AP - Gerenciamento de Alunos (Software)

gente…
preciso de uma ajuda, vou construir um software para gerenciamento de alunos
é um projeto chamado AP e as pessoas do meu grupo me deixaram na mão, so ficou
eu, então vou precisar recorrer ao meus amigos do forum.

Problema:
Preciso fazer um software que cadastre alunos e exiba esse cadastro, que eu consiga
controlar o número de desistentes, e algumas outras coisas de secretária de uma escola
de informática.

se puderem me ajudar, por favor quero dicas, não estou pedindo código nem nada, é que agora vo precisa de ajuda.
vlw gente :smiley:

vc vai desenvolver isso pra web ou desktop?

Fala Brow,

Manja um pouco de programacao?? E de Java?

Abraco!

então vou fazer para desktop mesmo.
sei pouca coisa de programação em Java, mas tenho bastante lógica.

A primeira coisa que vc tem que fazer é entender como funciona a escola em que estes alunos estudam.

1. Descubra como funciona o processo de inclusão dos alunos na escola, quais são dos dados necessários.

2. Verifique o que acontece quando um aluno pede desistencia, quais são os procedimentos envolvidos.

flws

mas o problema é o seguinte me deixaram na mão, sorte que foi no começo.
ja fiz toda a analise, então so falta uma luz…
alguem poderia dar? =P

Bom…

Vou tentar dizer algo util
aeuheahueauhaeuhe
=]

Pra montar o sistema desktop, voce pode usar swing. Eu utilizo o Netbeans pra criar as telas, e ajuda bastante.
Crie um JFrame, vai adicionando componentes, que voce pega o jeito.

Depois, se vc quiser salvar os dados em algum banco, eu sugiro utilizar Hibernate. Alem de voce
nao precisar se preocupar em montar SQL’s, vai ganhar bastante tempo.
Quanto ao banco, Mysql e Postgres sao minhas sugestoes, com preferencia pra este ultimo.

Nao sei se relatorios entram na sua necessidade, mas usar iReport tambem ajuda.

Aqui tem uns links joias pra se ler, nao sao demorados e dao uma base:
Hibernate: http://www.guj.com.br/content/articles/hibernate/intruducao_hibernate3_guj.pdf
Swing: http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=38
iReport: http://javafree.uol.com.br/artigo/3154/Tutorial-de-IREPORT.html

Bom, esse eh o inicio, da uma lida e vai batendo cabeca…
Conforme tiver duvidas, manda pra gente ae!

Boa sorte!

É para escola ou universidade ?

kenneth muito obrigado por isso, muito mesmo (qualquer duvida posso pergunta aqui msm?)

e é pra minha faculdade sim, todo semestre tem tipo um TCC (AP) e esse vai ser o meu.

Fala brow!!

Estamos ae pra isso!
=]

Qualquer coisa, pergunta ae…
Eu nao sei muita coisa, mas no pior dos casos, eu aprendo tambem.

Abraco!

[quote=felipexavier]kenneth muito obrigado por isso, muito mesmo (qualquer duvida posso pergunta aqui msm?)

e é pra minha faculdade sim, todo semestre tem tipo um TCC (AP) e esse vai ser o meu.[/quote]

HAuahauahua a pergunta dele eh o Publico alvo do seu Software e nao pra quem voce vai entregar…

nossa desculpa…
não é um software feito para alguem, eu estou me baseando em uma escola, vendo o que eles precisam…
como eu disse é um software para uma escola de informática.

eu coloquei uma imagem no software por um label, mas o problema é que quando eu começo a diminuir a imagem vai sumindo, ela não diminui junto, entende? exemplo: quando eu vou diminuindo a imagem, so diminui o tamanho do label a imagem continua do mesmo tamanho, com isso vai cortando a imagem, tomara que entendam o que estou dizendo.

se alguem puder ajudar? preciso que ela fique do tamanho que eu peguei dentro do label, mas que eu decida o tamanho do label.