Ant + tutoriais = um problema de aprendizado

3 respostas
Sparcx86

Incrivel como uma grande parte dos tutoriais de ferramentas é baseado em ant. Mas é um contrasenso pois na vida real eu vou usar é ferramenta pra gerar stubs e outras coisas e nem sempre vou mecher com ant. Pra falar a verdade nunca fui com a cara do Ant, pode ser prático e tudo mas pra usar em tutorial é péssimo. Pula-se uma série de passos importantes na criação de um projeto. Um exemplo é este: http://www.oracle.com/technology/pub/articles/dev2arch/2007/09/jax-ws-jaxb3.html
Os caras da Oracle ao inves de ensinarem como se usa o Oracle Workshop só mostram um monte de scripts ant, seria isso preguiça?

3 Respostas

Sparcx86

Vou dar outro exemplo claro: http://java.sun.com/webservices/docs/2.0/tutorial/doc/index.html
Meu D´us do céu! É tudo feito na base das ‘tools’ internas deles de xjc etc. :lol: PQP isso é chato demais! Será que não há exemplos mais na pratica mecher com ant é um pé no saco.

qmx

bom, não se esqueça que o mercado usa massivamente ant. Eu também odeio ant mas te garanto que se eles usassem qualquer outro tipo de ferramenta pra chamar o toolkit do xjc, como exemplo, não atingiriam tanta gente quanto atingem usando ant.

uma dica, cuidado com os posts com opinião muito polarizada, daqui a pouco vc vai acabar sendo caracterizado como mais um troll

josenaldo

srsrsrs Galera nova é outra coisa…

Eu sou da época em que se desenvolvia Java EE na UNHA. A implantação era feita manualmente (leia-se, juntamente com rituais macabros para impedir que as almas dos desenvolvedores fosse tragadas pelo conteiner). Daí, um dia, descobri o Ant. Cheguei a colocar minha cabeça a prêmio no trabalho por apotar nele.

Nossa, no meu primeiro build automatizado, foi uma festa ver que o trabalho de 25 minutos (sem erros) foi reduzido para alguns segundos… rsrrrsrsrsrs

Depois disso aí, passei a amar o ANT, pois sei bem a falta que faz.

Pega leve galerinha. O Ant é legal. Tem Maven agora? Claro… Mas Isso não quer dizer que o Ant deva ser escrachado. Superado sim, mas ao menos esse merece morrer com todas as honras! rsrrsrrssr

Criado 13 de novembro de 2008
Ultima resposta 13 de nov. de 2008
Respostas 3
Participantes 3