API da classe para gerar relatorios no Ireport

Gostaria de saber onde encontro esses pacotes que estou dando um import,´pois procuro na net e nao encontro e sem eles, nunca conseguirei gerar um report.
Espero que alguem possa mw ajudar.

import net.sf.jasperreports.engine.JRException;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperPrint;
import net.sf.jasperreports.engine.data.JRBeanCollectionDataSource;
import net.sf.jasperreports.view.JasperViewer;

public class Inicio
{
public void exibirRelatorio()
{
String caminhoRelJasper = “Livros.jasper”;

List listaLivros = getLivros();

InputStream relJasper = getClass().getResourceAsStream(caminhoRelJasper);

JRBeanCollectionDataSource ds = new JRBeanCollectionDataSource(listaLivros);

Map parametros = new HashMap();
JasperPrint impressao = null;
try 
    {
        impressao = JasperFillManager.fillReport(relJasper, parametros, ds);
        JasperViewer viewer = new JasperViewer(impressao, true);
        viewer.setVisible(true);
}
    catch (JRException e) 
    {
        System.out.println(e.getMessage());
}
}

Pelo que vejo vc está tentando trabalhar com o JasperReports, mas desconhece a API.

Veja neste tutorial do GUJ: http://www.guj.com.br/content/articles/reports/JasperReportsIReport.pdf, como trabalhar com relatórios em Java usando esta API através de uma ferramenta visual chamada iReport.

Voce encontra as bibliotecas do jasper reports nesse site
Lá vc pode baixar todos os jar necessarios para trabalhar com relatórios.

Dica de leitura

Pessoal, eu nao sei nada s obre o jasperreport, gostaria de saber detalhadamente,onde devo instala-lo, se preciso descompacta-lo ou deixo ele .jar.
Onde instalo o ireport, talvez aparenta ser perguntas faceis, mas para min, esta sendo muito dificil resolver.
Qual a configuracao que devo fazer, preciso instalar o jasperreport em alguma pasta ou nao e em relacao ao ireport.
O download que fiz do jasperreport nao contem os .java compilado.

Por favor, se alguem tiver um artigo que explique detalhadamente como faço para fazer com que o jasperreport.

Desde ja muuito obrigado…

[quote=farzac]Pessoal, eu nao sei nada s obre o jasperreport, gostaria de saber detalhadamente,onde devo instala-lo, se preciso descompacta-lo ou deixo ele .jar.
Onde instalo o ireport, talvez aparenta ser perguntas faceis, mas para min, esta sendo muito dificil resolver.
Qual a configuracao que devo fazer, preciso instalar o jasperreport em alguma pasta ou nao e em relacao ao ireport.
[/quote]
Vc pode instalar o iReport em qualquer lugar, ele já vem com tudo para funcionar. A unica coisa adicional que vc vai precisar é o driver JDBC caso vc for gerar um relatorio diretamente do banco

[quote=farzac]
O download que fiz do jasperreport nao contem os .java compilado.[/quote]
Tem sim, eles estão dentro do jar, basta coloca-lo no classpath da sua IDE.

Ola Pessoal, eu antes nao conseguia gerar relatorio por causa de alguns erros, mas gracas as dicas dos colegas do forum consegui resolver os erros, porem agora nao consigo abrir o report, quando tento abrir o ireport da o seguinte erro:

Exception in thread “main” java.lang.NoSuchMethodError
at it.businesslogic.ireport.gui.SplashDialog.initComponents(SplashDialog
.java:43)
at it.businesslogic.ireport.gui.SplashDialog.(SplashDialog.java:18
)
at it.businesslogic.ireport.gui.MainFrame.main(MainFrame.java:6642)

Sera que alguem sabe porque este erro esta ocorrendo, ja formatei a maquina e assim que acabei de formatar a maquina testei abrir o ireport e abriu, mas depois que criei a classe que iria chamar o ireport e adicionei os .jar que o netbeans acusava nao ter comecou a dar este erro.
Entao eu deletei todos os .jar, mas mesmo assim o erro continua.

Espero que alguem possa me ajudar…

Obrigado desde ja…