Ando a usar o bluej! Quem usa ou ja usou?

1 resposta
P

Ando a curtir o bluej, alguem trabalha com ele?
tenho uma duvida sobre o significado e utilidade do this? e do super this.
alguem pode explicar?
abraço

1 Resposta

ItaloE

Até onde sei o bluej não é uma ferramenta comercial. Ele foi desenvolvido para fins educacionais mesmo, eu por exemplo estou usando-o na faculdade nas aulas de modelagem e OO. E tendo em vista o grupo que o desenvolveu da pra perceber o foco do mesmo, apesar de haver um NetBeans BlueJ Edition lançado. Tentando tirar proveito da modelagem facilitada.

Qto ao this…ele é usado para dizer que a referência feita é para o atributo do objeto que o está chamando. Por exemplo

class carro {

int velocidade;

public void aumentaVelocidade(){

this.velocidade = 100;

}

}

… quer dizer que a velocidade modificada é a do objeto(ou instância) que virá a chamá-lo. No caso do this nao ser utilizado e o atributo nao for private por exemplo, o atributo modificado será o da classe, não modificando a velocidade do objeto instanciado em questão.

Já o super é utilizado quando queremos que um método de uma classe filha seja utilizado da mesma forma que ele o é em sua classe mãe. Isso é útil por exemplo quando temos q obrigatóriamente implementar um método herdado mas não queremos mudar sua implementação de fato, por exemplo.

Espero te ajudado. Flw!

Criado 15 de outubro de 2006
Ultima resposta 16 de out. de 2006
Respostas 1
Participantes 2