API JavaMail

Olá, galera, quanto tempo. como vão todos.
Dei uma olhada no forum a procura de assuntos relacionados a API Java Mail, encontrei alguma coisa mas não tantas.
Atualmente trabalho no desenvolvimento de sistemas para área pública, não sou nenhum esperiente em Java, pelo contrario to aprendendo ainda. Fiz o curso na Sun o chamado SL275, que me deu uma boa noção de Orientação Objeto entre outras coisas relacionadas a Java. Porém o que eu quero fazer é o seguinte :
Temos um serviço de e-mail para os gestores dos sistemas, mas esse serviço já vem pronto, eu queria desenvolver um por conta própria, com layout e tudo, utilizando a Api JavaMail.
Procurei um livro e que falasse sobre API e encontrei, o nome é (JavaMail: Guia Prático), do autor JOHNATAN DANIEL FROMHOLZ LIMA . Gostaria de saber se alguem já viu esse livro e que me desse uma opnião. Também gostaria de mais dicas tanto da Api JAVA mail, quanto dos protocolos de envio e recebimento, SMTP, POP3, entre outros. Esse último (SMTP, POP3, etc), são somete por curiosidade.
Abraço a todos e conto com vcs.

Cara este livro é ridiculo…
Não gostei mesmo, tradução de alguns tutoriais achados na net.
recomendo a procurar na net exemplos e tutoriais que você achará coisas bem melhores.