Ant

Assunto: Aprenda a usar essa super ferramenta, facilitando a compilação, gerenciamento e entrega do seu projeto java.

Você pode ler este tutorial na íntegra http://www.guj.com.br/java.artigo.30.1.guj
Por favor, coloque as suas dúvidas e seus comentários sobre este tutorial aqui.
Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários!

cara, o ANT eh mto show de bola…poderosissimo…
adorei ele…

mas como posso implementa-lo no dia-a-dia, conforme o andamento dos meus projetos em JAVA??

valew

rbarioni com o Ant vc pode automatizar e integrar seu projeto de uma maneira fácil e produtiva. Pretendo escrever em futuros artigos como fazer esse tipo de coisa, mais como vc já perguntou vou te dar um exemplo.

Além de tarefas básicas como compilar, gerar o doc, distribuir e instalar seu projeto, durante o desenvolvimento o Ant pode ser usado para se comunicar com outras ferramentas e automatizar tarefas para vc como:

Se comunicar com o CVS e fazer os commits da última versão que ja foi compilada e testada no Junit e/ou no Cactus via o próprio Ant. Gerar configurações dinâmicas com suas tarefas do Xdoclet em arquivos de configuração como o web.xml, struts-config.xml entre outros, se comunicar com o seu banco de dados para recurepar, modificar ou inserir registros, enviar email com os relatórios do processo de build e etc.

Bem e ainda facilita a integração do código gerado por toda a equipe trabalhando em um mesmo projeto.

Prometo que tudo isso será abordado em novos artigos.

valeu pela explicacao, RIchardson…

mas ainda assim ficou meio vago a ajuda do ANT…

como ele poderia me ajudar trabalhando com o Eclipse??

por exemplo

no eclipse ele tem um RUN e um COMPILE project, certo? ele ateh cria um .project e um .classpath pra isso. Mas e se voce quiser mudar seu projeto pro jbuilder, como vc vai confgurar de onde ele compila pra onde e onde gera a documetnacao e etc?

com um simples arquivo XML, voce pode deixar configurado como voce quer que isso ocorra: de onde compilar, para onde, que JAR gerar, se deve ser feito aglum teste, etc… e ai, se voce mudar de IDE, vai continaur valendo

agora acho q comecei a entender o espirito da coisa…

mas blz…vou continuar mexendo aqui no ANT e qq duvida posto aqui de novo…

valew galera…

Voce pode pegar um plugin para trabalhar com o Ant no Eclipse, o Antview em http://r2tech-eclipse.sourceforge.net/.

Depois de instalar o plugin descompactando ele na pasta plugins, inicie o eclipse e no diretório onde estiver o seu build.xml, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Run Ant…

O Antview te dar a opção de rodar o target que vc escolher passar parâmetros etc. Como o Paulo tinha falado o eclipse ja permite gerenciar projetos, mais com o Ant vc ganha independência de IDE e plataforma além de poder trabalhar em um mesmo projeto onde por exemplo uns membros da equipe estão usando Eclipse e outros JBuilder por exemplo. Você pode configurar todas as libs do projeto CLASSPATH etc e fica independente e fácil de manter e integrar, vc pode ter um build.xml para todo o projeto e uns subbuilds.xml por modulos onde cada membro da equipe trabalha e ao fim do dia gerar o build do build.xml principal para integrar todos os modulos do projeto e fazendo todo um processo definido para ele.

nossa, galera…

entao o ANT vai ser mesmo mto util aqui p/ mim, pois apenas eu tenho o Eclipse aqui…

assim podemos eliminar os problemas de compilacao e execucao do projeto…

valew galera…

Pessoal…trabalho junto com o rbarioni e vimos juntos o Ant ontem…meu, a ferramenta eh show de bolas mesmo…vc gera seu javadoc, gera o jar, as pastas…enfim, estrutura o seu projeto…muito bom mesmo, não conhecia ele, somente por nome…
Onde posso achar material falando mais sobre o Ant? de preferência em português…se for possivel…

Agradeço desde já…

Atencao, Atencao. Precisamos que alguem agora escreva um tutorial avancado sobre ANT! Quem se candidata? ( esta valendo livros gratis na Tempo Real!! )

Rafael

Oi Rafael Steil, eu ja estou preparando os novos tutoriais sobre Ant, em níveis que considero intermediário e avancado(se integrando com outras ferramantas e escrevendo novas tarefas). Em preve estarei mandando para o GUJ, é só dar uma aliviada aqui no trabalho que eu mando.

E Richard eu não conheço outro tutorial em português mais onde eu estou estudando é no próprio site do Ant em http://jakarta.apache.org/ant, e pretrendo continuar escrevendo para o GUJ uma série sobre o Ant.

Falou!!!

Olá,

Estou recebendo a seguinte mensagem ao tentar rodar Ant na linha de comando:

Sem espaço de ambiente

Será que alguém poderia me ajudar?

[]s

Luciano

Tive este mesmo problema e no meu caso consegui resolver colocando a linha abaixo no config.sys. (como está explicado no manual do Ant)

shell=c:\command.com c:\ /p /e:32768

Abraço.

Rafael.

Estou recebendo a seguinte mensagem ao tentar rodar Ant na linha de >>comando:
Sem espaço de ambiente

Estou usando o Ant e preciso executar alguns programas por ele. Mas preciso saber se eles terminaram com sucesso ou se houve algum tipo de erro, pois dependendo do erro, eu posso prosseguir com a execução. Pensei em pegar o errorlevel do sistema operecional, mas nao sei como fazê-lo pelo Ant.

Alguém sabe como pegar o errorlevel retornado pelo sistema operacional pelo Ant?

Se alguem tiver alguma outra sugestão para solucionar meu problema…

Agradeço desde já,

tem como setar o value de uma property global dentro de uma task e que seja acessível por outras tasks??

Aham!

<property name="myProperty" value="theValue"/>

Ola Daniel,
Se eu setar uma property dentro de uma task, essa property nauh eh visivel para outras tasks.
O q eu quero eh exatamente isso, uma maneira de setar uma property ou o value dessa property dentro de uma task e que seja visivel para outras tasks diferentes

Ué? E qual o problema em você declarar a property dentro do escopo do seu project?

só lembrando que as versões mais recentes do eclipse (não sei bem a partir de qual), já vem com o plugin do ant integrado e lembro também que é possivel usar o ant para gerenciar outros tipos de projetos, como por exemplo aplicações rodando em PHP (claro que isso foge do escopo aqui do fórum)

só uma pergunta , nunca havia experimentado o ant e ando lendo um pouco sobre o assunto gostaria de saber o nivel de XML exigido para usar o ant , sendo q nao tenho familiaridade com o Xml .

vinicius