Android / Windows Phone

37 respostas
Frantic_Avenger

Olá a todos.
Gostaria de pedir a opinião de vocês, sem querer apelação para o lado do fanatismo.
Possuo um celular “um pouco” desatualizado com o Android 2.1 e em certas horas ele tem me dado dor de cabeça, porém por ter gostado do sistema num primeiro momento gostaria de dar uma nova chance comprando a possível versão 5.0 que sairá no meio do ano, mas a dúvida que ficou foi quando eu testei o Windows Phone 7.5 e as promessas que grandes atualizações serão feitas para a versão 8.0 que também virá no meio do ano. Para alguém que exige um pouco mais que o normal qual sistema está sendo mais estável nessas últimas versões e com aplicativos melhores adequadas para o dia-a-dia?
Obrigado.

37 Respostas

Elizeu_Santos

responda para si mesmo: quantas pessoas vc conhece que possuem um windows phone e quantas possuem um celular que roda android. sem mais!

J

eu nunca usei um wp como o nokia lumia, mas um amigo meu já teve essa experiência e disse que é um ótimo(ótimo mesmo) smartphone.

Frantic_Avenger

Entendo seu ponto de vista, mas desculpe não pensar assim, pois quando alguém me fala isso me imagino num carro Gol, torcendo pro Flamengo, usando Internet Explorer enquanto espero a novela das 8 após o término do Jornal Nacional.
Espero não ter parecido grosseiro na resposta, só vejo essa situação toda como querer expressar qualidade através da quantidade.
Mesmo assim agradeço sua opinião.

rmendes08

Eu não seria tão ávido em criticar o Windows Phone sem antes experimentar, a MS foi uma das primeiras a arriscar nesse mercado e uma das primeiras a falhar. Agora ele voltar para o mercado aprendendo com os próprios erros e com os erros dos concorrentes. Eu pesquisaria um pouco sobre essa alternativa, se estivesse num preço bom, eu daria uma chance.

Frantic_Avenger

Quando eu vi gostei muito mas como não passei muito tempo surgem as dúvidas. Será que é um sistema fechado? E se eu quiser desenvolver um app como faço? As atualizações serão constantes?

J

Quando eu vi gostei muito mas como não passei muito tempo surgem as dúvidas. Será que é um sistema fechado? E se eu quiser desenvolver um app como faço? As atualizações serão constantes?

cara, fechado com certeza vai ser, mas o que importa é a qualidade de software. Se o produto é bom não interessa se é fechado ou aberto.

fredferrao

Entendo seu ponto de vista, mas desculpe não pensar assim, pois quando alguém me fala isso me imagino num carro Gol, torcendo pro Flamengo, usando Internet Explorer enquanto espero a novela das 8 após o término do Jornal Nacional.
Espero não ter parecido grosseiro na resposta, só vejo essa situação toda como querer expressar qualidade através da quantidade.
Mesmo assim agradeço sua opinião.

Acho que nao é bem a questão de quantidade, mas vou dizer, eu escuto, escuto e escuto falar do tal do WP, mas nunca vi ninguem e nem alguem vendendo este bixo, nem sei se existe mesmo ou é um hoax da internet :shock: Agora que vejo a samsung vendendo um, o único, então me parece obvio que vai ter muito mais apps e coisas disponiveis para Android e iOS do que para WP, pq em teoria o WP ta saindo do papel ainda!

E como ja falaram, o WP vai ser mais fechado, se tu é harduser que gosta de mexer, rodar custom rom e o escambal, acho que o android seria a melhor opção.

drsmachado

Engraçado esse discurso que “Windows Phone não existe”, “Ninguém usa Windows Phone”, “Windows Phone não vai rolar”.
Android está indo para a versão 5.0 e, apenas agora (digamos do ano passado para cá) é que começou a se multiplicar o número de aparelhos com tal SO no mercado brasileiro e, isso, não se deve ao bom coração das fabricantes.
É praxe que novas tecnologias, seja hardware, software ou gadget levem mais tempo para chegar às terras tupiniquins que no velho mundo ou north america.
Windows Phone será um concorrente à altura dos famigerados IPhone e Android.
Quanto à abertura de código, possibilidade de customização, etc, creio que será igual ao Windows para desktop/notebook, ou seja, muito pouco (pra não dizer quase nada) será liberado. Em contrapartida, a grande massa sempre aposta no que possui a marca da janelinha, mesmo sabendo que será um tiro no pé, muitas vezes.
Do ponto de vista dos desenvolvedores, resta saber sobre o suporte à java, se existirá ou não. Se não, o jeito é usar o VS mesmo… Ou o Sharp Developer…

rmendes08

drsmachado:
Engraçado esse discurso que “Windows Phone não existe”, “Ninguém usa Windows Phone”, “Windows Phone não vai rolar”.
Android está indo para a versão 5.0 e, apenas agora (digamos do ano passado para cá) é que começou a se multiplicar o número de aparelhos com tal SO no mercado brasileiro e, isso, não se deve ao bom coração das fabricantes.
É praxe que novas tecnologias, seja hardware, software ou gadget levem mais tempo para chegar às terras tupiniquins que no velho mundo ou north america.
Quanto à abertura de código, possibilidade de customização, etc, creio que será igual ao Windows para desktop/notebook, ou seja, muito pouco (pra não dizer quase nada) será liberado. Em contrapartida, a grande massa sempre aposta no que possui a marca da janelinha, mesmo sabendo que será um tiro no pé, muitas vezes.
Do ponto de vista dos desenvolvedores, resta saber sobre o suporte à java, se existirá ou não. Se não, o jeito é usar o VS mesmo… Ou o Sharp Developer…

Bom, acho que o mais provável é que a MS lance também sua própria plataforma de desenvolvimento mobile.

J

bom eu já sei do sucessor do meu n8. Câmera de 41 mpx; Meu próximo smart.

Frantic_Avenger

juliocbq:

Mas o SO é um Symbian. (Fonte Gizmodo)
Nos dias de hoje é viável adquirir um celular que use este SO visto que a Nokia está investindo mais no Windows Phone?

douglaskd

acho que o windows 8 vai estourar…e vai vender muito celular

quem conhecer o XNA e C# e algumas boas APIs do celular vai se dar bem

e é simples desenvolver, deem uma olhada:
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ff431744(VS.92).aspx

como sempre acontece, nós brasileiros ao invés de “criarmos” as técnologias, seremos simples usuários eternamente aprendizes…

e os estrangeiros vendendo APPs e jogos pra nós…

mas nada aborrece, um dia chegamos lá

luisrudge

rmendes08:
drsmachado:

Bom, acho que o mais provável é que a MS lance também sua própria plataforma de desenvolvimento mobile.

Na verdade essa plataforma já existe há algum tempo: Visual Studio 2010. Inclusive tem a versão “Microsoft Visual Studio 2010 Express para Windows Phone” que é grátis e já conta com tudo que você precisa pra desenvolver pro windows phone. O mais legal é que você pode usar inclusive o XNA Framework pra desenvolver seus jogos/aplicativos. Mais informações: http://msdn.microsoft.com/pt-br/ff380145

kicolobo

Faz o seguinte: baixe o XNA e instale na sua máquina. Com ele vêm um emulador de Windows Phone.
Dê uma brincada com ele. Não há muito o que pode ser feito, mas a primeira impressão é simplesmente fantástica. Além disto, o modelo de desenvolvimento é muito interessante também.

Com relação ao papo de “mais gente usa X, portanto é a melhor plataforma do universo”, é bobagem. Se fosse verdade, Mac OS seria um lixo.

J

Frantic Avenger:
juliocbq:

Mas o SO é um Symbian. (Fonte Gizmodo)
Nos dias de hoje é viável adquirir um celular que use este SO visto que a Nokia está investindo mais no Windows Phone?

Então, o que acontece é o seguinte. O symbian é o único sistema operacional hoje otimizado que consegue rodar um hardware desses.
A única coisa em que o symbian perdia para os demais sos era em design(só design). Hoje com o belle corrigiu esse problema.

O win phone ainda não suporta câmera de 12 megas e nem o android.

Só estou te passando um ponto de vista de quem tem um dispositivo htc com android rodando e um symbian em um dispositivo nokia com uma câmera de 12mpx.

O n8 tem apenas 256 mega de ram, menos que o htc e roda vídeos em full hd, em tem real.

J

kicolobo:
Faz o seguinte: baixe o XNA e instale na sua máquina. Com ele vêm um emulador de Windows Phone.
Dê uma brincada com ele. Não há muito o que pode ser feito, mas a primeira impressão é simplesmente fantástica. Além disto, o modelo de desenvolvimento é muito interessante também.

Com relação ao papo de “mais gente usa X, portanto é a melhor plataforma do universo”, é bobagem. Se fosse verdade, Mac OS seria um lixo.

com certeza. eu postei o phone acima com “nokia belle” para dar a entender isso(além de ser meu próximo alvo). Para saber se o dispositivo é bom você precisa de contato com ele.

fredferrao

kicolobo:

Sim, mas quem comprar um WP HOJE, não vai ter uma experiencia tão completa quanto iOS e Android no quesito variedade de app’s de A a Z disponiveis, porque a coisa ta começando ainda, só isto! Pra desenvolvedor o bom é entrar agora mesmo na plataforma e ja começar a desenvolver, enquanto ainda tem pouca coisa.

J

fredferrao:
kicolobo:

Sim, mas quem comprar um WP HOJE, não vai ter uma experiencia tão completa quanto iOS e Android no quesito variedade de app’s de A a Z disponiveis, porque a coisa ta começando ainda, só isto! Pra desenvolvedor o bom é entrar agora mesmo na plataforma e ja começar a desenvolver, enquanto ainda tem pouca coisa.

Mas imagino que a ovi já deve ter um acervo bom de aplicações para ele. A propria nokia já desenvolve aplicações pro lumia no caso.

Elizeu_Santos

Ja tive um da Samsumg. sinceramente? vai de android ou de IOs. pode ser que o lumia esteja melhor agora, querem criticar o fato de eu ter comentado sobre quantidade…
isso não é carro, não é novela e nem algo do tipo. é um aparelho! e quanto mais popular ele for, mais softwares serão desenvolvidos para ele. resumindo é isto!

J

Elizeu_Santos:
Ja tive um da Samsumg. sinceramente? vai de android ou de IOs. pode ser que o lumia esteja melhor agora, querem criticar o fato de eu ter comentado sobre quantidade…
isso não é carro, não é novela e nem algo do tipo. é um aparelho! e quanto mais popular ele for, mais softwares serão desenvolvidos para ele. resumindo é isto!

não, de jeito nenhum, não é critica. o market do android é onde eu encontro as melhores aplicações gratuitas. Por exemplo na ovi um servidor de ftp é pago, enquanto no marketing se encontra dezenas de gratuitos.

Frantic_Avenger

Elizeu_Santos:

O meu celular é um Samsung e realmente acho que vou continuar com a mesma combinação Samsung Android.
Cara não foi bem uma crítica, só quis expressar meu ponto de vista, pois não acho válido a comparação de qualidade através de quantidade, mesmo sendo um aparelho pois penso que para meu perfil o iPhone não se adequaria.
Desculpe se me expressei mal, mas só quis falar por que para mim a resposta não era adequada.

J

Frantic Avenger:
Elizeu_Santos:

O meu celular é um Samsung e realmente acho que vou continuar com a mesma combinação Samsung Android.
Cara não foi bem uma crítica, só quis expressar meu ponto de vista, pois não acho válido a comparação de qualidade através de quantidade, mesmo sendo um aparelho pois penso que para meu perfil o iPhone não se adequaria.
Desculpe se me expressei mal, mas só quis falar por que para mim a resposta não era adequada.

A samsung agora tem um sistema proprietário que é o bada. Provavelmente ele estará presente no s3 . Pelo que eu andei lendo ela passará a utilizá-lo em seus produtos.

http://www.revolucaodigital.net/2012/01/17/samsung-fundir-bada-tizen/

Elizeu_Santos

juliocbq:
Frantic Avenger:
Elizeu_Santos:

A samsung agora tem um sistema proprietário que é o bada. Provavelmente ele estará presente no s3 . Pelo que eu andei lendo ela passará a utilizá-lo em seus produtos.

isso do bada meio que me entristece. vou ler mais a respeito… eu gosto muito do android por ter ZILHOES de aplicações disponíveis. O IOs, não tem tantos assim… mais a Apple tem muita criatividade e IPhone esta crescendo no brasil, inclusive com desenvolvimento. o WP ta longe disso, por isso disse que prefiro ios e Android e citei a quantidade. Hoje Quase todo mundo que possui um celular NOVO roda Android. enfim, acho que fui rude na resposta.

J

Elizeu_Santos:
juliocbq:
Frantic Avenger:
Elizeu_Santos:

isso do bada meio que me entristece. vou ler mais a respeito… eu gosto muito do android por ter ZILHOES de aplicações disponíveis. O IOs, não tem tantos assim… mais a Apple tem muita criatividade e IPhone esta crescendo no brasil, inclusive com desenvolvimento. o WP ta longe disso, por isso disse que prefiro ios e Android e citei a quantidade. Hoje Quase todo mundo que possui um celular NOVO roda Android. enfim, acho que fui rude na resposta.

Então elizeu, pelo que eu já li do bada é um ótimo sistema. A samsung baseou o design dele inteiramente no android, tanto é que se trocassem você nem perceberia a diferença(entre aspas).

Em termos de engenharia eu entendo porque a samsung talvez utilize o bada na maioria dos seus produtos:

O bada necessita de menos hardware que o android. Enquanto você precisa de um dual core para retirar o máximo de pontencial do android(para ele rodar realmente liso), com bada você precisa de 1/3 desse hardware. Isso reflete na vida da bateria( menor processamento = menor consumo de energia).
Dessa maneira gastando menos com hardware, a samsung lucra mais para fazer o mesmo produto(o bada não perde em nada para o android).

A engenharia sempre pensa dessa maneira.

Essa também é a razão de eu preferir o symbian(é muito otimizado). Quando eu troquei meu telefone não acreditava que se consegue um produto tão bom quanto com um hardware relativamente menor, mas é a verdade.

fredferrao

juliocbq:
Frantic Avenger:
Elizeu_Santos:

Galaxy S3?? Não acho que não, acho que será android mesmo! Me parece que ela tem linhas de produtos para cada SO especifico, tipo Omnia(Windows), os Galaxy são todos android, acho que ela não mudaria uma linha de produto de sistema.

Sobre o bada, a esposa de um colega tem um Wave, é meio parecido com Android, mas sinceramente esta bem longe de ficar igual, pelo menos a versão que esta no dela, não sei sobre ultimas versões.

E não sei não se ela esta apostando tanto assim no bada, se tu for no site deles, tem apenas dois modelos com este sistema!

C_k

Android = Baratim
Window$ Phone = Caro :slight_smile:

Ta ai a resposta.

J

fredferrao:
juliocbq:
Frantic Avenger:
Elizeu_Santos:

Galaxy S3?? Não acho que não, acho que será android mesmo! Me parece que ela tem linhas de produtos para cada SO especifico, tipo Omnia(Windows), os Galaxy são todos android, acho que ela não mudaria uma linha de produto de sistema.

Sobre o bada, a esposa de um colega tem um Wave, é meio parecido com Android, mas sinceramente esta bem longe de ficar igual, pelo menos a versão que esta no dela, não sei sobre ultimas versões.

E não sei não se ela esta apostando tanto assim no bada, se tu for no site deles, tem apenas dois modelos com este sistema!

Eu li sobre isso não lembro a fonte mas vou tentar encontrar aqui e postar pro pessoal.

Em questões o bada ainda está no início. O 2.0 já mudou bastante e existem bastante comparativos no tube.
Mas imagino que seja iminente a troca desses sistemas. Por razões de marcado(o proprietário é melhor para a empresa) e pelas razões de engenharia que citei acima.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jAeHosrovM8&feature=related[/youtube]

J

C;k:
Android = Baratim
Window$ Phone = Caro :slight_smile:

Ta ai a resposta.

isso também conta.

J

Fred achei uma fonte apesar de não ser amesma que li um tempo atraz.

http://samsung-gadgets.com/will-samsung-leave-android-for-bada

fredferrao

juliocbq:
fredferrao:

Tudo bem, ela deve estar investindo mesmo no bada/tizem, mas acho que viriam em uma nova linha, o Galaxy S3, com certeza será Android.

Mas me parece que ela quer é vender hardware, e da tiro pra todos os lados, android, windows, bada/tizem, etc.

J

fredferrao:
juliocbq:
fredferrao:

Tudo bem, ela deve estar investindo mesmo no bada/tizem, mas acho que viriam em uma nova linha, o Galaxy S3, com certeza será Android.

Mas me parece que ela quer é vender hardware, e da tiro pra todos os lados, android, windows, bada/tizem, etc.

eu já vejo o contrário. O caso do nexus por exemplo.

Se você consegue ter o mesmo resultado com hardware menor não há motivos para se gastar com mais hardware. Você passa a ter produtos mais acessíveis(ótimos e com menor custo)

M

Bada é focado nos celulares intermediários e dumpphones enquanto os top de linha vão de Android. E vai ter uma linha de WP7 pra agradar a gregos e troianos. A Samsung não é radical religiosa, não é obrigada a escolher um único caminho e tratar todo mundo como se tivessem gostos e necessidades iguais, como a empresa da fruta.

WP7 é um bom sistema, mas como ainda não decolou, tem um certo risco. Pode ser que não ganhe público suficiente como o Android e iOS, mas pode ser que seja um sucesso e quem entrar agora tem mais chance, porque como tem poucos desenvolvedores, também tem pouca concorrência. E MS é uma empresa forte.

Particularmente, sou cético com ele. Está aí no mercado já tem um bom tempo e até hoje não decolou. O Android nesse tempo já estava com um crescimento bem mais acelerado e o iOS então, nem se fala. Mas ninguém pode subestimar o tio Balmer.

J

marcosalex:
Bada é focado nos celulares intermediários e dumpphones enquanto os top de linha vão de Android. E vai ter uma linha de WP7 pra agradar a gregos e troianos. A Samsung não é radical religiosa, não é obrigada a escolher um único caminho e tratar todo mundo como se tivessem gostos e necessidades iguais, como a empresa da fruta.

WP7 é um bom sistema, mas como ainda não decolou, tem um certo risco. Pode ser que não ganhe público suficiente como o Android e iOS, mas pode ser que seja um sucesso e quem entrar agora tem mais chance, porque como tem poucos desenvolvedores, também tem pouca concorrência. E MS é uma empresa forte.

Particularmente, sou cético com ele. Está aí no mercado já tem um bom tempo e até hoje não decolou. O Android nesse tempo já estava com um crescimento bem mais acelerado e o iOS então, nem se fala. Mas ninguém pode subestimar o tio Balmer.

O aperto de mão do balmer é conhecido como “aperto de mão do capeta”. Depois que o Elop apertou desencadeou uma onda de desgraças em cima da nokia que até lhe rendeu o apelido de “trojan da microsoft”. Apesar de saber que o win phone é bom não sei se ele pega mercado não, por causa do marketing negativo em cima dessa questão.

sobre o android e a samsung acredito que ela irá trocar o android pelo bada, porque o bada é tão bom quanto. Não há necessidade de manter dois sistemas que fazem a mesma coisa. Sem contar que o bada é da própria samsung. Olhando pelo lado do marketing pode até ser que ela mantenha, mas acho difícil.

Aqui tem um ponto de vista interessante:

Changes Prevail And Samsung Is Thinking Of Leaving Android

The failure of Nokia left Intel with little choice but to look for another partner. Samsung was the perfect choice. A quick look at the negative side of Android will show that Microsoft is creating a licensing fee empire because of a perceived patent dispute between themselves and Google, the creator of Android. At the moment Microsoft makes $5 dollars for every HTC smartphone sold that uses Android. They also have used patents to make Samsung pay an undisclosed sum for every Android smartphone they sell. This makes it very attractive for Samsung to go ahead and dump Android for this new Bada-Tizen mobile operating system.

http://www.technicamix.com/2012/01/20/samsung-is-looking-to-expand-their-own-platform-with-help-from-intel/

Elizeu_Santos

essa dos trojans foi boa. vale lembrar que até onde eu sei (posso estar errado) o android é java e roda sobre linux. segurança firts!

J

O android não é java. É uma plataforma diferente que só usa a linguagem java para desenvolvimento de aplicações. Eu sempre gostei de usar android e nunca tive problemas com malware no meu telefone. Talvez isso aí seja conversa fiada.

Elizeu_Santos

O android não é java. É uma plataforma diferente que só usa a linguagem java para desenvolvimento de aplicações. Eu sempre gostei de usar android e nunca tive problemas com malware no meu telefone. Talvez isso aí seja conversa fiada.
pensei que ele rodava sobre java e linux. foi mals, trolei aqui =/

J

pensei que ele rodava sobre java e linux. foi mals, trolei aqui =/

rsrsrs… a oracle diz que a google roubou tecnologia do java para fazer a dalvik e a outra diz o contrário. Como a google diz que não é(além de ser dona do produto), então é melhor seguir a especificação de quem desenvolve a tecnologia.

a diferença da jvm para a dalvik é que a primeira é baseada em pilha e a segunda em registradores. A dalvik também é otimizada para multitarefa e gerenciamento de vários processos dentro da própria vm. Tem umas diferenças boas aí.

Criado 27 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 29 de fev. de 2012
Respostas 37
Participantes 11