API, Framework, Bibliotecas e Especificações

Salve galera!
Gostaria que vocês me ajudassem a definir da forma mais didática possível (Pois vou utilizar estas informações em um projeto onde ensino crianças de 12 à 16 anos), a definir qual a diferença, se possível com exemplos existentes em Java ou em outras linguagens, entre:

API
Framework
Bibliotecas
Especificação Java

Se tiver mais algum relacionado que vocês consideram interessante passar, sintam-se a vontade.

Pedido!
Se você não sabe exatamente peço que não responda, pois caminhei por diversos fóruns, posts na internet videos no youtube e etc… E a galera que se arriscava, se “embananava” todo com respostas obscuras e redundantes..

Att. :slight_smile:

[quote=gpzim98]Salve galera!
Gostaria que vocês me ajudassem a definir da forma mais didática possível (Pois vou utilizar estas informações em um projeto onde ensino crianças de 12 à 16 anos), a definir qual a diferença, se possível com exemplos existentes em Java ou em outras linguagens, entre:

API
Framework
Bibliotecas
Especificação Java

Se tiver mais algum relacionado que vocês consideram interessante passar, sintam-se a vontade.

Pedido!
Se você não sabe exatamente peço que não responda, pois caminhei por diversos fóruns, posts na internet videos no youtube e etc… E a galera que se arriscava, se “embananava” todo com respostas obscuras e redundantes..

Att. :slight_smile: [/quote]

Caro, não é por nada…

mas se quer ensinar programação para crianças, não é por aí q deve iniciar.

Comece com coisas simples como algorítmos em português (ex: algoritmo da troca de uma lâmpada), a não ser q ue sejam crianças superdotadas. :wink:

A tempo:

API - serviços (produtores) expostos por empresas ou outros sistemas para que consumidores realizem consultas/modificações em dados. Ex: Google APIs, Amazon, etc.
Framework - conjunto de componentes que abstraem funções de baixo nível, aumentando a produtividade do desenvolvedor de um aplicativo. Ex: Spring, Struts, etc.
Bibliotecas - resultado do empacotamento transformado em código-objeto definindo a relação de dependência entre o aplicativo, seus frameworks e seus módulos. Ex: contabil.jar, struts.jar, empresaXX.ear.
Especificação Java - são definidas pelo JCP (www.jcp.org) . Muitos frameworks/produtos seguem os padrões definidos por especificações definidas por este grupo formado por empresas e profissionais.

Cara, agradeço a preocupação, mas achei que não fosse preciso explicar o contexto do meu projeto, e sim apenas as perguntas as quais se referem o tópico. :smiley:
Os adolescentes que participam do projeto estes ja tem mais de uma ano no projeto, onde o inicio foi lógica matemática, algorítimos e estruturas básicas de programação…
Nesta quarta fase passaram a programação OO, ciclo de vida do software dentre outras coisas. Sempre com uma visão leve sem aprofundar tanto, tentando ser o mais simples e didático possível.

Alguém mais tem uma contribuição às PERGUNTAS, do tópico?

[quote=gpzim98]Cara, agradeço a preocupação, mas achei que não fosse preciso explicar o contexto do meu projeto, e sim apenas as perguntas as quais se regerem o tópico.
Os adolescentes que participam do projeto estas ja tem mais de uma ano no projeto, onde o inicio foi lógica matemática, algorítimos e estruturas básicas de programação…
Nesta quarta fase passaram a programação OO, ciclo de vida do software dentre outras coisas.

Alguém mais pode responder as PERGUNTAS, do tópico?[/quote]

Todas as explicações possuem contextos. Vc não vai explicar para uma criança da mesma maneira que explicaria para um profissional com mais de 10 anos no mercado.

Exatamente! por isso pretendo reunir todas as respostas e tentar bolar a mais simples possível… :smiley:

Opa… isso ja me ajudou mto…
Vlw Vinny