Análise+Projeto+Codificação : Sistema de vendas p/ android

7 respostas
A

Boa noite pessoal!

O título do tópico já diz o que pretendo fazer. Estou estudando pelo começo, a análise.
Estou lendo o livro: Princípios de análise e projeto de sistemas com UML - Eduardo Bezerra.

Aprendi a fazer um diagrama de caso de uso e a descrever os casos de uso (simples, nada muito extenso mesmo porque o projeto é apenas um teste e não viável ficar tão grande, é um programa solo).

O diagrama:

Eu quero que o sistema de vendas envie os pedidos sem o Controle De Vendas requisitar. Está certo essa representação?

André.

7 Respostas

A

Alguma sugestão?

paulofafism

No seu modelo, eu transformaria o caso de uso Fazer pedido e Cancelar Pedido em um único Caso de Uso: Manter Pedido ou Gestão Pedido. Você pode abstrair o caso de uso Procurar Pedido, pois em Consultar Pedido já esta explicito isso. Não há necessidade do caso de uso Receber pedido, você definir um associação de navegabilidade entre o caso de Enviar Pedido para o ator Sistema de Controle de Vendas

A

E como faço pra representar no diagrama UML a seguinte frase:

“O pedido é enviado para o sistema de controle de vendas central?”

Faço uma associação entre Enviar pedido e Sistema de Controle de Vendas?
A impressão é que o Sistema de Controle de Vendas que acessa o caso de uso, e não ao contrário, como disse na frase a cima…

André.

paulofafism

AndreAndrade:
E como faço pra representar no diagrama UML a seguinte frase:

“O pedido é enviado para o sistema de controle de vendas central?”

Faço uma associação entre Enviar pedido e Sistema de Controle de Vendas?
A impressão é que o Sistema de Controle de Vendas que acessa o caso de uso, e não ao contrário, como disse na frase a cima…

André.

Você define com uma seta apontando para o ator Sistema de Controle de Vendas

A

Como defino essa associação de navegabilidade? Uma associação simples e depois especifico na documentação a navegabilidade?

paulofafism

Você define com uma seta apontando para o ator Sistema de Controle de Vendas

rmendes08

Um erro comum ao se trabalhar com Casos de Uso é querer diagramar toda e qualquer interação do usuário com o sistema. Nem toda interação com o sistema é um caso de uso, no livro do Craig Lairman isso fica bem claro. Casos de Uso são interações que geram valor de negócio para o cliente. Além do mais, mais importante do que diagramar, é escrever o caso de uso. Dessa maneira fica explícito a ação do usuário e a resposta do sistema. Particularmente, eu modelaria um único caso de uso: fazer pedido.

Criado 23 de junho de 2011
Ultima resposta 26 de jun. de 2011
Respostas 7
Participantes 3