Api

Pessoal, como faço p gerar um .jar no netbeans juntamente com o outro .jar de uma API de geração de gráfico?

Durante a construção do programa eu importei pelo Library, no Netbeans, e funcionou tranquilo no ambiente de desenvolvimento. No entanto, após gerar o .jar e tentar acessar a parte do código que utiliza a API obtive problemas, os graficos nao foram gerados.

Alguem na facu me falou a respeito de alterar o manifest, mas fiquei meio confuso.

Abraços.

Alguem?

Cara, você precisa colocar o Jar da lib que está sendo referenciada no seu classpath.
Como você faz isso?

Você tem basicamente duas escolhas, pode referenciar o Jar o no seu arquivo manifest usando o atributo:
Ex.:
Class-Path: libs/Lib.jar

Sendo assim, você precisaria distribuir sua aplicação juntamente com a pasta libs e o com o Jar presente nesta pasta, ficando assim:

-SuaAplicacao.jar
|
–>libs
|
–>Lib.jar
Então no mesmo que reside seu Jar, deve haver uma pasta contendo a estruta libs/Lib.jar, sacou?

A outra alternativa seria empacotar tudo junto, isso só possível se você colocar todos os “.class” da lib que você está usando junto com os seus. Você estaria colocando o Jar que você precisa de forma “explodida” dentro do seu Jar. Isso é um pouco mas chato de fazer. O Plugin FatJar do eclipse faz exatamente isso, talvez exista uma alternativa para o NetBeans, porém não conheço muito essa IDE para indicar algum.

Se isto não ajudar coleque no forum mais detalhes do seu problema.

Sorte.

Ok, vou testar.

Obrigado pela atenção :slight_smile:

nada… err :confused:

adicionei o jfreechart-1-0-9.jar na biblioteca do projeto, automaticamente foi gerada uma pasta ‘dist’, dentro dela uma ‘lib’ e ai sim jfreechart-1-0-9.jar, juntamente com o absolutelayout e o swinglayout

Setei o manifest.mf com:

Class-Path: lib/jfreechart-1-0-9.jar

mas n funcionou :frowning: