API para acesso LDAP

17 respostas
F

Olá,

Alguém conhece alguma API para acesso a LDAP?

Estou usando essa para testes com OpenLDAP, mas gostaria de ver se tem outras de preferencia free.

]['s

17 Respostas

pcalcado

LDAP apra autenticação apenas ou tu tá guardando algo além disso lá?

Shoes

T

Tem uma outra API - a da Netscape. http://www.mozilla.org/directory/javasdk.html

De qualquer maneira, dê uma olhada nesse site.

http://www.ldapguru.com/

F

pcalcado:
LDAP apra autenticação apenas ou tu tá guardando algo além disso lá?

Shoes

Eu comecei so com autenticacao, mas quero guardar algumas info tambem.

]['s

F

E voces conhecem algum outro server alem do OpenLDAP? Ou esse seria o melhor free?

]['s

T

a) Você tem de usar um servidor Java ou pode ser em C?
b) Você quer um de graça ou seu projeto precisa de um servidor LDAP pago?

Se for em C e pago, pode procurar algum produto com o nome “Directory Server”, tal como o Sun Java System Directory Server (não é em Java) ou o da Novell, ou mesmo …
O Active Directory do Windows 2000/2003 da Microsoft :wink: - não estou falando sério, o Active Directory é um bicho esquisito. Provavelmente o administrador da sua rede Windows não vai querer que você fique mexendo no Active Directory, vai “explodir tudo” …

De qualquer maneira, dê uma olhada no site que lhe indiquei.

F

Nao precisa ser em Java nao.

Pra eu testar quero free, queria ver se testava em mais de um servidor.

thingol:
Se for em C e pago, pode procurar algum produto com o nome “Directory Server”, tal como o Sun Java System Directory Server (não é em Java) ou o da Novell, ou mesmo …
O Active Directory do Windows 2000/2003 da Microsoft :wink: - não estou falando sério, o Active Directory é um bicho esquisito.

Nao tem adm de rede, pelo menos por enquanto. É um projeto que pode virar um produto ai gostaria de deixar isso meio independente. Mas clase se o “cliente” nao tiver um, pelo menos um free eu teria que ter pra nao complica a venda. :stuck_out_tongue:

thingol:

De qualquer maneira, dê uma olhada no site que lhe indiquei.

Com certeza vou olhar.

Vlw, vou dar uma pesquisada. :lol:

]['s

T

Se vai ser um produto, é legal você arranjar um monte de evaluation versions desses servidores LDAP, como o tal Sun Java Directory Server, o Novell, e até mesmo o ActiveDirectory - sempre dá para arranjar um CD de avaliação do Windows 2003 Server, válido por 360 dias - é só pedir para alguém da Microsoft. É que provavelmente seu cliente pode ter um desses caras já instalado. Por exemplo, num cliente nosso está instalada uma versão antiga do Sun Java Directory Server chamada “iPlanet Directory Server”.

F

thingol:
Se vai ser um produto, é legal você arranjar um monte de evaluation versions desses servidores LDAP, como o tal Sun Java Directory Server, o Novell, e até mesmo o ActiveDirectory - sempre dá para arranjar um CD de avaliação do Windows 2003 Server, válido por 360 dias - é só pedir para alguém da Microsoft. É que provavelmente seu cliente pode ter um desses caras já instalado. Por exemplo, num cliente nosso está instalada uma versão antiga do Sun Java Directory Server chamada “iPlanet Directory Server”.

Pois é. Vou precisar fazer isso mesmo. Nao quero ter problemas se precisar usar algum ja instalado no cliente.

Sobre, esse esquema de produto. Tu ja fez algo assim, usar varios tipos de servidor, dependendo do cliente. Precisou mudar algo nas rotinas que acessam ele?

]['s

T

O que pode dar diferença é o “LDAP schema”, mas isso na verdade varia com o cliente (pode ser que o seu cliente, por exemplo, ponha um dado importante em um atributo do LDAP que ele criou, não em um atributo padrão) e não exatamente com o servidor LDAP (com a notória diferença do ActiveDirectory, que é um bicho esquisito como já mencionei).
Sem contar que alguns servidores aceitam LDAPS, outros não, e assim por diante.
Portanto é interessante visitar alguns clientes e ver que tipo de servidores eles têm, como é o schema que eles usam, etc.
Bom ter um esquema de configuração, para você poder se adaptar ao schema do seu cliente. (Talvez uma configuração XML :wink: )

mcampelo

O que você quer não é uma API e sim um servidor LDAP, certo?

[]'s
Marco Campêlo

F

thingol:
O que pode dar diferença é o “LDAP schema”, mas isso na verdade varia com o cliente (pode ser que o seu cliente, por exemplo, ponha um dado importante em um atributo do LDAP que ele criou, não em um atributo padrão) e não exatamente com o servidor LDAP (com a notória diferença do ActiveDirectory, que é um bicho esquisito como já mencionei).
Sem contar que alguns servidores aceitam LDAPS, outros não, e assim por diante.
Portanto é interessante visitar alguns clientes e ver que tipo de servidores eles têm, como é o schema que eles usam, etc.

Vlw, me esclareceu varias duvidas. Eu ainda nao tinha pegado um esquema assim, sem saber o servidor final. Mas é bom saber que pode dar essas diferencas no final. Claro isso demanda customizacao, mas acho que nao compromete muito.

Ps.: O que da MS nao é esquisito? Sempre tem que que sair do padrao pra atrapalhar.

]['s

F

mcampelo:
fabgp2001:

Alguém conhece alguma API para acesso a LDAP?

O que você quer não é uma API e sim um servidor LDAP, certo?

[]'s
Marco Campêlo

Opa, desculpa Marco. A pergunta inicial era pra uma API sim, queria saber se a que eu tava usando era uma boa, ou se tinha algo melhor. Mas como vi que o thingol manja do esquema aproveitei pra sugar um pouco do conhecimento dele. :stuck_out_tongue:

]['s

mcampelo

Qdo precisei acessar LDAP, usei o próprio JNDI:

http://java.sun.com/products/jndi/

[]'s
Marco Campêlo

F

mcampelo:
Qdo precisei acessar LDAP, usei o próprio JNDI:

http://java.sun.com/products/jndi/

[]'s
Marco Campêlo

Hm, nao tinha me tocado dessa possibilidade. :oops:

]['s

T

O JNDI vai até um certo ponto no LDAP (para acesso anônimo e consultas simples é beleza).
Depois desse ponto, tive de usar as APIs do Netscape LDAP SDK (que é meio fraquinho mas dá pro gasto).
Para aprender a usar esse Netscape LDAP SDK, procure o PDF deste livro na Internet:

LDAP Programming with Java, Rob Weitman and Tony Dahbura, ISBN 0-201-65758-9.

Mais dica do que isso só se eu escrevesse o produto pra você …

O Netscape Directory Server mostrado no livro é uma versão antiga do iPlanet Directory Server, que por sua vez é uma versão antiga do Sun Java System Directory Server.

T

Sabe que eu tinha esquecido até que eu tinha mexido com isso …
Se o Kentaro Takahashi (hoje na SAP) ainda estivesse na Novell você poderia até pedir uma dica para ele. Ele tinha apresentado uma palestra no Sun Tech Days 2002 sobre essas APIs de LDAP (versão Novell é claro).

Luca

Olá

Netscape Directory SDK 4.0 for Java Programmer’s Guide

[]s
Luca

Criado 2 de junho de 2005
Ultima resposta 2 de jun. de 2005
Respostas 17
Participantes 5