Chutando estatísticas, eu diria uns 80% são CRUD. Não CRUD, prefiro chamar de sistemas corporativos comuns (rs).
Bem, os outros 20% estão aí. O que digo que é um desperdício é se formar em Ciências e trabalhar nos sistemas comuns, pra isso não precisa. Um tecnólogo, técnico ou cursos como os da Caelum já resolvem bem. Se quer formar em Ciências, ótimo, mas vai correr atrás dos 20% e aproveitar o que estudou.[/quote]
Mas a questão é: Se você faz um curso que te forma para CRUD, como você acha que um dia fará parte dos outros 20%?
Ah, desculpe por tantas dúvidas, mas no caso, se eu fizer o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas quais são as opções de pós graduações que eu poderia fazer?[/quote]
Eu sou professor da especialização em desenvolvimento de jogos de computadores, que é uma das especializações que alguém de SI pode fazer. Primeiro de tudo, nem a área, e nem o Brasil, é tão pequeno quanto parece.
A área de jogos compreende a produção de jogos de entretenimento, educacionais, advergames e simuladores para treinamento. Normalmente, quem pensa em jogos, só pensa no primeiro caso, que é realmente um nicho extremamente segmentado.
Entretanto, é importante entender que o trabalho de produzir um jogo é bem diferente do que jogar um jogo. Mesmo um jogo “bobinho” educacional pode ser um desafio bastante interessante. Você tem que descobrir como uma criança pensa, tem que mante-la entretida, tem que educa-la. Vai ter que contar com artistas, pedagogos, vai ter que trabalhar com tecnologia (muitas vezes de ponta). O Brasil, com o programa nacional do livro didático, responsável por 80% do faturamento do mercado editorial, investe pesadíssimo na produção de conteúdo educacional.
Fora isso, temos empresas para simulação e treinamento também (EBTS, Oníria, etc), que constroem software militar, simuladores de grandes máquinas, entre outros brinquedos.
Hoje, há muito mais espaço para o desenvolvedor de jogos Indie, seja no mercado mobile ou na Steam. Temos exemplos de empresas brasileiras começando a se destacar nessa área, como a Studio MiniBoss, Dynamic Light Studios, Critical Studio (que lançou a Dungeon Land na Steam).
De qualquer forma, sou da opinião do drsmachado. Se conseguir estudar num bacharelado, estude. Caso contrário, você terá dificuldade em sair de sistemas básicos de cadastro e relatório. Se quer fazer parte dos 20% que fazem sistemas mais inovadores, precisa mesmo investir em si mesmo.
[quote=rmendes08]Vai minha humilde opinião, e alguma constatações:
Não sei como está a legislação atual, mas para um curso de mestrado por exemplo é praticamente impossível ser aceito apenas com o curso de tecnólogo. Como você vai desenvolver uma pesquisa com “Equações diferenciais parciais no tratamento de imagens” por exemplo se você não teve disciplinas de cálculo ?
[/quote]
Mendes, isso varia com o curso de tecnólogo escolhido, a grade da Fatec (ao menos no antigo curso de PD, não sei dizer no novo ADS) lhe dá uma base boa o suficiente para fazer uma pós graduação ou mesmo mestrado sem problemas. O curso era montado de modo que as matérias de base (incluindo as materias aparentemente “menos práticas”, limites, por exemplo) eram obrigatórias , e as matérias mais práticas (mas que facilmente você pode aprender sozinho), linguagens por exemplo, eram optativas. Na época reclamei bastante disso, mas hoje entendo e aprecio o método.
AntonioPereira, a FATEC é um caso isolado. O curso tecnólogo em ADS é muito melhor que a grande maioria dos bacharelados de computação da rede privada no Brasil.
É bom começar a graduação, ou tecnólogo, logo após o ensino médio, assim ganhas tempos. És jovem e poderás estar formado cedo.
Gostei da grade do curso, mas é importante consultar a página do MEC pra ver se este curso é Autorizado, Reconhecido, ou outra situação.
Minha sugestão é que faças o curso de tecnólogo e depois faças uma Especialização, não o bacharelado.
Fui estudante de bacharelado de ciências da computação, curso que dura 4 anos. Porém em um tempo menor e com menor custo podes fazer o tecnólogo (2,5 anos) e mais a especialização (de 6 a 9 meses).
Infelizmente isso é verdade … mas quis mostrar que não é impossível um tecnológo fazer mestrado.
O que eu recomendo para o JhonRider é buscar um curso que lhe dê uma base ampla, desencane de grades "práticas’ que dizem que vão te ensinar tecnlogia X ou Y, tecnologia se aprende com um livro e seu computador, dê preferência aos cursos que vão tem ensinar a teoria, que vão te ensinar matemática, lógica, estatistica, estrutura de dados, etc. Esse tipo de conhecimento (apesar de ser possível aprendê-lo sozinho) é muito mais valioso e ao longo do tempo.
Também não pode haver restrições em concursos públicos. Se houver, você pode exigir a contratação.
PS: Ironicamente, eu sou tecnologo e faço mestrado em processamento de imagens.
O critério de seleção é mesmo o POSCOMP, que vai ser BEM mais difícil se você for só tecnologo.
Nossa, quantas respostas de ontem pra hoje O.o Valeu pessoal u
Sim, sim, ViniGodoy, eu pesquisei e vi que aqui no Brasil essa área de games indle e advergames estão crescendo. Acho bem interessante isso.
Mas, por exemplo, quem faz ADS pode fazer essa especialização em desenvolvimento de games pra pc? (só um exemplo, isso de especialização é só pra quando eu fizer e terminar o curso SAUHHUSHU)
Sobre fazer o bacharelado, pra falar a verdade o curso que eu quero MESMO é bacharel de Sistemas de Informação mas como disse antes, a unica facul que tem esse curso aqui tinha muita burocracia e me cobrou 780 reais só pra fazer a matrícula. E sobre CC, não acho que vale a pena eu fazer uma facul dessa pra trabalhar em T.I (não acho que CC é o ideal pra mim).
Infelizmente isso é verdade … mas quis mostrar que não é impossível um tecnológo fazer mestrado.
O que eu recomendo para o JhonRider é buscar um curso que lhe dê uma base ampla, desencane de grades "práticas’ que dizem que vão te ensinar tecnlogia X ou Y, tecnologia se aprende com um livro e seu computador, dê preferência aos cursos que vão tem ensinar a teoria, que vão te ensinar matemática, lógica, estatistica, estrutura de dados, etc. Esse tipo de conhecimento (apesar de ser possível aprendê-lo sozinho) é muito mais valioso e ao longo do tempo.[/quote]
Então, AntonioPereira, valeu pela dica, eu queria mesmo fazer o Bacharel de S.I maaaaaaaas quem não tem cão caça com gato né? SUAHUHS
Acho que Análise e Desenvolvimento de Sistemas vai vir a calhar bem tanto quanto Bacharel de S.I .
[quote=avencurt]Boa tarde JhonRider!
É bom começar a graduação, ou tecnólogo, logo após o ensino médio, assim ganhas tempos. És jovem e poderás estar formado cedo.
Gostei da grade do curso, mas é importante consultar a página do MEC pra ver se este curso é Autorizado, Reconhecido, ou outra situação.
Minha sugestão é que faças o curso de tecnólogo e depois faças uma Especialização, não o bacharelado.
Fui estudante de bacharelado de ciências da computação, curso que dura 4 anos. Porém em um tempo menor e com menor custo podes fazer o tecnólogo (2,5 anos) e mais a especialização (de 6 a 9 meses).
[/quote]
Boa tarde (e noite também XD) Avencurt!
Sim, fui no site do MEC e é um curso reconhecido \õ/
Sério que vale mais a pena após fazer o Tecnólogo fazer uma especialização e não um bacharel (S.I no caso)?
[quote=ViniGodoy][quote=rmendes08]
Não sei como está a legislação atual, mas para um curso de mestrado por exemplo é praticamente impossível ser aceito apenas com o curso de tecnólogo. Como você vai desenvolver uma pesquisa com “Equações diferenciais parciais no tratamento de imagens” por exemplo se você não teve disciplinas de cálculo ?
[/quote]
Vai se ferrar mais do que o bacharel, ou então, vai pegar para pesquisar outra coisa.
Não há restrição para tecnologos em cursos de mestrado ou doutorado. E nem pode haver, conforme resolução do MEC:
Também não pode haver restrições em concursos públicos. Se houver, você pode exigir a contratação.
PS: Ironicamente, eu sou tecnologo e faço mestrado em processamento de imagens.
O critério de seleção é mesmo o POSCOMP, que vai ser BEM mais difícil se você for só tecnologo.[/quote]
Acabei esquecendo de perguntar, ViniGodoy, você é tecnólogo do que?
Teve algum problema na sua carreira por ser tecnólogo e não bacharel?
Valeu pessoal, o tópico cresceu hein? XD
Espero que ajude não só eu, mas todas as pessoas que tiverem passando pela mesma duvida que eu!
Realmente para a área de jogos/CG é mais indicado Ciência da Computação, mas dificilmente temos em mente 100% o que vamos nos especializar antes de entrar na faculdade, pensamos mais em programar sem finalidades, só no decorrer vai se enxergando as realidades e gostos, ainda mais antes que não tinha internet como hoje. Pra mim sistemas de informação foi na medida quase certa, exceto por Redes que nunca gostei e só me preocupava mais em passar na prova.
Pior do que isso. A gente costuma a se formar pensando num horizonte muito curto de trabalho. Você imagina que vai trabalhar em tecnologias atuais, ou com coisas que tem em mente no momento.
Isso é um erro. Lembrem-se que a formação é para a vida inteira. Você nunca sabe se hoje vai estar programando com web, mas uma oportunidade numa empresa de telecom vai sugir. Ou se depois de um filho, você não vai querer estabilizar e prestar concurso. Ou mesmo, se uma nova tecnologia não vai emergir e algum paradigma diferente vai se tornar a nova moda do momento (como o recente ressurgimento da programação funcional).
O fato é que, como o mundo dá voltas, o ideal é que sua formação básica seja bastante abrangente. Em 10 anos de profissão já tive que lidar com IA, redes, estatísticas, computação gráfica, web, sistemas desktop, bancos de dados… Enfim, perdi as contas de quantas vezes subestimei uma matéria que na época da faculdade julguei “inútil”, e acabei usando.
Quando eu me formei, achei que fosse trabalhar apenas com web. E jamais havia pensado na área de jogos.
Pior do que isso. A gente costuma a se formar pensando num horizonte muito curto de trabalho. Você imagina que vai trabalhar em tecnologias atuais, ou com coisas que tem em mente no momento.
Isso é um erro. Lembrem-se que a formação é para a vida inteira. Você nunca sabe se hoje vai estar programando com web, mas uma oportunidade numa empresa de telecom vai sugir. Ou se depois de um filho, você não vai querer estabilizar e prestar concurso. Ou mesmo, se uma nova tecnologia não vai emergir e algum paradigma diferente vai se tornar a nova moda do momento (como o recente ressurgimento da programação funcional).
O fato é que, como o mundo dá voltas, o ideal é que sua formação básica seja bastante abrangente. Em 10 anos de profissão já tive que lidar com IA, redes, estatísticas, computação gráfica, web, sistemas desktop, bancos de dados… Enfim, perdi as contas de quantas vezes subestimei uma matéria que na época da faculdade julguei “inútil”, e acabei usando.
Quando eu me formei, achei que fosse trabalhar apenas com web. E jamais havia pensado na área de jogos.[/quote]
Exatamente, também defendo que a formação é para se preparar para a vida toda e não para aprender a “moda” do momento. Eu achei fosse trabalhar só com desktop, mas atualmente trabalho com web nas “modas” atuais que não existia no tempo da faculdade, já vi outras ondas passarem também e sei evitar o exagero da “moda” da hora e usar mais o lado positivo para o cliente e vida do projeto.