Analise de Sistema... eu sô ruim nisso

4 respostas
M

eae pessoal, td em riba??

intaum, eu comecei a trabalhar semana passada, é meu 1º trampo, tô como programador Delphi! só q… na parte de Analise de Sistemas eu sô um desastre hehehe (por enquanto só heheh). Dae q eu to fazendo um sistema de Contas a Receber aqui em casa (báááásico, só pra estudo). Gostaria de saber se vcs podem me passar algum esquema disso, ou outro qualquer de algum tipo de sistema comercial, nada de codigos fonte, só o equema msm.

vlw pessoal. Brigadão

4 Respostas

B

Para a parte de análise, visite esse site: www.oodesign.com.br
Tem muito material sobre AOO/UML. :grin:

R

A dica é que a orientação a objetos permite diminuir a distância entre o problema no mundo real e a solução no mundo virtual

por exemplo, vc pode criar uma classe Conta só pra resolver os problemas de contas por exemplo…

B

Bom, como sua dúvida diz respeito á análise, antes de vc pensar em classes, vc deve primeiro identificar as [i]funcionalidades externamente observáveis do seu sistema/i e os [i]elementos externos ao seu sistema que interagem com ele/i . Isso se chama Modelagem de Casos de Uso.
(1) = Os seus casos de uso
(2) = atores.
Feito isso, vc terá um Diagrama de Casos de Uso. Com ele vc identifica O QUE seu sistema DEVE fazer (o COMO vc vai se preocupar na fase de projeto)
Agora que vc identificou O QUE seu sistema deve fazer, vc deve identificar peças, componentes para atender as funcionalidades que o sistema deve atender. Essas peças são as Classes. Nessa parte da análise vc constrói, através da Modelagem das Classes do Domínio, o Diagrama de Classes . Perceba que com esses dois tipos de diagramas (Use Cases e Classes), vc está modelando a parte estática e estrutural de seu sistema.
Para modelar a parte dinâmica do seu sistema, vc recorre á outros tipos de diagramas, como os diagramas de sequências (troca de mensagens entre classes/objetos no decorrer do tempo), diagramas de colaborações (parecido com o anterior, mas não enfatiza o tempo).
Esses diagramas e outros compõe a UML, uma linguagem de especificação e documentação orientada a objeto.
A parte de análise de um sistema é crucial para o desenvolvimento de um bom software, pois como vc vai atender as espectativas de seu cliente se vc não sabe O QUE ele quer!!??
É claro que há muito mais que isso, recomendo o livro de Eduardo Bezerra “Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML” se vc quiser se aprofundar um pouco nessas técnicas.

(Nossa, falei demais, desculpem aí!!!) :roll:

Valeu! :grin:

M

eae, pessoal, valeu msm.

já estou pesquisando uns livros…

e desculpem da demora… tá paulera aqui hehe

flw, e mais uma vez obrigado

Criado 3 de outubro de 2004
Ultima resposta 5 de out. de 2004
Respostas 4
Participantes 3