Oi pessoal
Ao começar mais um projeto, fiquei assustado. Antigamente eu passava o dia fazendo download das ultimas versoes das libs que preciso, mas hoje em dia:
- jetty para servlet container
- hibernate para persistencia
- eclipse para desenvolvimento
- hsql para base de desenvolvimento (confesso que tambem estou usando o derby)
no final so fiquei com os commons-* que sao uma praga e o bom e velho log4J. antigamente nao era assim… a apache ta perdendo bastante terreno para o JBoss group, nao acham? E eu que achei que era furada do hbiernate se jutnar com eles em uma nova umbrella de projetos…
Eu discordo um pouco, pois nem só de java vive o projeto Apache (que é open-sopurce, então “viver de java” faz sentido?), vide as coisas que eles estão fazendo em outras linguagens, além do MyFaces, que, pelo pouco que eu vi é uma excelente implementação.
o jakarta parece que ta perdendo força sim …
a implementação de referencia para servles parece que saiu da mão deles, ta dentro do glassfish agora …
e ai por diante, mas é só o jakarta, a apache continua forte como sempre 
Também discordo um pouco. Vários projetos que iniciaram no jakarta viraram top-level projects do apache (exemplos mais notáveis: ant, struts, tomcat).
No jakarta sobraram basicamente alguns projetos obscuros e os N projetos do jakarta-commons (alguns bem inúteis na minha opinião…).