A principio a fim de estudos, estou desenvolvendo uma aplicação web com glassfish (com JSON) no netbeans, e atualmente gosto de utilizar o PostgreSql, em seguida abaixei o apache e tal, porem como eu faço para que ele de fato se torne meu servidor e eu possa acessá-lo de outra maquina ?
Li algo a respeito de que devo colocar minhas paginas web em uma pasta do apache, mas o glass gera algum arquivo do gênero ?
Você deve utilizar o Apache Tomcat para rodar sua aplicação web java. Para rodar sua aplicação nesse servidor, gere o pacote WAR do seu projeto e coloque na pasta webapps e, então, inicie o tomcat.
Apache: HTTP ou Tomcat? Qual versão?
Independente, você deve executar o serviço e acessá-lo pelo IP/hostname na portal disponível.
Normalmente, serviço HTTP está disponível na portal 80 (padrão web) e o Tomcat na porta 8080.
Estas definições também podem ser alteradas.
Entendi, mas as minhas aplicações no glassFish ficam na porta 8080, e tem todo um caminho de url que é passado como parametro, a classe dao do banco de dados não vai mudar nada correto ?
Pessoal, pra ficar claro: Glassfish é um servidor de aplicação, se ele implementou utilizando os recursos da JEE, a aplicação dele não vai rodar em um Tomcat, que é apenas um WebContainer. Servidor de aplicação é um web container (container web, servlets) com mais recursos de segurança, transação, mensageria, entre outras coisas…
Ou seja John-Jones, se você está utilizando Glassfish ja, basta subir o seu Glassfish, que é um servidor de aplicação, e accessar na URL configurada.
porem como eu faço para que ele de fato se torne meu servidor e eu possa acessá-lo de outra maquina ?
Para conseguir rodar sua apliação na web e outros fora da sua rede conseguir acessar, você deve ter um servidor de hospedagem (modo mais convencional) ou utilizar algo como o https://ngrok.com/ .