas 22
Participantes 12