Apache: software proprietário está com os dias contados

DOC trabalha com documentos (A4, Letter …), páginas.
HTML não trabalha assim.
Ta aí uma diferença boa.

Eu faria meus trabalhos no WordPad que vem com o Windows. É só me habituar. Mas o MS Office, pra mim, está a anos luz na frente.

Hehehehe… paixão não se discute!!!

Motivo: um bom corretor ortográfico de português. E também é mais fácil e rápido formatar um documento (parágrafos etc.) usando o Word do que em html.

Alguem aqui chegou a usar o WordStar e Lotus 123?

Eu uso o OOO por não ter dinheiro para comprar o MS Office, mas para TCCs e afins, uso LaTeX mesmo. Porque formatar um TCC em qualquer um dos dois é horrível.

Olá

Eu fui quase fera no Lotus. Ganhei uns bons troquinhos fazendo planos de negócio.

O wordstar usei muito. Mas depois que surgiu o word 3.0, fui abandonando aos poucos. Outro que usei MUITO foi o ChiWriter. Escrevi vários manuais de software científico com ele. Era fantástico para escrever fórmulas. Detalhe: o criador do ChiWriter escreveu o livro Core Java. :lol:

O FrontPage, por exemplo, também tem corretor ortográfico. Quanto às outras facilidades acho que depende da formatação. Se for para fazer coisas muito complexas então o word não serve. Trabalhei para editora e lá eles usavam coisas mais sofisticadas (na época). Para o feijão com arroz o FrontPage formata tudo como preciso.

[]s
Luca

Se eu só posso usar o FrontPage pra editar html com um corretor ortográfico é melhor ficar com o Word mesmo, já que todo lugar que tem FrontPage tem Word. E também FrontPage é o que há de mais retrô em edição de html. Hehehe.

Se a preocupação é que o documento possa ser aberto em lugar sem (MS|Open)Office, é só gerar um PDF. Visualizador de PDF é tão onipresente quanto navegador. E também entregar trabalho de faculdade ou relatório pra diretoria em HTML é pedir pra ter dor de cabeça…

Você que pensa!

ola
li no forum do ubuntu que se o java JRE for desabilitado o OpenOffice fica bem mais rápido pra abrir, e foi isso que aconteceu, e ainda é muito difícil que alguem precisa do java habilitado pra abrir um documento, entao deveria ser desabilitado por padrao
flw

Olá

[quote=ZehOliveira]Se eu só posso usar o FrontPage pra editar html com um corretor ortográfico é melhor ficar com o Word mesmo, já que todo lugar que tem FrontPage tem Word. E também FrontPage é o que há de mais retrô em edição de html. Hehehe.

Se a preocupação é que o documento possa ser aberto em lugar sem (MS|Open)Office, é só gerar um PDF. Visualizador de PDF é tão onipresente quanto navegador. E também entregar trabalho de faculdade ou relatório pra diretoria em HTML é pedir pra ter dor de cabeça…[/quote]

Há outros editores HTML, inclusive free. Citei o FrontPage porque foi dito que há gente que precisa de corretor ortográfico. Acredito que isto deve ser verdade pelo número de erros de ortografia que a gente lê aqui no GUJ. E depois que você escreve seu documento em HTML formatadinho e tudo o mais, alterar o conteúdo só com o notepad do cliente é bico. Duro é perceber que lá não tem a mesma versão do seu Word.

Há reações ao html devido à dificuldades com impressão. Mas isto pode ser contornado criando um modelo onde tudo que você escreve fica dentro da coluna do meio de uma tabela de 3 colunas com larguras respectivamente 5%, 90% e 5%. Pode experimentar que imprime direitinho.

[]s
Luca

Você que pensa![/quote]
É, tá certo, forcei um pouco a barra.

Mas um outro problema de mandar HTML invés de DOC/PDF é que html não possui “páginas”. Aí poderia se dizer “tem link, o que é melhor ainda!”, mas isso poderia deixar alguém confuso e fica bem ruim de imprimir - o que vai sair impresso depende muito do browser.

E também há o entrave de outra pessoa querer alterar o documento, ela vai ter que saber html ou pelo menos usar alguma ferramenta que altere. Enquanto que no word é só abrir e alterar, o que é muito mais acessível. Mas se for pdf, ela não altera. :smiley:

Hummm. Legal. Vou testar aqui.

Eu usei o wordstar, e incrivel que eu achava uma maravilha! :slight_smile:

Sobre os Offices: O MS-Office é melhor que o OpenOffce.org? Eu não tenho dúvida que para 90% das pessoas SIM. A minha dúvida é se, para a 90% dos usuários, a parte melhor do MS-Office vale o preço! :slight_smile:

Pra mim os principais problemas do MS-Office é não rodar em linux e não ser compativel com o formato ODF. Só isso faz o OpenOffice ser o melhor produto inquestionavelmente. :slight_smile:

ODF? Eu nem sei pra que serve isso. Então isso não faz o OOO ser melhor “INQUESTIONAVELMENTE”.

Olá

Deus me livre. Para quem nunca usou, o pangéico Wordstar data da era pré WYSIWYG

Para mim tanto o Open Office como o Office pecam pelo fato de funcionar isolados. Um dia teremos um editor de textos ou uma planilha de uso confortável em que poderemos armazenar os documentos em repositórios comuns e compartilhar documentos pela web com SEGURANÇA. Acho que ainda não chegamos lá porque o principal fornecedor deste tipo de solução ainda não arranjou um jeito de cobrar pelos serviços. Mas que eles não duvidem da capacidade do google de fazer isto grátis.

[]s
Luca

O Writely, do Google, já faz isso (editar textos). Ele é bonzinho, mas eu ainda não me sinto confortável usando ele e não tem corretor ortográfico (sempre ele… hehehe). Acho que seja costume mesmo.

Olá

Infelizmente está fechado. Mas cadastrei meu email para receber notícias quando abrir.

Aqui no GUJ todo mundo sabe da minha ojeriza por softwares que funcionam isolados em uma caverna pré-histórica. Com softwares do tipo deste que você me deu a dica o trabalho em casa ou dentro do cliente fica muito mais fácil. Mas além de conforto, é necessário também muita segurança.

[]s
Luca

Faz sim, como eu disse no outro post, faz o OpenOffice.org melhor inquestionavelmente pra mim.

Minhas escolhas são baseadas nas minhas necessidades, e não no senso comum.

Olá

Faltou colocar pelo menos um linkzinho: formato ODF na wikipedia

[]s
Luca