Ando a curtir o bluej, alguem trabalha com ele?
tenho uma duvida sobre o significado e utilidade do this? e do super this.
alguem pode explicar?
abraço
Até onde sei o bluej não é uma ferramenta comercial. Ele foi desenvolvido para fins educacionais mesmo, eu por exemplo estou usando-o na faculdade nas aulas de modelagem e OO. E tendo em vista o grupo que o desenvolveu da pra perceber o foco do mesmo, apesar de haver um NetBeans BlueJ Edition lançado. Tentando tirar proveito da modelagem facilitada.
Qto ao this…ele é usado para dizer que a referência feita é para o atributo do objeto que o está chamando. Por exemplo
class carro {
int velocidade;
public void aumentaVelocidade(){
this.velocidade = 100;
}
}
… quer dizer que a velocidade modificada é a do objeto(ou instância) que virá a chamá-lo. No caso do this nao ser utilizado e o atributo nao for private por exemplo, o atributo modificado será o da classe, não modificando a velocidade do objeto instanciado em questão.
Já o super é utilizado quando queremos que um método de uma classe filha seja utilizado da mesma forma que ele o é em sua classe mãe. Isso é útil por exemplo quando temos q obrigatóriamente implementar um método herdado mas não queremos mudar sua implementação de fato, por exemplo.
Espero te ajudado. Flw!