Análise de sistema

3 respostas
J

Olá. Hoje estou fazendo minha primeira análise aqui na empresa, e estou bastante desorientado…
O sistema que estou fazendo já possui 2 versões anteriores, e essa versão, pelo que me foi dito, são todas as outras juntas, e mais “isso daqui” (lista de alguns requisitos, bem mal documentados e sem muita especificação). Não tenho contato com o cliente final, e meu chefe não se encontra.

Não sei o que usar (ferramentas, UML), e a empresa é startup, não costumar fazer análise dos softwares e os prazos quase sempre estouram em umas 3x. Gostaria de fazer essa análise e descobrir erros fatais/“pontas de icebergs”, mas não sei como exatamente fazer isso

Alguma dica pessoal?

3 Respostas

wbdsjunior

jean.gnc:
Olá. Hoje estou fazendo minha primeira análise aqui na empresa, e estou bastante desorientado…
O sistema que estou fazendo já possui 2 versões anteriores, e essa versão, pelo que me foi dito, são todas as outras juntas, e mais “isso daqui” (lista de alguns requisitos, bem mal documentados e sem muita especificação). Não tenho contato com o cliente final, e meu chefe não se encontra.

Não sei o que usar (ferramentas, UML), e a empresa é startup, não costumar fazer análise dos softwares e os prazos quase sempre estouram em umas 3x. Gostaria de fazer essa análise e descobrir erros fatais/“pontas de icebergs”, mas não sei como exatamente fazer isso

Alguma dica pessoal?

como assim “descobrir erros fatais”? afinal, você está falando de negócio ou de código?

se você quiser ver o diagrama de classes: Astah Community, OMondo, StarUML, ArgoUML, NetBeans, Enterprise Architect e vários outros.

se você está procurando descobrir possíveis erros de código (bugs): FindBugs, Checkstyle, PMD (outros não conheço).

se não for nada disso e você quer entender o negócio (“o que” e “como” o sistema faz), acho que você terá que abrir o código e/ou perguntar/entrevistar os usuários.

J

Me expressei mal… quando digo erros fatais, digo erros de negócio, daqueles que tu descobre que algo não vai dar de fazer, já na metade do projeto…

x111

jean.gnc:
Me expressei mal… quando digo erros fatais, digo erros de negócio, daqueles que tu descobre que algo não vai dar de fazer, já na metade do projeto…

Primeiro erro fatal: falta de contato com o cliente! Da uma lida em Programação extrema explicada do Kent Beck.
Vocês devem usar o processo cascata (Waterfall) para desenvolvimento e isso sempre acarreta em atrasos gigantescos!

Criado 21 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 21 de fev. de 2011
Respostas 3
Participantes 3