Apenas trocando uma idéia de como fazer?

Galera, seguinte…

Eu tenho um sistema de vendas, simples apenas venda de balcão…Td o que vendo no balcão cai nesse caixa, quero fazer um esquema que ainda naum tenho noção de como fazer, até mesmo pq nunca fiz um sistema de vendas, eu quero fazer um esquema tipo quando a pessoa logar no sistema ele abra o caixa e depois quando fechar o sistema ele tbm feche esse caixa…Algo do tipo, login->abre caixa, fecha sistema -> fecha caixa.

Não sei como fazer isso, qual seria a tecnica para fazer uma coisa assim, qual seria o mecanismo para isso…Algo como abrir e fechar o caixa.

Gostaria de trocar uma ideia com vcs, alguem que ja tenha feito isso me de um caminho.

Eu pensei em colocar um status na tabela “caixa” que tenho no banco de dados, algo como Status A (aberto) ou F(fechado)…Porem naum sei se seria o melhor caminho.

obrigado, e agradeço desde ja a qquer dica.

fala fernandopaiva, blz?

vc pretende começar a desenvolver um sistema desde o ínicio certo?

começa modelando algumas informações básicas, por exemplo:

produto,cliente,vendedor,caixa,etc

depois estabeleça as regras, por exemplo:

1 caixa só pode ser alterado por 1 vendedor de cada vez;
1 vendedor pode selecionar o caixa ou 1 vendedor esta relacionado ao caixa;

na sequência, fica mais facil, o sistema será web ou desktop?

acredito q faze algo do tipo não seja dificil, mas existem outros passos a serem realizados antes.

espero ter ajudado.

boa sorte!

att,

Opa Pedru, obrigado pela atenção…O sistema ja está pronto quer dizer, basicamente…kkk !

Eu ja faço as vendas dos produtos, cadastro tudo o que preciso etc…etc, inclusive os usuários. O que não sei é como fazer uma coisa simples sobre abrir e fechar caixa no esquema do primeiro post q coloquei.

Estive pensando em criar uma tabela apenas para controle para quando abrir o sistema abrir o caixa e colocar algo nessa tabela, como data abertura caixa, hora abertura caixa, status caixa, usuario q abriu o caixa…

Ai quando fechar o caixa apenas dou uma mudanca no status dela e tals…num sei se seria a melhor solução, porém é algo que estou pensando em fazer que talvez iria resolver o q preciso.

Qquer dica agradeço…obrigado !

Fernando,

acho q eu faria a mesma coisa, heheh
só tem q tomar cuidado para 2 usuários não abrirem o mesmo caixa ao mesmo tempo e tb que seja possível o o usuário selecionar os caixas disponíveis.

em uma rápida googlada encontrei apenas isso:
http://www.forumweb.com.br/foruns/index.php?/topic/54405-sistema-modular-vendas-x-caixa/

será q ajuda em alguma coisa???rsrs

boa sorte!

Grande Pedru…qquer ajuda é bem vinda, sempre…kkkk !!!

Vou ver o que consigo fazer, como é simples acho q da maneira como eu falei ae deve resolver né ???

Vamu ve no qq da…kk !

obrigado novamente.

Opa Pedru…seguindo um raciocinio meio q lógico consegui resolver o problema
Fiz assim, criei uma tabela chamada statuscaixa no banco de dados, nessa tabela eu tenho o código do caixa, usuario, dataabertura, status, etc…ai toda venda que eu faço eu pego o codigo dessa tabela e insiro na tabela de vendas.
pronto !!! assim consegui resolver.

kkk…num sei se e o melhor jeito pra fazer ,porem aqui ta funcionando pro q eu preciso…

obrigado.