Ao executar o arquivo jar no netbeans a aplicacao nao chama relatorios do iReports [resolvido]

boanoite galera!!! eu estava com um determinado problema para fazer meus relatorios do iReports fecharem pois estavam fechando toda a aplicacao. blz consegui resolver com a ajuda de integrantes do forum, bastava colocar um false logo apos o JasperPrint.
Mas agora minha aplicacao praticamente pronto executo o arquivo jar, roda a aplicacao perfeitin telas, botoes, insercoes, etc… mas ao chamar um relatorio nada de funcionar… engracado que compilando dentro do netbeans funciona perfeito, alguem saberia me explicar o que acontece?
import java.util.HashMap;
import javax.swing.JOptionPane;

import net.sf.jasperreports.engine.JRException;
import net.sf.jasperreports.engine.JRResultSetDataSource;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperCompileManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperPrint;
import net.sf.jasperreports.view.JasperViewer;

import utilitarios.conexao;

public class relatCidade {

conexao con = new conexao();

public relatCidade() {
try
{
con.conecta();
con.executeSQL(“SELECT * from cidade”);
JRResultSetDataSource jrRS = new JRResultSetDataSource(con.resultset);
JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager.fillReport(
“relatorio/relCidades.jasper”, new HashMap(), jrRS);
JasperViewer.viewReport(jasperPrint);

} catch (Exception erro){
JOptionPane.showMessageDialog(null,“deu erro =”+erro);
}
}

public static void main (String args[])
{
new relatCidade();
}
}

os JAR’s utilizados (Irreport,etc.) devem estar dentro da pasta onde está o JAR gerado pelo netbeans. Tente isso.

entao amigo poderia ser mais especifico? sou iniciante

Quando vc começou a trabalhar com relatórios vc deve ter baixado alguns arquivos “.JAR’s” e deve ter adicionado ao classpath ou ao projeto, certo? Quando o arquivo JAR do seu programa for gerado pelo netbeans, vc deve colocar os arquivos JAR’s na mesma pasta dele ( do jar que foi gerado pelo netbeans). Aí vc tenta executar novamente.
:). Sei que parece estranho. Talvez eu não tenha didática pra explicar isso. Se vc não entendeu pergunte denovo, aí eu tiro uns print’s e te mostro.

Eu sei que o post é velho mas vou tentar :).
ESTOU COM ESTE MESMO PROBLEMA, A APLICACAO EXECUTADA FORA DO NEBEANS NAO ABRE OS RELATORIOS. aLGUEM PODE ME DAR UM HELP PLEASE

bom dia caro colega é o seguinte…

Localizando a pasta C:\Nome do teu projeto\dist

voce deve jogar todos os arquivos referentes aos seus relatorios, no meu caso como exemplo: rel_Fornecedores.jasper.

sendo assim ao executar tua aplicacao e chamar teu relatorio ele ira funcionar. Lembrado q meus relatorios sao feitos no ireports.

ok?

qq duvida entra em contato… no meu aqui resolvi assim…

Comigo não deu certo copiado para os arquivo do relatório para o mesmo que estava o jar gerado pelo netbeans

agora que vi aqui… nao sei se vc esta com o problema, mas entao caro colega, independente de colocar os arquivos .jasper dentro da pasta dist do teu projeto, funciona da mesma maneira, hoje vejo que depende muito do metodo que faz chamar esses relatorios, e os JARS do ireports…

colocando os .jasper dentro da pasta dist ou nao, funciona blz…

se quiser posso postar aki o meu metodo que chama os relatorios…

so preciso antes pegar em casa…

abraco!!!