Análise do meu código 3 camadas

22 respostas
charlesbraw

Galera,
Apesar de ter me cadastrado no forum a muito tempo, agora estou começando a participar.
Sou programador PHP e quero muito aprender java, já li algumas apostilas da caelum e outros materiais da net.
Aprendi sobre OO quando esta fazendo a graduação e usamos java como plataforma, pena que máteria é muito corrida e só da uma base geral, enfim, vamos ao que interessa.

Fiz varios teste usando JDBC puro com mysql em um arquivo só e funcionou beleza, usei o banco MySQL.

Agora estou estudando java com 3 camadas, segue um exemplo que achei no guj e gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre como ficou meu teste.

Esse é o arquivo de conexão.

package persistencia;

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;

/**
 * Classe que controla a conexão com o banco de dados
 * @author eu
 */
public class Conexao {
    private static Conexao instance = null;

private String url = null;
    private String user = null;
    private String pass = null;
    private String driver = null;

private Connection conn = null;

private Conexao() throws SQLException, ClassNotFoundException {
      this.driver    = "sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver";  
      this.user   = "root";  
      this.pass   = "";
      this.url = "jdbc:mysql://localhost/teste";

Class.forName(this.driver);
      conn = DriverManager.getConnection(url,user,pass);
    }
    public Connection getConnection() {
        return this.conn;
    }
    public static Conexao getInstance() throws SQLException, ClassNotFoundException {
        if (instance == null) {
            instance = new Conexao();
        }
        return instance;
    }

}

Classe setor (eu poderia ter colocado para setar nome no construtor, mas o foco foi testar mvc mesmo)

package modelo;

import persistencia.SetorDAO;
/**
 * Classe que representa o setor
 * @author eu
 */
public class Setor {
    private String nome;