Apache + Tomcat

Pessoal,

Muitos sites e/ou portais usam um ambiente Apache+Tomcat e acho que é um ambiente seguro e que “aguenta o tranco”. Correto ou não? Estou montando um ambiente desses e estou com algumas dúvidas na configuração. Através de alguns documentos, consegui integrar os dois, porém tenho algumas dúvidas como: minhas aplicações ficam embaixo de webapps no tomcat, porém elas envolvem páginas html e jsp; li que a vantagem da integração de Apache e Tomcat é que o primeiro serve melhor conteúdo estático(html) passando para o Tomcat somente requisições jsp. As requisições das minhas aplicações que forem páginas html e que estiverem debaixo do webapps do tomcat serão atendidas pelo Apache, mesmo essas não estando debaixo do htdocs do apache ou tenho que reproduzí-las lá no htdocs?
Outra dúvida é que quando eu usava o resin integrei-o também com o apache e no arquivo de configuração dizia que o diretório das aplicações não seria mais o /doc, default do resin, e sim o /htdocs do Apache. No tomcat também tenho que fazer isso? Estou perguntando porque minha página inicial terá conteúdo jsp e pela lógica teria que colocá-la no tomcat o que me parece que não é o correto, está certo o que estou dizendo?

Bom, espero que tenha sido claro, apesar das dúvidas serem meio difíceis de explicar…se alguém puder me ajudar…de antemão…muito obrigado…

Wender, estou desenvolvendo uma aplicação com JSP, Sevlet, Javabeans e outros, mantive todos os documentos dentro da pasta do meu projeto dentro do WebApp, criei um novo contexto no Tomcat e funcionou normalmente, acredito que não exista problema algum em manter suas páginas estáticas no mesmo nível de suas JSP’s, o que muda é o local onde você irá armazenar seus Servlet caso utilize e os JavaBeans, para um melhora na organização do seu projeto.

O mesmo ocorre quando se desenvolve com PHP ou ASP.

Sugestão, tu podes criar uma pasta somente para as páginas estáticas. No meu ver isso ajuda legal.

Espero ter ajudado.

…mas e minha página inicial do portal, ficaria no Tomcat ? Quando alguém solicitasse www.meusite.com.br eu teria que fazer um redirecionamento pra algo do tipo www.meusite.com.br/inicio, onde inicio seria um diretório debaixo do webapps do tomcat? Quanto a manter os .html com os .jsp minha dúvida é se o Apache vai buscar esse conteúdo estático(.html) no Tomcat ou se vai nele se for .jsp?

Quando você cria um contexto no Tomcat, você define para que endereço irá apontar essa “pasta base”.
Pode ser no mesmo nível de Webapp ou dentro do mesmo.
Em suma, ficará tudo dentro do Tomcat, sobre identificar HTML ou JSP funciona da mesma maneira que no apache, só não lembro se tem algum lugar onde tu pode dizer quais são os documentos default’s que irá identificar de cara.

Certo? :smiley:

Qualquer dúvida posta aí.

Lucas, você pode me passar um exemplo de como ficaria esse contexto para que quando alguém entrasse no site, www.algumacoisa.com.br ele já buscasse a minha página jsp no Tomcat?
Quer dizer então que as páginas do meu portal ficaram, quase que totalmente, no Tomcat deixando no Apache só html mesmo debaixo do htdocs? A minha porta de entrada é o Apache, certo? Ainda estou com dúvida se, quando ele for direcionar para minha aplicação e esta tiver algumas páginas só com html, por exemplo, um formulário de login, se quem irá servir será o Apache, que serve melhor html, ou o Tomcat devido a página estar debaixo do mesmo? Entendeu?

Mando sim.

Acho que me expressei mal sobre as páginas HTML. Tu pode deixar elas juntas na pasta com os JSP’s não tem problema algum o Tomcat reconhece o HTML.

Ok, tudo bem que o tomcat reconhece HTML, mas então quem vai serví-las é o Tomcat e não o Apache que dizem ser melhor para servir html do que o Tomcat, que teria a única responsabilidade de container jsp e servlet. Li que essa integração é boa exatamente pelo fato do Apache servir melhor os .html. Você já viu ou leu algo desse tipo? Fico aguardando então o exemplo do contexto.

Nunca pensei em procurar sobre esse tipo de coisa, mas vou dar uma lida. :wink:

Só que se for ver, fica um pouco complexo a estrutura da sua aplicação, porque o caminhos que você terá que indicar nos seus fontes irão ficar meio confusos :slight_smile:

Acho que cabe a você decidir de que forma estruturar sua aplicação. Eu levo em conta que simplesmente interpretar HTML não é muita coisa, passa desapercebido pelo usuário final.

Falou amigo!!!

Tenho em casa os exemplos, assim que conseguir te envio. :wink:

Tive alguns problemas para configurar o Apache com o Tomcat…
Dá uma olhada no post abaixo que derrepente pode ajudar um pouco. :wink:

:arrow: http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=4873&highlight=apache+tomcat

Um abraço…

black_fire, a primeira mensagem que você postou no link que você me mandou foi a seguinte:

“Pessoal consegui efetuar as configurações do Tomcat + Apache sem problemas, funcionou de prima.
Joguei uns .jsp no htdocs do Apache e rodou 100%”

Uma das minhas dúvidas é essa, eu tenho que configurar o Tomcat e dizer pra ele que a partir daquele momento os arquivos .jsp e servlets vão estar no htdocs do Apache e não no webapps do Tomcat? O correto é fazer isso e deixar tudo abaixo do Apache como o Tomcat sabendo onde buscar os .jsp e servlets?

E aí pessoal, estive lendo na JavaMagazine n°8 sobre a integração do Apache + Tomcat.

Caso você possua uma estrutura de máquinas (servidores) ampla, seria legal implementar cluster, realizando assim um balanceamento das suas aplicações Web. Fala também sobre utilizar somente o Tomcat tanto como servidor para JSP’s e Servlet’s como para HTML.

Já que a função principal do Tomcat é oferecer serviço para executar JSP’s e Servlet’s, vai de cada um estruturar da forma que achar mais pártica e flexível.

No meu caso tenho esta estrutura:

C:Tomcat
              \Projeto
                          \WEB-INF
                                       \classes
                                       \lib
                                       web.xml
                          \html
                          \img
                          *.jsp
  • Na página de administração do Tomcat, quando se cria um novo “Context”, tem que se especificado o “DOCUMENT BASE” para localização da estrutura de sua aplicação. Por isso que mesmo uma aplicação armazenado dentro do htdocs irá funcionar, levando em conta que o serviço do Tomcat está ativo.

Aí pessoal espero ter sido claro na minha explicação. :wink:

Onde consigo a JavaMagazine n°8? Alguém tem aí pra vender? Ela fala sobre os web.XML que tiram meu sono a meses?

E aí samurai, tive o mesmo problema em conseguir edições anteriores, aí resolvi entrar em contato com o pessoal que desenvolve a revista. Funcionou direitinho, fiz transferência bancária pela internet e eles me enviaram as edições que eu queria.

Entra em contato com eles, vale a pena. :wink:

Falou.

Boa Tarde Pessoal…

Sou novo no LINUX, portanto por favor tenham calma comigo !!! :oops:
Bom eu tenho no meu servidor de LINUX um Slackware 9 com Apache 1.3 , squid, etc e gostaria de Integra-lo com o Tomcat 5. O meu problema é o seguinte…
O Tomcat esta em outra máquina(Win 2000) e eu gostaria de saber se tem como eu integrar sem ter eu que fazer um redirecionamento da porta, já posso adiantar que na configuração do meu servidor, o domínio está como um virtual host. :smiley:
Será que tem como fazer o apache resolver isso ??

Obrigado