Análise e Desenvolvimento de Sistemas vale a pena logo após o ensino médio?

Bom pessoal, é o seguinte:
Terminei o ensino médio no ano passado, estou com 17 anos. O que eu achava que queria fazer era Ciências da Computação (desconhecia totalmente da áreas de S.I, Engenharia da Computação), mas como não passei no vest do ano passado decidi tirar umas “férias” e passar uns meses desse ano sem estudar. Enfim, agora acordei pra vida USAHHUSUUHS
Esse ano descobri as áreas de T.I, e realmente me identifiquei com isso, mas infelizmente a única facul de S.I (bacharel) que tem aqui na cidade é particular e burocrática pacas (até passei no vestibular, mas no dia da inscrição eu tinha que pagar 780 reais pra fazer a matrícula sem prazo sem nada, era até o dia e ponto. Tinha até conseguido a meia bolsa do ProUni =/ Quem diabos tem 780 reais no dia 25 do mês? -.-)
Enfim, descobri que a Mauricio de Nassau da cidade tem os cursos de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas para Internet e Redes de computadores. A faculdade é particular mas é menos burocrática, vou fazer o curso pelo Fies, no caso qual dos três vocês acham que valeria a pena?
(Pesquisei muito e curti muito o de ADS, redes para internet não é muito pra mim, mas fiquei em duvida com relação a Sistemas para Internet.)

Então pessoal, a questão é a seguinte: Vocês acham que vale a pena passar direto do ensino médio pra um curso Tecnólogo desse? No caso, após eu terminar o curso de ADS e quiser fazer Ciências da Computação ou S.I (ambos bacharel) será que eu conseguiria um abatimento nas matérias em uma faculdade federal mesmo sendo o curso de ADS prestado em facul particular?

A grade do curso é a seguinte:

[quote]
AMBIENTES OPERACIONAIS - 80h
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - 80h
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ALGORÍTMICA - 80h
MATEMÁTICA APLICADA - 80h
SISTEMAS COMPUTACIONAIS - 80h

BANCO DADOS - 80h
ECONOMIA E GESTÃO - 60h
EMPREENDEDORISMO - 40h
FUNDAMENTOS DE REDES E CABEAMENTO ESTRUTURADO - 80h
FUNDAMENTOS EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - 80h
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E APRESENTAÇÃO - 60h

GERÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO - 60h
GERENCIAMENTO DE REQUISITOS - 60h
GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS - 80h
PROGRAMAÇÃO I - 120h
PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO - 80h

ANÁLISE E MODELAGEM DE SISTEMAS - 40h
ARQUITETURA DE SOFTWARE - 80h
ARQUITETURA PARA COMPUTAÇÃO MÓVEL - 80h
PROGRAMAÇÃO PARA WEB8 - 0h
PROJETO INTEGRADOR I - 80h
TESTE DE SOFTWARE - 60h

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS - 80h
ENGENHARIA DE QUALIDADE DE SOFTWARE - 80h
GERENCIAMENTO DE PROJETOS - 80h
MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS - 80h
PROJETO INTEGRADOR II - 80h[/quote]

É uma boa grade?
Desde já agradeço pessoal, desculpe pelo enorme texto mas é que tenho muitas dúvidas em relação ao meu futuro. SAUHHUSUHAHUAS

[quote=JhonRider]Bom pessoal, é o seguinte:
Terminei o ensino médio no ano passado, estou com 17 anos. O que eu achava que queria fazer era Ciências da Computação (desconhecia totalmente da áreas de S.I, Engenharia da Computação), mas como não passei no vest do ano passado decidi tirar umas “férias” e passar uns meses desse ano sem estudar. Enfim, agora acordei pra vida USAHHUSUUHS
Esse ano descobri as áreas de T.I, e realmente me identifiquei com isso, mas infelizmente a única facul de S.I (bacharel) que tem aqui na cidade é particular e burocrática pacas (até passei no vestibular, mas no dia da inscrição eu tinha que pagar 780 reais pra fazer a matrícula sem prazo sem nada, era até o dia e ponto. Tinha até conseguido a meia bolsa do ProUni =/ Quem diabos tem 780 reais no dia 25 do mês? -.-)
Enfim, descobri que a Mauricio de Nassau da cidade tem os cursos de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas para Internet e Redes de computadores. A faculdade é particular mas é menos burocrática, vou fazer o curso pelo Fies, no caso qual dos três vocês acham que valeria a pena?
(Pesquisei muito e curti muito o de ADS, redes para internet não é muito pra mim, mas fiquei em duvida com relação a Sistemas para Internet.)

Então pessoal, a questão é a seguinte: Vocês acham que vale a pena passar direto do ensino médio pra um curso Tecnólogo desse? No caso, após eu terminar o curso de ADS e quiser fazer Ciências da Computação ou S.I (ambos bacharel) será que eu conseguiria um abatimento nas matérias em uma faculdade federal mesmo sendo o curso de ADS prestado em facul particular?

A grade do curso é a seguinte:

[quote]
AMBIENTES OPERACIONAIS - 80h
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - 80h
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ALGORÍTMICA - 80h
MATEMÁTICA APLICADA - 80h
SISTEMAS COMPUTACIONAIS - 80h

BANCO DADOS - 80h
ECONOMIA E GESTÃO - 60h
EMPREENDEDORISMO - 40h

GERÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO - 60h
GERENCIAMENTO DE REQUISITOS - 60h
GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS - 80h
PROGRAMAÇÃO I - 120h
PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO - 80h

ANÁLISE E MODELAGEM DE SISTEMAS - 40h
ARQUITETURA DE SOFTWARE - 80h
ARQUITETURA PARA COMPUTAÇÃO MÓVEL - 80h
PROGRAMAÇÃO PARA WEB8 - 0h
PROJETO INTEGRADOR I - 80h
TESTE DE SOFTWARE - 60h

DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS - 80h
ENGENHARIA DE QUALIDADE DE SOFTWARE - 80h
GERENCIAMENTO DE PROJETOS - 80h
MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS - 80h
PROJETO INTEGRADOR II - 80h[/quote]

É uma boa grade?
Desde já agradeço pessoal, desculpe pelo enorme texto mas é que tenho muitas dúvidas em relação ao meu futuro. SAUHHUSUHAHUAS[/quote]

Legal!

ECONOMIA E GESTÃO - 60h
EMPREENDEDORISMO - 40h

Eu faria.

Acho que esse tá bem próximo das necessidades das empresas atuais do que um curso de ciências da computação que é muito profundo em termos do conhecimento sobre hardware e software. Eu pirei com a maquina de turing.
Seu curso era de ciências da computação também era integral?
Uma das maiores vantagens do técnico é que o curso é de um período e pelo que to vendo aqui não deixa a desejar.

No curso de Ciências da computação que fiz, tinha matérias pesadíssimas tais como:

Sistemas operacionais I
Sistemas operacionais II
redes
linguagens formais e sistema autômatos
Estatística I
Estatística II
Álgebra de boole
Álgebra linear
geometria analítica
calculo
calculo II
calculo III
calculo numérico
Compiladores
estrutura de dados I
estrutura de dados II
física
física para computadores
eletrônica para micro controladores (digital)

Disciplinas para uma vida inteira de estudo… e vc nunca vai saber tudo…

Na época que eu tava fazendo, o melhor modelo de celular era Nokia 1100. Tavam começando a falar de softwares para celulares.
Eu não acreditei que funcionasse pq eu já odiava os celulares dá época pq as telas e teclados eram muito pequenos.
Acho que incluírem dispositivos moveis na grade de um curso técnico é muito bom.

Na minha época nem se falava em celulares, pelo menos em boa parte dos anos, época boa sem celulares.

Sobre tecnólogo, única desvantagem é não poder concorrer a concursos públicos que exijam bacharelado.

Não gostei muito da grade. Mesmo para um tecnólogo, há muito pouca programação nela, e tomo como base para comparação os cursos da FATEC-SP, que tem cadeiras de desenvolvimento do começo ao fim do curso. Outro ponto importante é a falta de matemática no curso, mesmo num tecnólogo. Creio que o melhor para você seja um curso bacharelado, e que tenha no mínimo cadeiras básicas de Matemática Discreta, Cálculo, Estatística e Álgebra Linear, pois elas te darão ferramentas muito úteis para encarar um artigo científico e transformá-lo em uma solução de software ou em um produto.

Opa, Luiz Augusto Prado
O curso de Ciências da Computação da UFCG não lembro se era tempo integral, mas a maioria dessas matérias que você disse que estudou há sim. Se tu quiser dar uma olhada na grade da UFCG tem aqui:
http://www.computacao.ufcg.edu.br/graduacao/plano-de-curso

Já sobre esse de ADS da Nassau, você acha mesmo que essa grade é boa? -

Na minha época nem se falava em celulares, pelo menos em boa parte dos anos, época boa sem celulares.

Sobre tecnólogo, única desvantagem é não poder concorrer a concursos públicos que exijam bacharelado.[/quote]

Entendo javaflex, sobre essa restrição aos tecnólogos ao fazerem um concurso público ouvi falar disso, mas me informaram que como é um curso superior, caso a pessoa seja aprovada e fizer um “recurso judicial” (não sei como se diz XD) não tem quem faça a pessoa não trabalhar. (não sei se é assim, só foi o que eu li, me corrijam se eu estiver errado).

Sério que a grade está tão ruim assim, Vina? poxa = /
O meu maior problema é que moro em Campina Grande, PB, e na minha cidade não tem tantas faculdades com cursos nessa área (T.I, etc), a única faculdade que tem curso de bacharel (no caso, CC) aqui é a UFCG (ótima por sinal, recebeu 5 estrelas de avaliação e vez ou outra a Microsoft oferece bolsas de trabalho e estudo lá no exterior pros alunos da UFCG). A questão é: Não fiz a inscrição pro Enem desse ano e esse é o unico método de ingresso se eu quiser entrar na UFCG no ano que vem.
Esse mês me inscrevi no vest 2013.2 pra vagas que sobraram, mas como é pela nota do enem do ano passado não sei se passo = /.

E se eu for ficar parado pra poder ESPERAR chegar dezembro do ano que vem e fazer o Enem pra poder então TENTAR disputar uma vaga na UFCG e assim começar a faculdade (se passar) só em 2015 não acho que vale a pena, sendo que na mauricio de nassau eu já estaria com metade do curso de ADS completo.

[quote=JhonRider][quote=Luiz Augusto Prado]

Legal!

ECONOMIA E GESTÃO - 60h
EMPREENDEDORISMO - 40h

Eu faria.

Acho que esse tá bem próximo das necessidades das empresas atuais do que um curso de ciências da computação que é muito profundo em termos do conhecimento sobre hardware e software. Eu pirei com a maquina de turing.
Seu curso era de ciências da computação também era integral?

[/quote]

Opa, Luiz Augusto Prado
O curso de Ciências da Computação da UFCG não lembro se era tempo integral, mas a maioria dessas matérias que você disse que estudou há sim. Se tu quiser dar uma olhada na grade da UFCG tem aqui:
http://www.computacao.ufcg.edu.br/graduacao/plano-de-curso

Já sobre esse de ADS da Nassau, você acha mesmo que essa grade é boa? -

Sobre tecnólogo, única desvantagem é não poder concorrer a concursos públicos que exijam bacharelado.[/quote]

Entendo javaflex, sobre essa restrição aos tecnólogos ao fazerem um concurso público ouvi falar disso, mas me informaram que como é um curso superior, caso a pessoa seja aprovada e fizer um “recurso judicial” (não sei como se diz XD) não tem quem faça a pessoa não trabalhar. (não sei se é assim, só foi o que eu li, me corrijam se eu estiver errado).

Sério que a grade está tão ruim assim, Vina? poxa = /
O meu maior problema é que moro em Campina Grande, PB, e na minha cidade não tem tantas faculdades com cursos nessa área (T.I, etc), a única faculdade que tem curso de bacharel (no caso, CC) aqui é a UFCG (ótima por sinal, recebeu 5 estrelas de avaliação e vez ou outra a Microsoft oferece bolsas de trabalho e estudo lá no exterior pros alunos da UFCG). A questão é: Não fiz a inscrição pro Enem desse ano e esse é o unico método de ingresso se eu quiser entrar na UFCG no ano que vem.
Esse mês me inscrevi no vest 2013.2 pra vagas que sobraram, mas como é pela nota do enem do ano passado não sei se passo = /.

E se eu for ficar parado pra poder ESPERAR chegar dezembro do ano que vem e fazer o Enem pra poder então TENTAR disputar uma vaga na UFCG e assim começar a faculdade (se passar) só em 2015 não acho que vale a pena, sendo que na mauricio de nassau eu já estaria com metade do curso de ADS completo.[/quote]

Não sei como é sua situação financeira ou se tem alguém pra lhe ajudar a paga-lo, mas eu to achando a grade de tecnólogo boa sim. Olha pq…
O curso é curto, e se vc tiver pensando em trabalhar no setor privado é a melhor opção. A maioria das empresas não exige tanto. Na minha época eu tive que viajar pelo Brasil pra trabalhar e parei vários cursos de graduação por isso. Burrice minha. Se eu tivesse optado por um de tecnólogo teria o canudo. Hoje sou casado e tenho uma filha. Não posso mais me dar ao luxo de ficar viajando. Não sou muçulmano nem tenho tanto recurso pra ter várias esposas :smiley:

Vai por mim, um cara da ciências da computação fazer estágio pra ficar fazendo CRUD é o fim da picada. Não dá pra esperar mais do que isso num país que não investe em inovação, e o curso de ciências da computação é para esse tipo de desenvolvimento.

Vc com o canudo de tecnólogo poderia investir na graduação depois. Ficaria mais aliviado.

Infelizmente estes cursos técnicos são assim mesmo. Eles não aprofundam tanto, mas em compensação, como lhe disse, o curso é curto. Acho que depois dele, vc pode até pedir aproveitamento de algumas disciplinas e avançar na graduação direto para as matérias mais pesadas. Seria uns 1.5 a 2 anos a menos de graduação.

Pretende fazê-lo depois do que, da feira, da missa?
Eu fiz bacharelado, não imediatamente após cursar o ensino médio (que na época ainda era segundo grau). Me arrependi de não ter feito antes.
Você tem 17, se for bem e não reprovar e não fizer nenhuma bobagem, termina o curso em 4 anos, estará com 21, 22 anos.
Um tecnólogo, agora, seria perda de tempo, Mesmo podendo fazer equivalência depois, você ainda levará uns bons 3 anos para concluir a graduação. Ou seja, estudará de 4 anos e meio a 5 e não terá mais vantagens do que quem faz apenas bacharelado.
Quanto a estágio, existem muitas ofertas, quem reclama que não consegue ou que só fica fazendo CRUD é por não se capacitado o suficiente.
Aliás, com o advento de tecnologias bacanas, como o mobile, você mesmo pode montar uma empresa e fazer estágio nela.

Vc é nalfabeto funcional não é?
Faltou vc dizer que me conhece e dizer as disciplinas que fiz ou que meus trabalhos são ruins.
FAz o seguinte, começa dos meus primeiros posts, depois vc vem com essas suas palhaçadas de recadinhos nas entrelinhas. Blz? minha paciência contigo acabou. Vc sabe quem sou eu e até onde moro, se quiser vir aqui é só marcar dia e hora.
Ai eu te ensino a ouvir e ser ouvido. Quem sabe assim eu desentupo seuas orelhas?

O clima ficou tenso.

Só um detalhe Luiz Augusto Prado, curso tecnólogo é diferente de curso técnico. Tecnólogo é curso superior, inclusive após ele você pode fazer pós-graduação, mestrado e etc.

JhonRider a decisão é sua. Se tem tempo, irá se dedicar bastante e não tem pressa de se formar, um curso de Ciências é mais abrangente e te dá um leque maior de conhecimento e oportunidades. Se não, opte por um tecnólogo mesmo, é mais perto do mercado de trabalho, mais prático e com menor tempo.

Eu acho um desperdício alguém cursar Ciências ou Engenharia da Computação e se tornar programador de sistemas corporativos comuns (sejam CRUD’s, ERP’s e/ou sistemas bancários). A grande maioria do sistemas não exigem tanto conhecimento de cálculo, álgebra e afins. Uma porção mínima (pelo menos aqui em Goiás) cria sistemas mais inovadores envolvendo algoritmos complexos, inteligência artificial, análise estatística entre outros. Games também é uma área bacana e que pode exigir mais. Pra estes últimos um curso de Ciências seria melhor.

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=drsmachado]
Quanto a estágio, existem muitas ofertas, quem reclama que não consegue ou que só fica fazendo CRUD é por não se capacitado o suficiente.
[/quote]

Faltou vc dizer que me conhece e dizer as disciplinas que fiz ou que meus trabalhos são ruins.
FAz o seguinte, começa dos meus primeiros posts, depois vc vem com essas suas palhaçadas de recadinhos nas entrelinhas. Blz? minha paciência contigo acabou. Vc sabe quem sou eu e até onde moro, se quiser vir aqui é só marcar dia e hora.
Ai eu te ensino a ouvir e ser ouvido. Quem sabe assim eu desentupo seuas orelhas?[/quote]
Você tem algum problema?
Eu não sei quem você é e não me interessa saber.
Este é um fórum aberto onde os membros possuem opiniões próprias. Isso significa que muitas vezes haverá diferenças entre o que você pensa e o que os demais pensam. Tua história de vida, o que você fez, faz ou deixa de fazer ou fará não é problema meu, não me importa.
Você deu tua opinião, eu a minha. Ponto.
Se você não é capaz de entender que existem diferentes pontos de vista, você é incapaz de conviver com pessoas. Eu não sou obrigado a pensar da mesma forma que você e isto é um direito constitucional, liberdade de pensamento e de expressão.
Além do mais, não vou colocar, em cada opinião proferida ‘qualquer semelhança com pessoas ou fatos reais é mera coincidência’.
E se você quer saber, eis a razão pela qual eu critico quem reclama das oportunidades:
Eu não fiz estágio por que estágio pagava pouco. Continuei trabalhando com suporte, que era o que eu fazia antes de me tornar bacharel.
Saí do atendimento ao telefone direto para uma fábrica de software, mal sabendo programar web, pois erroneamente tinha optado por dar ênfase a desktop na faculdade.
Comecei a me capacitar, estudar por conta própria, pois meu salário e meus benefícios não me permitiam fazer um curso direcionado. Teve épocas que eu almoçava um ou dois pães sírios, que eram os mais baratos do mercado próximo de onde eu trabalhava. Já programou com fome? Já passou fome na vida? Eu já, e não tenho vergonha de dizer.
Depois de um certo tempo, percebi que já estava com um nível bacana e decidi pedir aumento. Negaram. Resolvi procurar o mercado e logo saí de onde estava. Assim fui, estudando e evoluindo. Hoje tenho uma situação estável, mas não ideal, pois não sei controlar meus gastos. Tenho dois empregos, um deles me dá grana, o outro, satisfação.
Não tenho nenhuma certificação, por preguiça mesmo. Por que acho um saco ter que estudar o range de valores de um int, qual exception será lançada e se esta ou aquela rotina é thread safe.
Sou sarcástico e mal humorado por natureza, sou grosso e mal educado por convicção. Creio que existem duas formas de aprender, pelo exemplo ou pela dor. Creio que existem várias formas de ensinar, mas nenhuma é tão efetiva quanto a dor e nenhuma tão satisfatória quanto o exemplo.
Não gosto de pessoas e por ser alérgico a animas de estimação, prefiro as máquinas (mas ainda irei cursar filosofia).

Agora, baixa a bola, segura a onda e fica na tua. A grande maioria das tuas respostas é incompleta e ruim. Suas opiniões são sempre polêmicas e controversas e eu sempre percebo uma superficialidade no que você escreve.
Repito, você expôs o que pensa, eu o que eu penso. É diferente, é. E daí?

[quote=fredericomaia10]O clima ficou tenso.

Só um detalhe Luiz Augusto Prado, curso tecnólogo é diferente de curso técnico. Tecnólogo é curso superior, inclusive após ele você pode fazer pós-graduação, mestrado e etc.

JhonRider a decisão é sua. Se tem tempo, irá se dedicar bastante e não tem pressa de se formar, um curso de Ciências é mais abrangente e te dá um leque maior de conhecimento e oportunidades. Se não, opte por um tecnólogo mesmo, é mais perto do mercado de trabalho, mais prático e com menor tempo.

Eu acho um desperdício alguém cursar Ciências ou Engenharia da Computação e se tornar programador de sistemas corporativos comuns (sejam CRUD’s, ERP’s e/ou sistemas bancários). A grande maioria do sistemas não exigem tanto conhecimento de cálculo, álgebra e afins. Uma porção mínima (pelo menos aqui em Goiás) cria sistemas mais inovadores envolvendo algoritmos complexos, inteligência artificial, análise estatística entre outros. Games também é uma área bacana e que pode exigir mais. Pra estes últimos um curso de Ciências seria melhor. [/quote]
Só trabalha com desenvolvimento de sistemas corporativos/sites e afins quem quer.
Se você tem conhecimentos sólidos em componentes eletrônicos, compiladores e o básico de eletrônica e elétrica, pode trabalhar com robótica e uma série de coisas mais interessantes. Aqui no PR e em algumas outras cidades do Brasil existem empresas como a Siemens que tem uma gama gigantesca de áreas onde tais conhecimentos são fundamentais. É a mesma história de quem cursa matemática e/ou física e imagina que dar aulas é a única opção. Mente pequena ou falta de informação ou ambos.

[quote=drsmachado][quote=Luiz Augusto Prado][quote=drsmachado]
[/quote]

Ai eu te ensino a ouvir e ser ouvido. Quem sabe assim eu desentupo seuas orelhas?[/quote]
Você tem algum problema?
Este é um fórum aberto onde os membros possuem opiniões próprias. Isso significa que muitas vezes haverá diferenças entre o que você pensa e o que os demais pensam. Tua história de vida, o que você fez, faz ou deixa de fazer ou fará não é problema meu, não me importa.
Se você não é capaz de entender que existem diferentes pontos de vista, você é incapaz de conviver com pessoas. Eu não sou obrigado a pensar da mesma forma que você e isto é um direito constitucional, liberdade de pensamento e de expressão.
Além do mais, não vou colocar, em cada opinião proferida ‘qualquer semelhança com pessoas ou fatos reais é mera coincidência’.
E se você quer saber, eis a razão pela qual eu critico quem reclama das oportunidades:
Eu não fiz estágio por que estágio pagava pouco. Continuei trabalhando com suporte, que era o que eu fazia antes de me tornar bacharel.
Saí do atendimento ao telefone direto para uma fábrica de software, mal sabendo programar web, pois erroneamente tinha optado por dar ênfase a desktop na faculdade.
Comecei a me capacitar, estudar por conta própria, pois meu salário e meus benefícios não me permitiam fazer um curso direcionado. Teve épocas que eu almoçava um ou dois pães sírios, que eram os mais baratos do mercado próximo de onde eu trabalhava. Já programou com fome? Já passou fome na vida? Eu já, e não tenho vergonha de dizer.
Depois de um certo tempo, percebi que já estava com um nível bacana e decidi pedir aumento. Negaram. Resolvi procurar o mercado e logo saí de onde estava. Assim fui, estudando e evoluindo. Hoje tenho uma situação estável, mas não ideal, pois não sei controlar meus gastos. Tenho dois empregos, um deles me dá grana, o outro, satisfação.
Não tenho nenhuma certificação, por preguiça mesmo. Por que acho um saco ter que estudar o range de valores de um int, qual exception será lançada e se esta ou aquela rotina é thread safe.
Sou sarcástico e mal humorado por natureza, sou grosso e mal educado por convicção. Creio que existem duas formas de aprender, pelo exemplo ou pela dor. Creio que existem várias formas de ensinar, mas nenhuma é tão efetiva quanto a dor e nenhuma tão satisfatória quanto o exemplo.
Não gosto de pessoas e por ser alérgico a animas de estimação, prefiro as máquinas (mas ainda irei cursar filosofia).

Agora, baixa a bola, segura a onda e fica na tua. A grande maioria das tuas respostas é incompleta e ruim. Suas opiniões são sempre polêmicas e controversas e eu sempre percebo uma superficialidade no que você escreve.
Repito, você expôs o que pensa, eu o que eu penso. É diferente, é. E daí?[/quote]

Não cara. Já vi que vc é um moleque. As opiniões dos outros não importam pra vc. O que importa pra vc é vender a porcaria do seu produto. Isso eu vi agora.
Começando como vc fala com os outros. Essas são minhas experiências. Se não gosta delas, novamente lhe digo: azar o seu.
Sacou? Se quer ficar em paz? De agora em diante é só não se refererir a mim.

conversar como homem vai além do que vc tá tentando fazer. Quer ir pro ringue? to te convidando. Ai, cara, eu sou um velho de quase 40 anos. Pq não aceita?
Tá na hora de ficarmos famosos. ai agente posta no youtube.

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=drsmachado][quote=Luiz Augusto Prado][quote=drsmachado]
[/quote]

Você tem algum problema?

Repito, você expôs o que pensa, eu o que eu penso. É diferente, é. E daí?[/quote]

Não cara. Já vi que vc é um moleque. As opiniões dos outros não importam pra vc. O que importa pra vc é vender a porcaria do seu produto. Isso eu vi agora.
Começando como vc fala com os outros. Essas são minhas experiências. Se não gosta delas, novamente lhe digo: azar o seu.
Sacou? Se quer ficar em paz? De agora em diante é só não se refererir a mim.

conversar como homem vai além do que vc tá tentando fazer. Quer ir pro ring? to te convidando. Ai, cara, eu sou um velho de quase 40 anos. Pq não aceita?
Tá na hora de ficarmos famosos. ai agente posta no youtube.
[/quote]
Primeiro, eu não preciso vender meu produto. Hoje tenho o privilégio de recusar ofertas de trabalho. Já você, eu não sei.
Segundo, em momento algum eu me referi a você, mas se você é imbecil o suficiente para ter vestido a carapuça de incompetente, seja feliz.
Terceiro, respondi o tópico, não gostou, coloque argumentos e defenda teu ponto de vista, como eu fiz. Se não pode, aceite que há argumentos melhores.

[quote=fredericomaia10]
Eu acho um desperdício alguém cursar Ciências ou Engenharia da Computação e se tornar programador de sistemas corporativos comuns (sejam CRUD’s, ERP’s e/ou sistemas bancários). A grande maioria do sistemas não exigem tanto conhecimento de cálculo, álgebra e afins. Uma porção mínima (pelo menos aqui em Goiás) cria sistemas mais inovadores envolvendo algoritmos complexos, inteligência artificial, análise estatística entre outros. Games também é uma área bacana e que pode exigir mais. Pra estes últimos um curso de Ciências seria melhor. [/quote]

Eu tenho dito isso faz um tempão. 98% das vagas é CRUD. Disperdicio de tempo e potencial pra quem ta visando emprego.
O cara poderia fazer um curso de engenharia elétrica ou civil. Um cara capaz de cursar ciências da computação faria estes cursos de boa.
Enquanto os safados lá do poder não repensarem as políticas educacionais e de inveslimento tecnológico, o mercado não vai absorver.

[quote=drsmachado]
Primeiro, eu não preciso vender meu produto. Hoje tenho o privilégio de recusar ofertas de trabalho. Já você, eu não sei.
Segundo, em momento algum eu me referi a você, mas se você é imbecil o suficiente para ter vestido a carapuça de incompetente, seja feliz.
Terceiro, respondi o tópico, não gostou, coloque argumentos e defenda teu ponto de vista, como eu fiz. Se não pode, aceite que há argumentos melhores.[/quote]

Não cara, não vem de nhem nhem nhem pra cima de mim não cara.
O que eu postei tá ai pra todo mundo ler.
Se vc entendeu ou não problema seu.
Contigo minha conversa agora é só no ringue. blz?
Ou aceita ou me esquece moleque.

[quote=drsmachado]Só trabalha com desenvolvimento de sistemas corporativos/sites e afins quem quer.
Se você tem conhecimentos sólidos em componentes eletrônicos, compiladores e o básico de eletrônica e elétrica, pode trabalhar com robótica e uma série de coisas mais interessantes. Aqui no PR e em algumas outras cidades do Brasil existem empresas como a Siemens que tem uma gama gigantesca de áreas onde tais conhecimentos são fundamentais. É a mesma história de quem cursa matemática e/ou física e imagina que dar aulas é a única opção. Mente pequena ou falta de informação ou ambos.[/quote]

Como eu citei, algumas empresas aqui na região também criam software que precisam sim de conhecimentos avançados. Eu mesmo trabalhei em uma com uma proposta de um sistema bem inovador e onde até a linguagem Java era “ultrapassada”. Outra área bacana é a de games. E oportunidades estão aí pra todos, mas elas não batem na sua porta, as vezes até sim, mas geralmente você tem que correr atrás delas, ou até mesmo criá-las.

[quote=fredericomaia10]
Outro detalhe a respeito disso é o que acontece com advogados e médicos que decidem seguir estas profissões pelos seriados e filmes americanos.
Claro que vez ou outra irão se sentir um ‘Dr. House’ ou o cara do filme ‘o advogado do diabo’, mas a maioria dos dias será de coisas corriqueiras, normais, sem muitos alardes e de muito trabalho.
Isso se aplica a nossa área.
Ou seja, a maioria das vagas é para CRUD e para coisas que não usam o hype da tecnologia. É fato.
Se quer inovação, precisa investir em si mesmo, montar uma empresa, sair do lugar comum. Há várias startups bem bacanas, é questão de pesquisar, ir atrás e qualificar-se para isso.
Aliás, com certeza o google não vive só de criar coisas novas, manter as antigas também é preciso.

[quote=fredericomaia10][quote=drsmachado]Só trabalha com desenvolvimento de sistemas corporativos/sites e afins quem quer.
Se você tem conhecimentos sólidos em componentes eletrônicos, compiladores e o básico de eletrônica e elétrica, pode trabalhar com robótica e uma série de coisas mais interessantes. Aqui no PR e em algumas outras cidades do Brasil existem empresas como a Siemens que tem uma gama gigantesca de áreas onde tais conhecimentos são fundamentais. É a mesma história de quem cursa matemática e/ou física e imagina que dar aulas é a única opção. Mente pequena ou falta de informação ou ambos.[/quote]

Como eu citei, algumas empresas aqui na região também criam software que precisam sim de conhecimentos avançados. Eu mesmo trabalhei em uma com uma proposta de um sistema bem inovador e onde até a linguagem Java era “ultrapassada”. Outra área bacana é a de games. E oportunidades estão aí pra todos, mas elas não batem na sua porta, as vezes até sim, mas geralmente você tem que correr atrás delas, ou até mesmo criá-las.[/quote]
Este é um dos pontos que você consegue ver de forma bem clara quando compara um bacharelado/licenciatura com tecnólogo. Como há mais tempo, trabalha-se melhor a visão empreendedora. E isso faz a diferença quando você se questiona se deve procurar um emprego ou abrir a própria empresa. Aliás, pelo tempo, você consegue mais networking.
A indústria dos games tem movimentação maior que o PIB de alguns países e tende a aumentar ainda mais. Só é preciso capacitação, vontade e esforço.

Chutando estatísticas, eu diria uns 80% são CRUD. Não CRUD, prefiro chamar de sistemas corporativos comuns (rs).
Bem, os outros 20% estão aí. O que digo que é um desperdício é se formar em Ciências e trabalhar nos sistemas comuns, pra isso não precisa. Um tecnólogo, técnico ou cursos como os da Caelum já resolvem bem. Se quer formar em Ciências, ótimo, mas vai correr atrás dos 20% e aproveitar o que estudou.

Hoje em dia já não se cobram mais bacharelados em concursos… só formação superior, e caso cobre existem várias jurisprudências dando ganho de causa para o graduado em tecnólogo…