E aí, gente atualmente tó pensando em fazer faculdade no Brasil. Sou Angolano, vivo na província de Benguela tenho 19 anos de idade, a minha questão é com o salário minimo de 1000 reais consigo fazer um curso de engenharia da computação?
Quais faculdades adequadas segundo a realidade deste salário?
E aí, @Alexandre-Alexandre. Beleza?
Dependendo da localidade, mil reais não é muita coisa. Por exemplo, em SP dá para viver em áreas mais afastadas do centro e tudo mais. O primeiro passo para você é pesquisar ONDE TEM a faculdade de Engenharia da Computação (e ver se é isso mesmo que você quer fazer) e quanto custa para morar onde tem a faculdade.
Existem cursos gratuitos de Engenharia da Computação (em universidades federais e estaduais), mas não sei como o ENEM funciona com imigrantes.
De toda forma, pesquise antes de meter a cara no mundo! Você não vai se arrepender de se preparar.
[]'s
No enem é feito os exames né?
Quais documentos eles pedem, como são as questões da prova?
O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio. Basicamente, com ele você obtem uma nota que serve para ingressar em universidades ou em programas do governo (sendo os mais famosos o FIES, programa de Financiamento Estudantil, e o PROUNI, que é bolsa integral ou parcial (50%)).
Documentos você pode conferir aqui. As inscrições para o ENEM esse ano já fecharam, tem que ser pro ano que vem.
Pessoalmente, sobre a prova, é uma revisão do ensino médio (não sei como se chama ai na Angola, mas são os três últimos anos da escola). Muita gente acha dificil, mas em minha opinião é apenas uma prova extensa. Com um pouco de lógica você se sai bem.
Meu plano é de morar em Baurú, interior de são paulo
Quanto é a faculdade de analise de sistemas por aí?
O aluguel é caro também?
Virei sozinho, sem a família vai ser duro pra mim, mas estou disposto chegar até aí, nem que se for em marte eu vou.
tem programas de bolsa de estudos para imigrantes?
Do lado de onde eu moro. Bem perto mesmo.
Depende. Você pesquisou? O que já achou? Em Bauru não conheço nada sobre ADS.
Mais uma vez: Depende! Um aluguel no centro tem por média 600 - 800 reais.
Determinação e planejamento são palavras-chave para o sucesso. Planeje bem!
Também não sei. Acho que existem determinadas cotas em determinadas faculdades, mas não sei te dizer em quais.
Me ajude, sozinho não consigo Amigo!!
Mas posso pagar um quarto né?
Não a casa toda!
Ora, mas é claro que consegue. Você tem o auxílio da internet, então não está sozinho.
Você precisa pesquisar todos os elementos que envolvem sua vinda e estadia nesse Brasilzão. Isso inclui aluguel, alimentação, transporte, educação, vagas de emprego na região…
Claro, basta achar um. Jogue “alugar quarto Bauru/SP” no Google e veja o que acha. Analise preços e tudo mais.
Tenho habilidades que prestam e pretendo mostrar isso, ne quando eu chegar até aí!
Brazilsão porque?
Por que o Brasil é grande, oras.
ok
Ele por ser angolano, fala portugues/pt, e lá não existe essas expressões que nós aqui conhecemos kk por isso ele não entendeu o porque de você usar “brasilzão” kkk
Faz perfeito sentido. Esqueci desse detalhe.
Você quer mesmo ser um Engenheiro da Computação? Ou só quer ganhar dinheiro mesmo , pra mudar de vida?
Se for a segunda opção, te aconselho a fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 2 anos você se forma e consegue emprego antes de se formar.
Com um salário mínimo você consegue pagar esse curso via EAD e ainda sobra dinheiro para se manter. Sem luxo, lógico.
Aí depois que começar a ganhar bem você faz engenharia da computação