Estou fazendo uma aplicação simples de cadastro no NetBeans IDE 4.0 e para testá-la eu utilizo a opção “run file” e funciona belezinha, grava no BD(MySQL) normal.
Porém, ao criar um arquivo jar(seguindo as instruções contidas nesse fórum) e executá-lo pelo windows, ele abre o form normal mas não executa funções que incluem consultas ou updates e inserts no BD.
Será que alguém tem idéia de qual seja o problema? Como eu posso saber qual erro está ocorrendo na aplicação, como se tivesse uma janelinha “Output” do NetBeans?
Ao criar o JAR eu botei no diretório todas as classes do projeto, precisa algo mais???
Por favor, ajudem esse iniciante que só sabe mexer com a interface suuper intuitiva e fácil do Delphi!!! Valeu!
bom se vc quer saber o que seu programa pode jogar no output
set as variaveis de sistema para o java e execute em um terminal (shell ou DOS)
java -jar seuArquivo.jar
e o erro seram jogados na tela…
Então, o erro q tá dando é q ele não está conseguindo encontrar o driver do MySQL!!
Como eu faço? Tentei copiar o driver dentro do jar mas só ficou um arquivo grande e não funciona do mesmo jeito…
Precisa declarar nas variáveis de ambiente?
bom,naum precisa por o drive junto com seu arquivo jar,mas sim deixar junto com o classpath do seu projeto no netbeans,enfim,no netbeans 4 click com o botao direito do mouse no seu projeto e e va em ‘properties’,na janela que abrir va em ‘compile source’,no lado direito da mesma janela adicone um ‘external jars’ o arquivo jar do Mysql.
mas ainda to em duvida sobre sua pergunta,tente rodar pela linha de comando pra ver o output do programa rodando…
flw!
Então, no NetBeans funciona belezinha, se vc compila e roda por lá grava os dados no BD normal.
Daí eu peguei os .class q o NetBeans compila, copiei numa pasta C:\Temp\esperanca, criei o manifest.txt em C:\Temp assim:
Sendo q a classe q contém o void main é a Form_Representante.class
Daí criei o jar: C:\Temp\jar cfm teste.jar manifest.txt esperanca*.*
E qdo executo, abre o form normalmente, executa as funções normalmente, porém qdo tento fazer qquer operação que envolve o BD dá esse erro:
Da onde eu concluo que ele não está encontrando o driver, que está na pasta C:\j2sdk1.4.2_05\jre\lib\ext
No NetBeans encontra, mas no jar não…onde eu devo declarar essa CLASSPATH???
Frankie no meu ultimo post eu expliquei como colocar o drive do MySQL no NetBeans!
outra coisa,vc tah criando o arquivo jar por sim mesmo? tipo,pela linha de comando??
o NetBeans faz isso! e quando ele faz isso ja coloca as classes referentes ao drive no arquivo jar…depois te passo aki e falo como cria o arquivo jar no Netbeans…
Tô com o msm problema. Dentro do netbeans4 adicionei os jar’s q eu precisava (mysql) e blz… roda direitinho.
Qdo dou um buil project, ele cria sozinho o meu arquivo jar.
qdo tento rodar esse jar gerado dá o msm problema: num encontra o mysql-connector
Dei uma busca no google e encontrei tutoriais dizendo pra colocar o classpath no arquivo manifest, mas num consegui fazer isso, já q estou usando o arquivo jar gerado pelo próprio netbeans.
Tentei até msm abrir o arquivo jar no winzip, extrair o manifest, editá-lo e colocá-lo de volta, porém tive uma mensagem de erro dizendo q o jar está comrrompido.
Bom… pelo que vejo as alternativas são 2:
1 - criar o manifest e o jar no braço msm, colocando o classpath
2 - Configurar o netbeans4 pra colocar o classpath no manifest
Sem dúvida prefiro a alternativa 2. Só que ainda num descobri como fazer isso. Dando uma fuçada pelo netbeans, imaginei q seja através do arquivo build.xml, mas ainda num to certo disso.
[]'s
Dei mais uma pesquisada na web e achei a solução:
descompacte o arquivo jar do mysql dentro do diretório da sua aplicação.
ele vai criar subdiretórios. normal.
Em verdade, vc só precisa do conteúdo de 2 subdiretórios: org e com. os outros arquivos podem ser apagados.
Depois é só dar um build project no netbeans4 e pronto.
Ao que vi, a explicação para isso é q nunca se tem um arquivo jar dentro de outro.
E na verdade, fiz isso com 3 arquivos jar. mysql, absolutelayout e barbecue