Análise de Usabilidade de Banklines

9 respostas
D

Eu estou fazendo um trabalho de análise de usabilidade sobre banklines,vocês poderiam me ajudar
postando as dificuldades geralmente encontradas nesses sites ,qual serviço mais procurando se alguma vez vc
ja ficou perdido nesses sites nesse caso citem o banco (não sei se é permitido no forum).
E se algumas dessas páginas por favor citar como foi realizado os testes com usuários ,quais os critérios
utilizandos na página W3C,acessibilidade.
Desde ja agradeço.Tb estou fazendo pesquisas inclusive no google.

9 Respostas

italo.vendrameto

Eu uso o do itau a mais de 7 anos e nunca tive problemas, no meu caso acho que melhora a cada ano

rodrigoallemand

Tentar fazer uma analise dos IBs é dificil porque, normalmente, as pessoas utilizam 1 ou 2 sites…
Seria melhor ter uma pessoa com conta nos grandes IBs pra levantar os prós e contras.
Por exemplo, eu utilizo o Itau e o Unibanco.
O site do Personalite (e o do Itau tb, eu acho) mudou e ficou muito bom e facil de ser usado. Já o do Uniclass tenta instalar um ActiveX na sua máquina “por garantia”… sei lá, né… meio perigoso já que hoje os Hackers estão mais evoluidos que os seguranças…

Adolfo_Rodrigues

Vou dar aqui a minha opinião. É pessoal, alguém pode gostar mais de um e menos de outro:

Eu uso o IB do Itaú há um tempão e o do Bradesco recentemente.

O do Itaú eu acho show de bola. Rápido, tem funções importantes e fáceis de encontrar. A usabilidade também é muito boa. Mas noto que sempre fica indisponível perto da virada do dia. Se tentar entrar lá pela 00:30, 01:00 vai estar indisponível.

E o IB do Bradesco eu acho sofrível. A usabilidade é terrível. Encontrar uma função nos menus é uma vitória que deve ser comemorada. Isso se você conseguir se logar. Quando abri a minha conta, mesmo tendo levado cópia dos meus documentos para a agência, eles cadastraram os nomes do meu pai e da minha mãe TOTALMENTE errado. É, no primeiro acesso você tem que informar o nome da sua mãe, umas datas, etc (usabilidade nota 100). Tive que ir na agência, esperar um bocado, ajudar o gerente a descobrir o que estava acontecendo e esperar 1 dia pra poder tentar novamente. Depois que você consegue se cadastrar e vai acessar, ele sempre pede um número do cartão de segurança. Acho que só pra acessar (ver saldo, etc) não precisaria. O IB do Itaú me pede o número do cartão de segurança somente quando vou fazer alguma transação que exige esta confirmação. Um amigo tem uma conta PJ no Bradesco e não consegue recarregar o celular pré-pago pelo IB (não tem a opção). Há uns 4 meses liguei pra fazer uma reclamação e a moça que me atendeu disse que eles estavam melhorando a usabilidade do site, mas até agora não vi mudança nenhuma.

Resumindo: duas vezes por mês eu entro no IB do Bradesco e transfiro todo o meu salário pro Itaú. Só mantenho a minha conta no Bradesco porque a minha empresa não me dá a opção de receber por outro banco. A minha conta lá fica só com R$20 (isso porque eles já me cobraram 2 vezes uma taxa de uns R$22 referentes a “limite de crédito” porque disponibilizaram cheque especial para minha conta, sem que eu tivesse pedido. Mas aí já é problema do banco e não do IB).

Eu só uso estes dois IB. Não posso opinar sobre os outros.

richardpeder

Eu uso IB do Itau e BB.

Do Itau uso bem pouco mas realmente é muito bom…esse da virada do dia, tenho conta desde 2002 e sempre ocorreu…deve ser para algum tipo de atualização do sistema que eles fazem isso.

Do BB uso desde 2003 e sempre gostei. Uso o IB PF e PJ. Recentemente o BB reestilizou seu IB…sobre usabilidade preferia o anterior…mas em relação a “beleza” esse é melhor. Em relação a disponibilidade de informações esse nobo Ib do BB está melhor. O IB do PJ acho ruim (estava falando anteriormente do PF). Estão reetilizando agora o PJ tb…espero que melhore.

ate mais…

Anderson_Leite

Fechei minha conta no Bradesco por causa do Bankline.
Abri no Itaú e só tenho elogios até agora.

Kenobi

Sem desmerecer ninguém, mas esses parâmetros servem à pesquisa mas não vão te guiar a construir uma melhor usabildiade.

Existe uma empresa séria - http://www.frontend.com/, a qual realiza estudos de cada etapa, analisando todos os correntes e defindo como irá ser a estrutura de informação de acordo com a melhor experiência para o usuário.

Lá você irá encontrar alguns cases interessantes, como eles trabalham , artigos.

Seria interessante conhecer um pouco mais da metodologia de arquitetura de inforamções - UCD - User Centred Design , a fim de garantir de fato melhorias e não por dados impíricos.

[]'s

Kenobi

Anderson_Leite

Vale também conhecer esses livros:

Projetando Websites, Jacob Nielsen

Don’t make me think, Common Sense Approach to Web Usability , Steve Krug.
(A versão em português, Não me faça pensar é toda cheia de erros, então vá pela inglês.)

D

Quero agradecer por postarem as experiências de vcs .
Na apresentação do trabalho adotei o Itaú como modelo
mesmo.
Analise de usabilidade bancária é realamente e uma coisa dificil de fazer e que custaria muito caro se fosse
pegar todos o bank lines,fizemos a análise mais focados
na home.
Me surpreendeu foi saber que a sun venceu a licitação do site do bb , o site do banco não é muito bom não.
Mais uma vez obrigado.

R

faz 4 anos que utilizo o itau e está cada vez melhor.
Apenas algumas vezes ficou fora do ar.
Nunca li algo sobre testes do site ou como o site é feito, mas ainda hoje o site roda melhor no IE doq no Firefox. Mas o problemas do site no Firefox são apenas de apresentação dos dados, redimensionamento de alguns campos, enfim, coisas simples que não interferem no uso.

flw!

Criado 19 de setembro de 2007
Ultima resposta 20 de set. de 2007
Respostas 9
Participantes 8