Boa tarde pessoal, sou iniciante em java, e estou fazendo um formulário de cadastro de partidas de futebol, e estava querendo alterar o formatodo botão para o formato de uma imagem qualquer que eu inserir…
Alguém sabe se é possível? Eu estava pensando em de repente ter que alterar a Classe JButton, mas não sei bem por onde começar, alguém já fez isso ou tem algum exemplo de como fazer?
Valeu
Aparência dos Botões
6 Respostas
No construtor você pode enviar uma imagem
você quer alterar o FORMATO do botão ou apenas inserir uma imagem qualquer no botão?
Bah, e como faz para alterar o formato do botão? que formatos sao possiveis?
eu desconheço essa possibilidade… só tava perguntando se era o formato que vc queria trocar ou simplesmente colocar uma imagem no botão…
O que eu eu quero mesmo, é alterar o formato dele e não só colocar uma imagem.
ex:
Eu queria que ao inves do botão ser retangular ou quadrado, ele ficasse redondo e nele fosse inserido a imagem de uma bola, por exemplo, e a imagem ocuparia todo o botão parecendo com que fosse apenas uma imagem e não um botão.
Não sei se é possível fazer isso, a única idéia que tive, foi de repente alterar algum método da classe JButton.
O que eu eu quero mesmo, é alterar o formato dele e não só colocar uma imagem.
ex:
Eu queria que ao inves do botão ser retangular ou quadrado, ele ficasse redondo e nele fosse inserido a imagem de uma bola, por exemplo, e a imagem ocuparia todo o botão parecendo com que fosse apenas uma imagem e não um botão.
Não sei se é possível fazer isso, a única idéia que tive, foi de repente alterar algum método da classe JButton.
Eu Acho que tu poderia implementar o evendo de Mouse em um JLabel mas não se se funciona, ficaria ± assim
JLabel lbl = new JLabel(new ImageIcon(getClass().getResource("minhaImagem.png")));
lbl.addMouseListener(new MouseAdapter() {
public void mouseClicked(MouseEvent e) {
//Aqui vai o meu codigo
}
});
Dai, pode mudar o icone do cursor para diferenciar,