Bom, a opção de sair da área é algo que considero, mas não quis dizer que é uma opção para todos. Na verdade algumas coisas me fazem pensar sobre isso:
1 - as empresas não te ajudam de forma alguma a se atualizar. A maioria não quer ter gastos com cursos de atualização. Como somos “recursos”, e não pessoas, é mais fácil trocar o recurso do que ajudá-lo a melhorar o seu conhecimento. Além disso, devido aos cronogramas malucos, normalmente criados por pessoas que “chutam” o tempo de desenvolvimento do projeto, acabamos tendo que trabalhar muito mais do que o número de horas que seria normal, e em muitos casos sem receber estas horas. Então temos que trabalhar de graça e nos atualizarmos sozinhos sem nenhum tipo de apoio, e mesmo que quisermos estudar e tal faremos isso que horas?
2 - Eu já vivenciei um caso em que o consultor descobriu que a consultoria não pagava as horas que ele ficava a mais alegando não receber estas horas, porém depois ele descobriu que a consultoria recebia as horas extras que ele ficava lá. Isso justificava a “avaliação” que era feita do profissional pela consultoria, ou seja, quem ficava mais horas sempre era considerado melhor e tinha o seu valor hora aumentado, mas na verdade isso ocorria porque a consultoria passaria a receber mais pelo profissional, que trabalhava de graça sem saber. Quando ele foi reclamar adivinha o que aconteceu? Trocaram o recurso.
Infelizmente eu tenho ouvido essa mesma história de avaliações melhores para quem fica mais de muitos outros conhecidos que trabalham em diversas empresas, então acho que essa “mutreta” deve acontecer em muitos lugares hoje em dia.
3 - não vou comentar muito a falta de preparo dos gerentes dos projetos pois acredito que nem é necessário, já que todos nós vemos isso todos os dias. Eu fico pensando, se nós formos incompetentes, logo seremos trocados, pois a falta de preparo será vista logo pela equipe, agora os gerentes podem enrolar e esconder a sua mediocridade e nada acontece a eles, e já vi muitas vezes algo que ocorreu por culpa do dito gerente, que no seu grande comprometimento com a equipe jogou a culpa em um dos desenvolvedores para livrar a sua cara. Adivinha quem foi trocado na equipe? O gerente? Até parece né?
4 - as metodologias ágeis surgiram para deixar o processo menos burocrático e quando aplicadas da forma correta elas são boas, porém o que tenho vivido ultimamente é o que eu poderia chamar de go horse disfarçado de ágil, pois muitas empresas que nunca tiveram metodologia nenhuma a não ser o go horse falam agora que utilizam metodologia ágil, quando na verdade elas continuam não tendo nada e a bagunça continua, só que agora com um nome chique;
5 - o acúmulo de funções a que somos expostos. Não apenas a parte de fazer análise e programação, mas eu acho que as empresas estão exagerando. Eu fui numa entrevista, por exemplo, que o cara me disse o que teria que fazer: levantamento de requisitos, especificação funcional, desenho das telas (não apenas o protótipo, mas criar o design do site, pois eles não iriam contratar nenhum webdesigner), criar e controlar o cronograma e os riscos do projeto, implementação, testes, implantação, suporte à produção, configuração do ambiente de produção (isso incluia configurar uma sub-rede nova que seria criada apenas para as máquinas do projeto. Como ele me disse que tinham uma equipe de rede questionei se eles nos ajudariam nisso e ele disse que não pois eram de uma equipe diferente) e depois de implantado suporte ao mesmo tempo que começaríamos um novo projeto, e tipo suporte ao usuário mesmo (acho que atenderia telefone até, rs), pois não teriam uma equipe de suporte. Eu respondi que aceitaria se eles me pagassem um valor absurdo que falei na hora lá. Ele disse que não entendia porque as pessoas queriam ganhar tanto e que não conseguiam ninguém há alguns meses já. Eu falei pra ele que ele precisava de pelo menos umas 4 pessoas pra esse projeto e fui embora de lá;
6 - frameworks e mais frameworks para aprender… cada vez que eu aprendo um, já tem mais uns dez novos pra aprender. Quando eu era mais novo não ligava de ficar estudando e tal, mas hoje já não aguento mais isso, eu quero utilizar minhas horas vagas para viver um pouco…
etc, etc, etc
Poderia ficar escrevendo muitas coisas aqui, mas ao meu ver, a maioria dos problemas ocorre devido a estas consultorias sangue-sugas que surgiram. Por isso que eu digo que talvez seja melhor eu mudar de área. Eu sei que vou ganhar menos no começo e tal, mas se eu puder viver em paz acho que vale a pena, e mesmo assim eu não vou parar de programar, só que farei apenas por hobby.