[quote]Os dias do modelo tradicional de venda de software estão contados, na medida em que o código aberto se torna um paradigma de escolha, afirmou Greg Stein, chairman da Apache Software Foundation, durante o evento EclipseCon 2006, na quarta-feira (22/03). O software está se tornando cada vez mais comoditizado - disse Stein, durante sua apresentação - e mais disponível e fácil de encontrar.
Ele citou o pacote OpenOffice como exemplo de substituto ao Microsoft Office.[/quote]
O OpenOffice evoluiu bastante, hoje em dia sua versão está perto do pacote office da MS, falta evoluir a parte de sua planilha e do Press para se comparar ao excel e o PowerPoint da MS, mas de fato, em suma evoluiu muito.
Não sei para todas realidades e propositos, mas o Open Source irá dominar muitas áreas sim, não diria para todos os casos de aplição, mas muitos sim.
Obs: O OpenOffice, com exceção de alguns casos, está longe de ser um subistituto para o Office.[/quote]
Em quais casos? Minha visão é justamente o contrario, a minoria precisa.
Duvido que mais do que 5% ou 10% das pessoas que usam o office precisam das ferramentas que só ele tem.
Só para justificar meu ponto de vista: trabalho em uma empresa que tem mais de 100.000 funcionários, onde quase todas as estações tem MS-Office e ninguém utiliza mais do que os botões formatar texto e de justificar.
Além disso, em empresas de outros ramos, não vejo ninguém utilizar muito mais do que isso.
O Excel por exemplo tem funções pra kcet, tem muita coisa, que qualquer um aqui não saberia fazer se não chega-se e estuda-se com um livro, tutorial ou curso.
Não entanto quem utiliza esses recursos? Quase ninguém, a não ser o pessoal específico que precisa disso, e nem profissional de TI precisa.
Na empresa onde eu estou estagiando o OpenOffice não substitue o MSOffice quando estamos falando de grandes palestrantes que utilizam o MS PowerPoint.
Eles levam ao máximo o poder do software da Microsoft. Entretanto, nos outros casos, o OpenOffice já pode ser considerado um substituto à altura e estamos trabalhando para que ele venha a substituir de vez.
Vai que Deus nos Livre eles lançam um Office Vista por aí, que seja objeto de desejo dos usuários, e a empresa queira comprar. É caro po!
Quando alguns deles ficam sabendo que existe um tal de OpenOffice que “faz-a-mesma-coisa” eles ficam boquiabertos. Juro, sou eu que instalo o office.
Esse negócio de que 95% 99,9999%, números sem base nenhuma em pesquisa alguma é muito estranho. Existe um termo para isso na psicologia, mas eu nao me lembro qual é. Quando alguém que dar enfase a uma mentira, ou então a sua opinião pessoal logo inventa um número, sempre acima dos 80% para enfatisar. Vamos parar com isso.
Bom, no ambiente em que eu vivo Excel, Word, Power Point e Outlook são utilizados com todas as funcionalidade possiveis e impossiveis. E o OpenOffice, embora muito bom para trabalhos escolares e necessidades básicas está longe de um Office.
No que o Office dá um banho no OpenOffice? Facilidade de uso, colaboração, vizualmente mais bonito e recursos em geral.
Qual é a funcionalidade e integração com ferramentas de BI do OpenOffice? Pivot table integrada com ferramentas de BI, existe isso?
O office é um software muito barato para a maioria das empresas, uma vez que ele se paga.
Não estou querendo desmerecer o OpenOffice não, ele é muito bom. Só é inferior ao Office. E esse negocio que tudo tem que ser software livre é meio infantil demais. Software caro, é o software que não se paga. E um software opensource pode ser muuuuito caro.
Eu não quero software de graça, eu quero software bom. Seja ele pago, de grátis, open source, closed source…
Por que empresas pagam milhões para uma IBM da vida, quando seria mais barato e até melhor uma outra solução, seja ela opensource, heim?
Dois fatores:
*) Pessoal de venda, com seu marketing.
*) Se o projeto/solução der merda, têm alguem grande para colocar a culpa e tirar o dele da reta (gerente ou qq coisa do projeto).
Enquanto, no Brasil por que la fora isso já ate é uma timida realidade, software opensource terá sua utilização um pouco limitada.
[quote=Cocota]Na empresa onde eu estou estagiando o OpenOffice não substitue o MSOffice quando estamos falando de grandes palestrantes que utilizam o MS PowerPoint.
Eles levam ao máximo o poder do software da Microsoft. Entretanto, nos outros casos, o OpenOffice já pode ser considerado um substituto à altura e estamos trabalhando para que ele venha a substituir de vez.[/quote]Agora eu fiquei curioso. Quais são as grandes funcionalidades do PowerPoint usadas pelos grandes palestrantes da sua empresa?
Eu sei a resposta, porque eu fiz parte do time de testes do Office XP PT-BR, antes mesmo dele ser chamado de XP, e antes mesmo de ele ser anunciado para o público. Isso lá pros idos de 2000/2001. Mas gostaria de saber de você o que é tão usado assim que não possa ser substituído pelo OpenOffice.
[quote=juzepeleteiro]Esse negócio de que 95% 99,9999%, números sem base nenhuma em pesquisa alguma é muito estranho. Existe um termo para isso na psicologia, mas eu nao me lembro qual é. Quando alguém que dar enfase a uma mentira, ou então a sua opinião pessoal logo inventa um número, sempre acima dos 80% para enfatisar. Vamos parar com isso.[/quote]Zé, concordo com você, mas nesse caso do powerpoint, realmente isso se aplica. Afinal, é o programa mais usado por spammers do mundo inteiro. E para mandar spam não é necessário colaboração online, broadcast de apresentação… :lol:
*) Pessoal técnico capacitado apenas em uma ferramenta.
Po, não vou ser idiota e dizer que não existem cenários para por exemplo um Oracle ou DB2, mas o que vi (pesquisa por experiência) e comprarem um banco de dados por que as pessoas só sabem operar com aquele sistema.
Lógica de dados, SQL (nativo) e também o principal: o conhecimento específico de uma ferramenta para fazer rotinas de adminstração.
Tem coisas que as pessoas usam mais como marketing, para omitir que lhes falta conhecimento mais amplo, mais fazer o que, quem quer ficar desempregado?
Eu resolvi fazer um teste no meu note novo, decidi ter e usar somente softwares legalizados, sejam eles pagos ou gratuitos.
Fiquei com o Windows pra não perder tempo com configurações em geral mas nas hora de desembolsar pra suite de escritório não teve santo que me convencesse que valia a pena o office.
Hoje sou um feliz usuário do openoffice, nunca deixei de fazer nada do que quis por alguma limitação e por via das dúvidas tenho os viewers da Microsoft pra ver os spams
mas sobre o tópico … tenho vários sftwares pagos aqui pq os gratuitos nao me atendiam.
[quote=smota]Hoje sou um feliz usuário do openoffice, nunca deixei de fazer nada do que quis por alguma limitação e por via das dúvidas tenho os viewers da Microsoft pra ver os spams [/quote]+1
Atualmente eu estou usando o Office 2000 aqui no trabalho. Esse sim me deixa bem infeliz, ainda mais pra quem se acostumou a usar do Office XP pra cima, onde houve uma significativa evolução na usabilidade (principalmente no Outlook).
Eu acho uma tremenda bobagem dizerem que o software proprietário está com os dias contados. Acho que virou moda falar isso. Posso até estar enganado, mas acredito piamente que isso NUNCA vai acontecer.
Sobre a questão do software livre, eu acredito que seja (notem as aspas) um modelo de negócio inviável. Já o modelo de negócios baseado em código aberto (open source) já está dando alguns frutos, ainda que sejam poucos e a tendência é crescer bastante.
Já usei muito o OpenOffice e concordo que ele está bem atrás do MS Office.
O maior problema que vejo no software open source, é que principalmente aqui no Brasil não se tem suporte qualificado, por isso empresas grandes pagam fortunas por soluções fechadas. Uma empresa não pode se dar ao luxo de ao se deparar com problemas corriqueiros, ficar postando mensagem em foruns e procurando coisas nas documentações (que na grande maioria dos software open source isso é lenda né), por isso pagam por suportes 24x7 e aquele monte de tranqueiras.
Claro que em alguns casos pingados temos software open source de excelência qualidade, bem documentados e com suportes decentes, mas isso são exceções a regra.
Quanto ao OpenOffice, tem uma amigo economista que tentou fazer um de seus trabalhos no Calc, em com muita paciência dele tentar discobrir o uso das funções, onde estavam e tudo, depois de algumas tentativas ele desistiu, não conseguiu fazer mais que um única formulinha simples. Existem muitos usuários específicos para os recursos do pacote Office sim, e particularmente uso o OO desde antes da versão 1.0 e digo que o mesmo é muito pesado, feio, e emobra o esforço, ainda está algumas boas versão de ser o que o MS Office é hoje.
Uso o OOO a quase um ano em casa, para mim só teve um caso que o Ofice fez falta, que foi quando tive de ler um documento no qual usaram recursos do Word que o OOO ainda não suporta.
De modo geral, para editoração de textos, planilhas e apresentações, não vejo grandes problemas e o OOO acho mais facil de usar que a nhaca do Office 2000.
Já usei muito o Open Office e pelo preço que paguei seu custo/benefício foi melhor do que o Office.
O Calc não pode ainda rivalizar com o Excel.
Quanto ao PowerPoint, eu preferia o OpenOffice pois me permitia converter a apresentação para PDF que com o PowerPoint eu não sabia fazer. Mas concordo que o PowerPoint faz apresentações um pouco mais bonitas e para apresentações comerciais é melhor mesmo do que o OpenOffice
Sobre esta discussão toda:
Nunca o mundo será Open Source
Cada dia que passa há mais coisas Open Source confirmando que realmente os tempos são outros mas ainda falta muito para tudo FOSS.
É perfeitamente possível não usar NADA pirata e sem pagar por nada. Fora ler cronogramas do Project, acho que todo o resto há boas opções free
Já vi aplicações OpenSource fecharem o código e deixarem de ser free
A adoção em massa do Open Office nas empresas é mais fácil nos altos escalões do que com o povão porque pobre gosta de usar coisas caras. Com software de graça o Zé Mané lá da contabilidade se sente desprestigiado.