Analise e Desenvolvimento de Sistemas vale a pena?

Vale a Pena trocar Ciência da Computação por Análise e Desenvolvimento? eu ganhe bolsa de 50 % a Faculdade Impacta em SP, moro em guarulhos e estava pensando em fazer Ciência da Computação mas, me disseram que Análise é mais foca e ciência é genérico você acaba perdendo tempo com redes , e Arquitetura de Computadores sou Formado em Técnico em Info , manjo a Base de Programação e entendo de java e .Net, não avançada mas nível intermediário , ainda não consegui estágio em programação, atualmente trabalho com Suporte Hardware e Redes mas não é a área que eu gostaria de seguir, prefiro programação dedico meu tempo livre a aprender mais e mais sobre Java e algumas outras.
Se alguém teve já experiências de preconceito em arranjar emprego com tecnólogo, ou pelo contrario se foi preferido por ter feito tecnólogo já que é um curso foca em programação.
Ajudem a e por favor !

Eu cai na mesma situação que você,

Estou cursando Ciências da Computação e tive uma bolsa de 100% em Analise e Desenvolvimento de sistemas.

É algo que eu gosto, realmente sem dúvida muito mais que programação, é a alma da minha vida.
Pensei muito, porém não optei trocar.

Levei em conta a seguinte situação, eu primeiramente queria fazer Analise então no ENEM escolhi o primeiro curso
como Analise … e Ciências … a minha nota não passou em Analise e sim em Ciências… não era algo que queria na época,
mas foi o que aconteceu, agora abriu uma outra oportunidade largar minha bolsa de 100% de ciencias e ir para outra bolsa de
100 em Analise, e que situação dificil em… Porém não troquei.

Pensei muito e muito, mas vi que por mais que seja genérico Ciências da Computação, é um curso bom, porque você futuramente
pode escolher uma área em que deseja se especializar, por exemplo eu na época estava muito afobado em Analise, mas agora
surgiu a vontade de trabalhar com Pesquisas voltado a segurança da informação, é uma hora que me especializar agora.

Se eu tivesse trocado, isso seria algo muito mais dificil de acontecer, pois analise é voltado a analise não para outras areas.
Aqui na facul ciências é excelente realmente me surpreendeu, muito bom, gosto muito, não tenho mais vontade de mudar.

Pense nisso, e se você mudar de pensamento futuramente, talvez você pode ficar preso ou não.

:smiley:

Cara, eu curso Analise e posso te dizer que o curso não é nada focado… é muito superficial, e generico… nao pense que vai ser focado em programação…

Pensei muitas vezes em trocar por ciencias, muito mais baixo nivel do que analise.

cara, em quais instituições seria?

dependendo das instituições, qual o curso que seria tanto iria fazer (seria trocar 6 por meia duzia) e faria compensar uma ou outra por a outra ser bem mais barata para você, ou manter na que você está caso se você mudar ter que voltar um semestre e assim perder tempo, ou uma das duas ser bem mais reconhecida no mercado… essas coisas especialmente por que a maioria das pessoas que ja vi postar aqui no forum (me incluo nesse grupo) diz que aprendeu a programar mesmo fora da faculdade e nela só pegou o básico mesmo… (isso vale para a maioria das faculdades).

Quanto a estes assuntos como arquitetura de computadores por exemplo, é verdade que em ciência da computação tem estes assuntos que você falou, mas se for numa instituição boa a graduação, você vai ver com mais profundidade que viu no técnico e nisso ainda iria aprender alguma coisa com isso (mas na maioria dos casos não vai usar no mercado de trabalho, só usaria esses assuntos em certos casos mais específicos, “pro mercado” vale mais a pena estudar inglês do que esses assuntos).

Depende do como você quer seguir sua carreira.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas(Tecnólogo) é uma faculdade voltada para o desenvolvimento de sistemas. Você estudar programação, provavelmente um pouco de administração, e outras matérias que envolvem o desenvolvimento de sistemas. É uma ótima faculdade pra que já esta no mercado e sabe que quer seguir a área de desenvolvimento.

Ciência da Computação é mais abrangente. Você aprende bastante matemática, programação de todos os tipo, hardware, redes, IA… aqui é a melhor opção para quem quer seguir a área acadêmica ou de pesquisas (afinal você será um cientista).

A vantagem da primeira opção é que o curso é mais rápido, ou seja, no tempo que você faria ciência, você pode cursar uma pós.

Quando eu digo o foco da faculdade não quer dizer que um cientista não possa desenvolver sistemas, e que analista não possa trabalhar com pesquisas ou dar aulas, mais vai de cada pessoa.

No mercado é praticamente irrelevante o curso. Seja análise, engenharia, ciencias ou bacharel em S.I.

Então se eu fosse fazer Ciência da Comp seria na São Judas ou Mackenzie, porém acho que São Judas está em uma fazer melhor hoje porque o Mackenzie tirou notas baixas no enade, e se eu fosse fazer Análise de Sistemas seria ou na Impacta ou Ibta , FIAP é um pouco mais caro que as duas e eu não teria bolsa :cry: , enfim quero seguir na área de programador na parte de softwares para mobile e também para desktop ou ser Analista de Sistema já que, no meu curso técnico eu consegui uma bas elegal sobre desenvolver sistemas.

Primeiro faça um curso bacharel, não faça tecnólogo, se tiver oportunidade em fazer um curso superior faça o curso que lhe de um diploma bacharel, o conteúdo dos dois cursos vai ser bem genérico e não vai te dar muita base para trabalhar no mercado de trabalho, então quanto à conteúdo, pouco importa, um detalhe importante que ciências da computação tem um conteúdo voltado para área acadêmica, um dia você pode querer dar aula em alguma instituição e pode ser importante ter o curso de ciências. Quando a nome do curso, uma empresa tendo dois profissionais com o mesmo conhecimento técnico, e mesmo perfil, mais um com curso superior em Análise e outro com formação em Ciências, ela vai dar um pouco mas de atenção para o que tem Ciências, questão de nome, o curso remonta pesquisa, algo mais aprofundado e difícil. Depois olhe bem o nome da instituição, a Impacta é conhecida apenas em São Paulo, não sei em qual instituição seria o curso de Ciência, mais observe isso também, fora de São Paulo a Impacta não conhecida, a não ser pelos cursos técnicos.

Na minha opinião, destas que você mencionou, faça Mackenzie como faculdade é mais reconhecida aqui e fora de São Paulo, depois faça uma POS ou MBA na FIAP. A Fiap é muito reconhecida aqui em São Paulo, uma das melhores, mais em outras estados não é muito conhecida.
Agora Impacta e IBTA podem ter cursos muito bons, mais o fato de serem mais conhecidas pelos cursos técnicos de curta duração na minha opinião é muito ruim.

Olá!! iniciei Analise e Desenvolvimento de Sistemas na Impacta, mas não gostei do ensino, para mim lá você entra somente para conseguir o certificado, mas se quiser aprender alguma coisa é melhor entrar em outra instituição.
O ensino lá para mim é Zero. quero muito entrar para essa área, mas está difícil encontrar uma que seja de qualidade e que não seja tão cara, mas farei a Anhembi Morumbi, espero que lá eu consiga ter melhores resultados, depois pretendo fazer uma Pós em uma universidade com maior qualidade, pois já estarei espero eu empregada e com um bom conhecimento.

[quote=Darla]Olá!! iniciei Analise e Desenvolvimento de Sistemas na Impacta, mas não gostei do ensino, para mim lá você entra somente para conseguir o certificado, mas se quiser aprender alguma coisa é melhor entrar em outra instituição.
O ensino lá para mim é Zero. quero muito entrar para essa área, mas está difícil encontrar uma que seja de qualidade e que não seja tão cara, mas farei a Anhembi Morumbi, espero que lá eu consiga ter melhores resultados, depois pretendo fazer uma Pós em uma universidade com maior qualidade, pois já estarei espero eu empregada e com um bom conhecimento.[/quote]

então Anhembi Morumbi é boa em Sistemas de Informação, quanto a ciência me informaram ser um pouco fraca tbm :S

Olá conterrâneo!

Acredito que tudo dependa de qual o seu verdadeiro objetivo. Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um curso mais voltado para negócios, tanto é que tempos atrás ele estava intrinsecamente ligado aos cursos de Administração. Técnicas de desenvolvimento, gerenciamento de projetos, análise de projetos, análise de requisitos, entre outros, são características marcantes desses cursos. Se você tem como objetivo atuar com sistemas comerciais, essa é a melhor opção.

Os cursos de Ciência da Computação são, tecnicamente falando, mais aprofundados que os de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Aqui você aprende a fundo o que são compiladores, protocolos, etc. Se seu interesse é “desenvolver tecnologia”, talvez essa seja a melhor opção.

Eu estudo ADS e nunca me senti discriminado em relação a alguém que estudou CC. Mas eu sempre procurei empregos em empresas pequenas, que estão mais interessadas em saber se você “sabe fazer” do que se você veio da instituição A ou B. Mas, pra quem objetiva uma empresa de grande porte, pode ser uma desvantagem. Muitas empresas grandes exigem o nível de bacharel.

Espero ter ajudado.

Cara, faço analise e desenvolvimento de sistemas, digo … cada caso é um caso.

Se tem a opção de escolher eu recomendo CC, estuda muito mais coisas e é melhor para concurso.

ADS é legal, mas na instituição que estou não está me agradando, poderia ser mais puxado.
Mas no meu caso onde tenho 3 filhos e minha esposa teve problemas de saúde, não tive outra opção, deixei a UFMS e passei para um curso EAD semi presencial.

Para as empresas a diferença de um ADS para CC pode ser compensado com mais capacitação e qualificação. Para quem se esforça para ser um diferencial sempre há oportunidades.