Analize de imagem

Eta tópico difícil esse, sei que exite várias maneiras de se analisar duas imagens e determinar o grau de parentesco entre elas, mas eu venho aqui para saber se auguem tem o conhecimento de como fazer isso, eu atualmente estou usando a força bruta para comparação, que é basicamente comprar pixel por pixel, que claro se mostrou muito ineficiente e pouco preciso, tendo a chegar em alguns casos em não discriminar as fotos corretamente.

Bem eu tenho 20k fotos para analisar elas + 20k chegando para ser analisado, então por isso venho aqui para saber se auguem tem alguma dica, algum texto que posso me ajudar a fazer isso

Obrigado

att
Victor Lacerda

Defina “parentesco”.

O que você quer determinar? A forma mais rápida de se obter diferenças entre duas imagens é através da diferença. Mas isso pode ser bastante impreciso.
Se você tem um volume grande, é melhor pegar uma biblioteca mais otimizada, como a opencv.

[quote=Elvano] Não me parece seu caso.Não sei se entendi exatamente o que vc precisa com “comparar duas imagens” … seria obter um índice que “dissesse” o quanto duas imagens se parecem? (semelhança geral, ou seja, considerando a imagem como um todo). Se for isso, uma solução é calcular a correlação cruzada (CCF) entre as duas imagens. Pode-se assim obter coeficientes de correlação entre as duas imagens.
[/quote]

bem procurando pelo fórum percebi que o CCF vai me ajudar, mas ainda n sei como aplica-lo

então também, para deixar um pouco mais especifico, e o seguinte, as imagens em se podem ser diferente (na verdade no caso elas devem ser todos diferentes) mas é que as vesses as imagens são “idênticas”, mas um detalhe ou outro, diferente, tipo uma pequena logo ou a taxa de pixeis/polegada e diferente, mas o contexto igual