Angolano sonha fazer faculdade de t.i no brasil

16 respostas
A

E aí, gente atualmente tó pensando em fazer faculdade no Brasil. Sou Angolano, vivo na província de Benguela tenho 19 anos de idade, a minha questão é com o salário minimo de 1000 reais consigo fazer um curso de engenharia da computação?
Quais faculdades adequadas segundo a realidade deste salário?

16 Respostas

FearX

E aí, @Alexandre-Alexandre. Beleza?

Dependendo da localidade, mil reais não é muita coisa. Por exemplo, em SP dá para viver em áreas mais afastadas do centro e tudo mais. O primeiro passo para você é pesquisar ONDE TEM a faculdade de Engenharia da Computação (e ver se é isso mesmo que você quer fazer) e quanto custa para morar onde tem a faculdade.

Existem cursos gratuitos de Engenharia da Computação (em universidades federais e estaduais), mas não sei como o ENEM funciona com imigrantes.

De toda forma, pesquise antes de meter a cara no mundo! Você não vai se arrepender de se preparar.

[]'s

A

No enem é feito os exames né?
Quais documentos eles pedem, como são as questões da prova?

FearX

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio. Basicamente, com ele você obtem uma nota que serve para ingressar em universidades ou em programas do governo (sendo os mais famosos o FIES, programa de Financiamento Estudantil, e o PROUNI, que é bolsa integral ou parcial (50%)).

Documentos você pode conferir aqui. As inscrições para o ENEM esse ano já fecharam, tem que ser pro ano que vem.

Pessoalmente, sobre a prova, é uma revisão do ensino médio (não sei como se chama ai na Angola, mas são os três últimos anos da escola). Muita gente acha dificil, mas em minha opinião é apenas uma prova extensa. Com um pouco de lógica você se sai bem.

A

Meu plano é de morar em Baurú, interior de são paulo
Quanto é a faculdade de analise de sistemas por aí?
O aluguel é caro também?
Virei sozinho, sem a família vai ser duro pra mim, mas estou disposto chegar até aí, nem que se for em marte eu vou.

A

tem programas de bolsa de estudos para imigrantes?

FearX

Do lado de onde eu moro. Bem perto mesmo.

Depende. Você pesquisou? O que já achou? Em Bauru não conheço nada sobre ADS.

Mais uma vez: Depende! Um aluguel no centro tem por média 600 - 800 reais.

Determinação e planejamento são palavras-chave para o sucesso. Planeje bem!

Também não sei. Acho que existem determinadas cotas em determinadas faculdades, mas não sei te dizer em quais.

A

Me ajude, sozinho não consigo Amigo!!

A

Mas posso pagar um quarto né?
Não a casa toda!

FearX

Ora, mas é claro que consegue. Você tem o auxílio da internet, então não está sozinho.

Você precisa pesquisar todos os elementos que envolvem sua vinda e estadia nesse Brasilzão. Isso inclui aluguel, alimentação, transporte, educação, vagas de emprego na região…

Claro, basta achar um. Jogue “alugar quarto Bauru/SP” no Google e veja o que acha. Analise preços e tudo mais.

A

Tenho habilidades que prestam e pretendo mostrar isso, ne quando eu chegar até aí!

A

Brazilsão porque?

FearX

Por que o Brasil é grande, oras.

A

ok

smatt

Ele por ser angolano, fala portugues/pt, e lá não existe essas expressões que nós aqui conhecemos kk por isso ele não entendeu o porque de você usar “brasilzão” kkk

FearX

Faz perfeito sentido. Esqueci desse detalhe.

D

Você quer mesmo ser um Engenheiro da Computação? Ou só quer ganhar dinheiro mesmo , pra mudar de vida?

Se for a segunda opção, te aconselho a fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 2 anos você se forma e consegue emprego antes de se formar.
Com um salário mínimo você consegue pagar esse curso via EAD e ainda sobra dinheiro para se manter. Sem luxo, lógico.

Aí depois que começar a ganhar bem você faz engenharia da computação :wink:

Criado 24 de junho de 2019
Ultima resposta 24 de jun. de 2019
Respostas 16
Participantes 4