Apache: software proprietário está com os dias contados

Faz muito tempo q não utilizo office da Microsoft, mas quando utilizava não havia uma opção exportar como PDF como há no OOO.

Acho q eles devem ter implementado!!!

Mas é isso, acho q existem alguns recursos no OOO q o ofice da MS não tem, como utilizar um BD qualquer com um drive JDBC, coisa q o access não faz.

Para minhas necessidades em relação a office o OOO consegui supri todas( são poucas ).

No meu ponto de vista, alguns pontos negativo:
pesado;
correção ortografica.

Gosto muito do Koffice, tbem uma exelente opção, e muito leve por sinal.

Em relação a aprecencia visual dele, antes da versão 2 tdo bem, mas a partir da versão 2 ele tá bem bonitinho.

[]'s

Gente, o OpenOffice não é de se jogar fora. Da para fazer muita coisa nele. Esse não é o ponto. E se você não for muito exigente te satifaz na boa.

Agora dizer que ele tá pau a pau com o Office, e que as funcionalidade que o Office têm e o OpenOffice não. ninguém usa é um engano.

Agora, eu pessoalmente não consigo usar o OO por que me faz falta todas aquelas funcionalidade, além do que eu gosto de usar um software bonito.

[]'s

É só instalar o CutePDF.

[quote=danieldestro]É só instalar o CutePDF.[/quote]

Então faz um teste pra mim aí no teu office, vai no excel e tenta subtrair horas…

5:00
7:00

tenta subratir 5h -7h e olha o que ele mostra, depois faz isso no openoffice…

Todo mundo que já tentou controlar suas horas trabalhadas no office já passou por isso.

[quote=leomc][quote=danieldestro]É só instalar o CutePDF.[/quote]

Então faz um teste pra mim aí no teu office, vai no excel e tenta subtrair horas…

5:00
7:00

tenta subratir 5h -7h e olha o que ele mostra, depois faz isso no openoffice…

Todo mundo que já tentou controlar suas horas trabalhadas no office já passou por isso.[/quote]

Ótimo! Agora o OpenOffice é melhor que o office?

Existem horas negativas?

o openoffice não é melhor que o office, mas uma suite com 15 anos deveria suportar algo bobo com isto. Acho que os office assim como outros software dominados pela MS estão muito atrasados, depois de tanto tempo poderíamos ter planilhas e editores de textos de melhor qualidade…

E existe sim…
Se você precisa trabalhar 8 horas por dia e trabalhou 7? deve uma não? seu saldo é -1 hora

OpenOffice com 2,5 anos de uso.

Fico com cara de bobo quando vejo alguem dizer que o MSOffice é melhor. É melhor? Não sei, nas ultima 2 empresas que trabalhei só dá OpenOffice, e nunca deixei de fazer nada. Porque alguem paga pra usar o MSOffice? deve ter seus motivos, e como eu não entendo fico com minha cara de bobo.

Mas pior mesmo é a cara de tacho que eu fico quando vejo alguem dizer que não dá pra usar o OpenOffice. Eu me sinto um ET, e fico pensando se essas centenas de pessoas que usam o OpenOffice comigo aqui onde trabalho existem de verdade. E mais, eu penso se essa empresa que fatura quase 2 bilhoes por ano existe mesmo, usando o OpenOffice! :slight_smile:

marcelo, só complementando… fiz minha monografia da faculdade em 2002 usando openoffice e o word não fez falta NENHUMA! mas mesmo assim acho que essas ferramentas podiam ser bem melhores, digo mais fáceil de usar. tando o word como write do office fazem raivas às vezes, tem coisa que poderiam ser mais simples (nos dois), só pra não deixar vago, tente criar um documento no oowrite e colocar a páginação começando da página 6 (exibição) e começando do número 3 por exemplo. Dá um trabalho danado e isso é algo bem banal.

Só lembrando, Open Source não é Software Livre. Existe uma diferença entre os dois e isso confunde muita gente.

Creio que o software open source vai passar a ser considerado com mais seriedade pelas empresas. Principalmente aquelas que não desejam confiar suas informações estratégicas à uma solução totalmente fechada.

Estou fazendo uma experiência com OpenSource com um cliente. Isso faz algum tempo já. Quando eu disse que após o término do desenvolvimento o código do projeto ia ser dele, pra ele, e que se ele quisesse confiar a outro cara/empresa, era um poder dele, simplesmente vi seus olhos brilhando. Não sabia que isso ia dar tanta empolgação, mas deu. Acho que hoje ele é meu cliente mais fiel.

Atenção: isso pode não acontecer com você. É risco seu. :stuck_out_tongue:

[]s.

O que eu espero de ferramentas xOffice:

1. Escrever um texto com algumas opções de negrito/sublinhado/itálico, cores, parágrafo, aninhamento e colocar algumas imagens. Se eu usasse Word, não aproveitaria nem 20% de seus recursos.

2. Particularmente, não espero nada de um Excel/Calc da vida.

3. Impress/PP da vida? Esse é o que eu mais espero, tem que ser enxuto e ter todos os recursos para uma boa apresentação.

4. Não pagar por elas. Deus me livre de ter que mexer no meu bolso pra isso (o que já exclui MSOffice). Argh!

Raramente uso ferramentas xOffice. Quando preciso editar algum texto que não seja Post (GUJ ou Blog), uso o ThinkFree (geralmente requisitos):

http://www.thinkfree.com/ :stuck_out_tongue:

Quando preciso fazer uma apresentação? Impress, sem dúvidas. Mas isso é tão raríssimo pra mim, que ele já está enferrujado.

[]s.

[quote=kirkgo]Só lembrando, Open Source não é Software Livre. Existe uma diferença entre os dois e isso confunde muita gente.

Creio que o software open source vai passar a ser considerado com mais seriedade pelas empresas. Principalmente aquelas que não desejam confiar suas informações estratégicas à uma solução totalmente fechada.

[/quote]

Confundiu até você… open source é o mesmo que software livre, a grosso modo é um software que seu código fonte está disponível, o que é outra coisa é freeware que é um software que você não paga nada por ele mas não significa que terá acesso ao código fonte

Eu acho o corretor ortográfico do Writer, do OpenOffice, é uma merda, o do Word é muuuuito melhor. E isso faz toda a diferença pra mim.

Analisando as duas ferramentas apenas como software, deixando de lado ideologias, custo etc., o pacote da Microsoft é bem melhor, na minha opinião.

[quote=juzepeleteiro]Gente, o OpenOffice não é de se jogar fora. Da para fazer muita coisa nele. Esse não é o ponto. E se você não for muito exigente te satifaz na boa.

Agora dizer que ele tá pau a pau com o Office, e que as funcionalidade que o Office têm e o OpenOffice não. ninguém usa é um engano.

Agora, eu pessoalmente não consigo usar o OO por que me faz falta todas aquelas funcionalidade, além do que eu gosto de usar um software bonito.

[]'s[/quote]

Vc me desculpa, mas vc tá que nem um cliente meu, mudei o icone do botão salvar de disquete para um disco zip( por questão de licenças ), ele encrencou, achava o disquete mais bonitinho e botou mil dificuldades.

Agora fala serio, o q tem de feio no OOO:
http://br.geocities.com/otherpan/

Isso é costume, lembro q alguns anos qdo comecei trabalhar com linux, me sentia desconfortavel na frente do pinguin, e logo caia na tentação de ir para o Window.

Hj já é o contrario, me sinto desconfortavel utilizando um pc com windows, é costume.

Logico que existem situações q o office da MS talvez seja insubstituivel, como eu disse existem coisas no office muito superior como correção ortografica e concordancia nominal.

Mas a prova maior que o principal problema é uma questão cultural, é o fato de que até agora esses recursos que o office da MS tem a mais, quase não foram citados.

E sim coisas como “O ooo causa nauseas”.

Agora eu gosto de salvar meus documentos em PDF e não gosto de ficar utilizando outros aplicativos para isso :wink:

[]'s

Tem o lance do hábito/costume.
Mas o MS Office é bem mais completo, amigável, resumindo: MELHOR!
O Open Office deixa a desejar (para mim) na qualidade dos gráficos e recursos, facilidade de uso e na interoperabilidade.

Olá

Um questão ainda não discutida: você usam word, write e coisas assim tão antigas para escrever documentos?

Eu desde 2001 dou preferência total a escrever em html que se pode ler com facilidade em qualquer máquina. Não me conformo em ter que abrir um programa pesadão para ler uma ou duas páginas. Só uso word (ou similar) para abrir documentos de terceiros ou quando o cliente pede para usar mesmo depois de eu insistir com html.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Um questão ainda não discutida: você usam word, write e coisas assim tão antigas para escrever documentos?[/quote]

Acho que faz tempo que você não faz um TCC, trabalhos de curso e outros documentos, né?

Meu CV é em HTML. Mas tem coisas que não dá pra fazer em HTML.

Olá

Hahaha, me deram 1 estrela por só escrever em HTML. Estou nesta briga há mais de 6 anos e ainda não me convenceram de que documento no word é melhor do que em HTML.

Realmente há casos difíceis de usar HTML. Um deles é quando a gente precisa compartilhar o documento pois ainda não são muitas as pessoas que sabem escrever HTML com margem necessária para imprimir corretamente. Cito como exemplo onde não deu para usar HTML um termo de compromisso que recebi de um advogado e precisei modificar.

[]s
Luca

[quote=danieldestro]Tem o lance do hábito/costume.
Mas o MS Office é bem mais completo, amigável, resumindo: MELHOR!
O Open Office deixa a desejar (para mim) na qualidade dos gráficos e recursos, facilidade de uso e na interoperabilidade.[/quote]

É dificil analizar assim, é questão do costume mesmo.

qualidade dos gráficos: ?? qual o problema com a qualidade grafica do OOO;
Recursos: quais???
Facilidade de uso: puro costume;
interoperabilidade: ??? OLE ??? o OOO tem interoperabilidade até com o office da MS

Uns dizem que o Office da MS é uma M* mas não dizem pq, outros elogiam os recurso da office da MS mas não diz quais são.

Outros falam q o OOO é feio, qual o problema com sua aparencia?
http://br.geocities.com/otherpan/

Na minha opinião se compara-lo com o office 2003 ele tá bem enxuto, suave sem aquele visual carregado.

O corretor ortografico é inferior, não tem concordancia nominal e é mais pesado, taí os pontos negativos q encontrei no OOO, eu acho ele um pouco inferior em relação ao office da MS, mas não uma merda.

Um detalhe importante, minha esposa passou a utilizar o OOO e não tem reclamado, e olha que ela não é programadora, trabalha na area de saúde.

A monografia dela foi feita com o OOO e ela não reclamou ;-).

[]'s