Análise de sistema

Olá. Hoje estou fazendo minha primeira análise aqui na empresa, e estou bastante desorientado…
O sistema que estou fazendo já possui 2 versões anteriores, e essa versão, pelo que me foi dito, são todas as outras juntas, e mais “isso daqui” (lista de alguns requisitos, bem mal documentados e sem muita especificação). Não tenho contato com o cliente final, e meu chefe não se encontra.

Não sei o que usar (ferramentas, UML), e a empresa é startup, não costumar fazer análise dos softwares e os prazos quase sempre estouram em umas 3x. Gostaria de fazer essa análise e descobrir erros fatais/“pontas de icebergs”, mas não sei como exatamente fazer isso

Alguma dica pessoal?

[quote=jean.gnc]Olá. Hoje estou fazendo minha primeira análise aqui na empresa, e estou bastante desorientado…
O sistema que estou fazendo já possui 2 versões anteriores, e essa versão, pelo que me foi dito, são todas as outras juntas, e mais “isso daqui” (lista de alguns requisitos, bem mal documentados e sem muita especificação). Não tenho contato com o cliente final, e meu chefe não se encontra.

Não sei o que usar (ferramentas, UML), e a empresa é startup, não costumar fazer análise dos softwares e os prazos quase sempre estouram em umas 3x. Gostaria de fazer essa análise e descobrir erros fatais/“pontas de icebergs”, mas não sei como exatamente fazer isso

Alguma dica pessoal? [/quote]
como assim “descobrir erros fatais”? afinal, você está falando de negócio ou de código?

se você quiser ver o diagrama de classes: Astah Community, OMondo, StarUML, ArgoUML, NetBeans, Enterprise Architect e vários outros.

se você está procurando descobrir possíveis erros de código (bugs): FindBugs, Checkstyle, PMD (outros não conheço).

se não for nada disso e você quer entender o negócio (“o que” e “como” o sistema faz), acho que você terá que abrir o código e/ou perguntar/entrevistar os usuários.

Me expressei mal… quando digo erros fatais, digo erros de negócio, daqueles que tu descobre que algo não vai dar de fazer, já na metade do projeto…

[quote=jean.gnc]Me expressei mal… quando digo erros fatais, digo erros de negócio, daqueles que tu descobre que algo não vai dar de fazer, já na metade do projeto…
[/quote]
Primeiro erro fatal: falta de contato com o cliente! Da uma lida em Programação extrema explicada do Kent Beck.
Vocês devem usar o processo cascata (Waterfall) para desenvolvimento e isso sempre acarreta em atrasos gigantescos!