APEX x Java

Com certeza voces conhecem o APEX? Pra quem não conhece aqui vai um overview: http://apex.oracle.com/i/index.html
Pra que serve? desenvolver aplicações rapidamente baseadas no banco de dados Oracle.
Vantagens: desenvolvimento rapido e resultados imediatos.

Eu tenho visto o crescimento desta ferramenta onde trabalho, não estou falando de projetinho de faculdade antes que venham com pedras na mão estou falando de projeto de verdade para clientes reais e que faturam no fim do mes sustentando muitos pais de familia. Os primeiros resultados no cliente na substituiçao de um sistema que havia muitos meses sendo desenvolvido deixaram o cliente muito satisfeito pois enquanto uma empresa concorrente levava muito tempo e ficava patinando um unico profissional nosso, isso mesmo um único fez praticamente todas as regras de negócio em poucos dias e apresentou ao gestor.

O gestor não é imbecil e entende que o que vale mesmo é atender as suas necessidades e não disputas ideologicas tolas. Ou seja o que conta é dinheiro no bolso camaradas! O apex é ideal para todo tipo de aplicação mas se encaixa melhor em aplicaçoes internas, aquelas que ninguem quer fazer pois não há faturamento direto como sistemas de timesheet, relatorios e coisas do genero. Começamos aqui nessa linha, até que a experiencia com ele aumentou a ponto de arriscarem algo mais comercial de forma que foi um sucesso completo.

Sei que muita gente tem ódio ou preconceito por coisas desse tipo sem nunca ter trabalhado, mas eu estou aqui falando disto pois repito, estamos tendo experiencia prática e em um cliente que não é a padaria da esquina e sim um órgao governamental importante que obviamente não irei citar o nome. Mas é veridico se quiserem podem me enviar mp que eu digo mais detalhes!

Pra que ficar perdendo tempo com aplicações que não saem do lugar, o banco oracle não será substituido mesmo afinal o cliente possui a licença logo não há razão para não arriscar, mesmo porque quem prometia isso coisas como Rails Grails e Fails da vida não estão vingando no mercado. Logo precisamos de alternativas melhores. APEX está indo muito bem nesse sentido.

Até mais quem quiser conferir não custa nada. :wink: :wink:

Prevejo muita gente irritadinha e me xingando mas não estou nem aí. :twisted:

É, talvez empresas que utilizam SAP tenham que mudar suas mentalidades tolas, de investir milhões em um software caro, que dá muitos problemas (utiliza Oracle) e investir nessa tecnologia, não é mesmo?
Trocar uma estrutura que gerencia milhões (senão bilhões) de registros e operações simultaneamente e partir para APEX, afinal, tempo é tudo.
E o que dizer da documentação, não? Perda de tempo total, afinal, o mesmo sujeito que implementar a solução, encarecidamente, vai prestar suporte sempre. Órgão governamental, que a cada 4 anos pode mudar de “chefe” não precisa de documentação mesmo. O dinheiro é nosso, então, se precisar de alguma informação, joga fora o que existe e faz um novo.

Existem razões para que esta ou aquela empresa opte por este ou aquele modelo, ambiente, servidor, protocolo, firewall, anti vírus, versão de JRE.
Eu trabalho numa consultoria que desenvolve aplicativos para o mesmo cliente nas versões 1.4, 1.5 e 1.6 do java, com ou sem Spring, com ou sem Hibernate, com ou sem acesso à base de dado Oracle. Por quê? Ora, o cliente quer assim.
E, ainda por cima, a cada ano, praticamente, vários dos aplicativos são refeitos. Por quê? Por que o cliente quer. Aliás, sugira esta solução para um cliente com regras específicas e veja a resposta dele. Você terá duas opções claras, acatar o que ele especifica ou deixar que outra empresa toque o projeto.

[quote]Com certeza voces conhecem o APEX? Pra quem não conhece aqui vai um overview: http://apex.oracle.com/i/index.html
Pra que serve? desenvolver aplicações rapidamente baseadas no banco de dados Oracle.
Vantagens: desenvolvimento rapido e resultados imediatos.

Eu tenho visto o crescimento desta ferramenta onde trabalho, não estou falando de projetinho de faculdade antes que venham com pedras na mão estou falando de projeto de verdade para clientes reais e que faturam no fim do mes sustentando muitos pais de familia. Os primeiros resultados no cliente na substituiçao de um sistema que havia muitos meses sendo desenvolvido deixaram o cliente muito satisfeito pois enquanto uma empresa concorrente levava muito tempo e ficava patinando um unico profissional nosso, isso mesmo um único fez praticamente todas as regras de negócio em poucos dias e apresentou ao gestor.

O gestor não é imbecil e entende que o que vale mesmo é atender as suas necessidades e não disputas ideologicas tolas. Ou seja o que conta é dinheiro no bolso camaradas! O apex é ideal para todo tipo de aplicação mas se encaixa melhor em aplicaçoes internas, aquelas que ninguem quer fazer pois não há faturamento direto como sistemas de timesheet, relatorios e coisas do genero. Começamos aqui nessa linha, até que a experiencia com ele aumentou a ponto de arriscarem algo mais comercial de forma que foi um sucesso completo.

Sei que muita gente tem ódio ou preconceito por coisas desse tipo sem nunca ter trabalhado, mas eu estou aqui falando disto pois repito, estamos tendo experiencia prática e em um cliente que não é a padaria da esquina e sim um órgao governamental importante que obviamente não irei citar o nome. Mas é veridico se quiserem podem me enviar mp que eu digo mais detalhes!

Pra que ficar perdendo tempo com aplicações que não saem do lugar, o banco oracle não será substituido mesmo afinal o cliente possui a licença logo não há razão para não arriscar, mesmo porque quem prometia isso coisas como Rails Grails e Fails da vida não estão vingando no mercado. Logo precisamos de alternativas melhores. APEX está indo muito bem nesse sentido.

Até mais quem quiser conferir não custa nada.

Prevejo muita gente irritadinha e me xingando mas não estou nem aí. [/quote]

eu conheço esse tom e isso não ajuda em nada!

mas, valeu pela dica sobre o APEX!

esse APEX é a versão Super Sayajin do Forms?