Assunto: Aprenda a usar essa super ferramenta, facilitando a compilação, gerenciamento e entrega do seu projeto java.
Você pode ler este tutorial na íntegra http://www.guj.com.br/java.artigo.30.1.guj
Por favor, coloque as suas dúvidas e seus comentários sobre este tutorial aqui.
Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários!
rbarioni com o Ant vc pode automatizar e integrar seu projeto de uma maneira fácil e produtiva. Pretendo escrever em futuros artigos como fazer esse tipo de coisa, mais como vc já perguntou vou te dar um exemplo.
Além de tarefas básicas como compilar, gerar o doc, distribuir e instalar seu projeto, durante o desenvolvimento o Ant pode ser usado para se comunicar com outras ferramentas e automatizar tarefas para vc como:
Se comunicar com o CVS e fazer os commits da última versão que ja foi compilada e testada no Junit e/ou no Cactus via o próprio Ant. Gerar configurações dinâmicas com suas tarefas do Xdoclet em arquivos de configuração como o web.xml, struts-config.xml entre outros, se comunicar com o seu banco de dados para recurepar, modificar ou inserir registros, enviar email com os relatórios do processo de build e etc.
Bem e ainda facilita a integração do código gerado por toda a equipe trabalhando em um mesmo projeto.
Prometo que tudo isso será abordado em novos artigos.
no eclipse ele tem um RUN e um COMPILE project, certo? ele ateh cria um .project e um .classpath pra isso. Mas e se voce quiser mudar seu projeto pro jbuilder, como vc vai confgurar de onde ele compila pra onde e onde gera a documetnacao e etc?
com um simples arquivo XML, voce pode deixar configurado como voce quer que isso ocorra: de onde compilar, para onde, que JAR gerar, se deve ser feito aglum teste, etc… e ai, se voce mudar de IDE, vai continaur valendo
Depois de instalar o plugin descompactando ele na pasta plugins, inicie o eclipse e no diretório onde estiver o seu build.xml, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Run Ant…
O Antview te dar a opção de rodar o target que vc escolher passar parâmetros etc. Como o Paulo tinha falado o eclipse ja permite gerenciar projetos, mais com o Ant vc ganha independência de IDE e plataforma além de poder trabalhar em um mesmo projeto onde por exemplo uns membros da equipe estão usando Eclipse e outros JBuilder por exemplo. Você pode configurar todas as libs do projeto CLASSPATH etc e fica independente e fácil de manter e integrar, vc pode ter um build.xml para todo o projeto e uns subbuilds.xml por modulos onde cada membro da equipe trabalha e ao fim do dia gerar o build do build.xml principal para integrar todos os modulos do projeto e fazendo todo um processo definido para ele.
Pessoal…trabalho junto com o rbarioni e vimos juntos o Ant ontem…meu, a ferramenta eh show de bolas mesmo…vc gera seu javadoc, gera o jar, as pastas…enfim, estrutura o seu projeto…muito bom mesmo, não conhecia ele, somente por nome…
Onde posso achar material falando mais sobre o Ant? de preferência em português…se for possivel…
Atencao, Atencao. Precisamos que alguem agora escreva um tutorial avancado sobre ANT! Quem se candidata? ( esta valendo livros gratis na Tempo Real!! )
Oi Rafael Steil, eu ja estou preparando os novos tutoriais sobre Ant, em níveis que considero intermediário e avancado(se integrando com outras ferramantas e escrevendo novas tarefas). Em preve estarei mandando para o GUJ, é só dar uma aliviada aqui no trabalho que eu mando.
E Richard eu não conheço outro tutorial em português mais onde eu estou estudando é no próprio site do Ant em http://jakarta.apache.org/ant, e pretrendo continuar escrevendo para o GUJ uma série sobre o Ant.
Estou usando o Ant e preciso executar alguns programas por ele. Mas preciso saber se eles terminaram com sucesso ou se houve algum tipo de erro, pois dependendo do erro, eu posso prosseguir com a execução. Pensei em pegar o errorlevel do sistema operecional, mas nao sei como fazê-lo pelo Ant.
Alguém sabe como pegar o errorlevel retornado pelo sistema operacional pelo Ant?
Se alguem tiver alguma outra sugestão para solucionar meu problema…
Ola Daniel,
Se eu setar uma property dentro de uma task, essa property nauh eh visivel para outras tasks.
O q eu quero eh exatamente isso, uma maneira de setar uma property ou o value dessa property dentro de uma task e que seja visivel para outras tasks diferentes
só lembrando que as versões mais recentes do eclipse (não sei bem a partir de qual), já vem com o plugin do ant integrado e lembro também que é possivel usar o ant para gerenciar outros tipos de projetos, como por exemplo aplicações rodando em PHP (claro que isso foge do escopo aqui do fórum)
só uma pergunta , nunca havia experimentado o ant e ando lendo um pouco sobre o assunto gostaria de saber o nivel de XML exigido para usar o ant , sendo q nao tenho familiaridade com o Xml .