WASHINGTON - A companhia de internet AOL, filial do gigante norte-americano Time Warner, decidiu suspender o desenvolvimento do navegador da web Netscape, um dos mais usados no mundo.
Tom Drapeau, diretor do Netscape dentro da AOL, anunciou nesta segunda-feira, 31, no blog do Netscape que desde a última versão número 9 do navegador até a 1.0 deixarão de estar disponíveis a partir de 1º de fevereiro de 2008.
Na opinião de Drapeau, a AOL decidiu suspender o desenvolvimento do navegador pois tem sido “incapaz de ganhar fatia de mercado e o número de usuários diminuiu”.
E além do comunicado, eles recomendam o uso do Firefox:
esb
^^
Acho que aqui a maioria sabe. Por isso minha homenagem
MrDataFlex
e tbm do java…script
clodoaldoaleixo
Já foi tarde.
S
Schuenemann
Foi o navegador que me apresentou à Web
Deixou um descendente legal.
crpablo
Também conhecí a net através do netscape… além disso minha primeira page fiz com ele… hahaha
Mas em minha opnião, ele já deveria ter acabado a tempo.
abraços
L
lavh
Não deixa de ser o pai do IE tbm!
Alias, se a Microsoft não tivesse colocado o IE embutido no Windows com certeza hj não estariamos lendo essa notícia. Mas é isso aí, quem pode pode, quem não pode…
Mais um software q a Microsoft enterrou:
Alguém mais adiciona algum a lista?
[]'s
Bani
Quanto ao ICQ há controvérsias. Pode estar meio em desuso no Brasil, mas no exterior muita gente usa AIM, que hoje está perfeitamente integrado ao ICQ.
E essa história de “pai” é muito relativa. Na minha opinião a árvore genealógica fica assim: Netscape é pai do Mozilla, e Firefox é um meio-irmão mais novo do Mozilla, mas de outro casamento. Afinal reescreveram o código inteiro. Só a mãe (Mozilla Foundation) é a mesma.
Eu também comecei na Web com Netscape. Era a versão 2. Baixei a 9 antes de tirarem do ar para guardar de recordação
rafaelglauber
Só achei estranho é que eu vinha utilizando a versão 9, desde os betas e a frequencia com que eles estavam atualizando essa versão era enorme, quase que de semana em semana, agora sai uma notícia dessas… bem já fiz a substituição pelo firefox e iria fazer de qualquer jeito, pois o plugin para o flash 9 tava dando problema.
P
pardal_nb
Vai tarde…
nunca usei esse Lixo…rssrsrs
:twisted: :twisted: :twisted:
Bani
Eu admiro a ex-Netscape como empresa. Grande impacto no movimento de software livre e tudo mais. Mas de fato depois que a AOL comprou o browser tiver que transferir a totalidade da minha admiração pra Mozilla.
Marcio_Nogueira
A AOL perdeu mercado no Brasil em função do famigerado “kit” que alterava as configurações do computador. (Até hote uso este kit como porta copos). Já o término do desenvolvimento do netscape acho uma pena, pois foi o primeiro browser com uma interface simples no contexto da década de 90.
Bani
Término do desenvolvimento do Netscape como browser é algo meio relativo… Mesmo depois que o Netscape “separou” do Mozilla, o código do Netscape era aproveitado e quase idêntico ao do Mozilla. A não ser que tenha acontecido alguma mudança mais recente que eu não fiquei sabendo.
Is Netscape = Mozilla?
As mentioned in previous sections, Netscape (browser) has been using “Mozilla” as it?s code name. Mozilla (browser) is the product from Mozilla Organization. Because for many years, AOL/Netscape (company) was the main sponsor of Mozilla Organization, AOL/Netscape took the Mozilla (browser) and repackage it to Netscape 6, and later Netscape 7.
ahh na minha opniao foi tarde… pq nos ultimos tempos, atualizacao do browser nada de inovador… nada q estimulasse eu deixar de usar o IE e usar ele… ao contrario do mozila… apesar do netscape ser pai, o seu filho o superou hehe…
boaglio
Como eu sou mais jurássico que vocês acessei a internet pela primeira vez com o Lynx, um browser modo texto que existia no FreeBSD que era o servidor da faculdade.
Antes disso internet era só email,IRC e FTP mesmo.
Depois usei o vovô Mosaic que logo teve seu filho Netscape.
Usei Netscape até a versão 4, depois fui para o ainda pesado Mozilla 0.86 e em seguida ao Firefox.
Quando eu podia, usava o Konqueror e o Opera, que são excelentes opções também.