Boa tarde galera, faz tempo que não uso java e estou um pouco enferrujado, eatou precisando de fazer uma aplicação bem simples, somente com cadastro, consulta, imprimir… como se fosse um aplicação de cadastro de clientes como exemplo, mas com uma tela arrumadinha né, :-), acho que não há necessidade de utilizar banco de dados, pois, não será grande o banco, então uma forma que não utilize banco de dados, resumindo…
Gostaria de dicas de criar uma interface legal com o usuário, mas que seja simples, e uma forma de gravação de dados. Valeu…
Aplicação básica
17 Respostas
Programa sem banco de dados, mas quer que o programa tenha gravação de dados? Como assim?
Bom… se vc irá armazenar dados em um local qualquer, este será seu banco de dados rs, talvez dispense um SGDB.
Uma tecnologia bacana é o db4o pra este tipo de aplicação, fica tudo stand-alone, dê uma olhada: http://www.db4o.com/
[]s
Bom dia Irmão,
Para a aplicação, podes baixar a ide netbeans. Ja possui alguns templates disponíveis.
Quanto a persistencia de dados, você pode estudar a api Serializable, que permite gravar seus dados em arquivos no disco rígido.
Boa sorte.
aaa, sem banco de dados, quis dizer sem um gerenciador ne…
É, tava pensando em usar a api Serializable mesmo, mas irei dar uma olhada em todas as dicas.
Por enquanto, obrigado pela ajuda de todos.
Cara, to ´inferrujado´ mesmo, alguem ai indica um bom tutorial para templates do netbeans (como usar) e tambem como gerar uns relatorios legais em tela.
vlwwwww.
Cara,
Para os relatórios, utilize Jasper Report. Para criar os moldes, utilize a instalação do IReport separadamente, pois o plugin para o NetBeans dá muitos problemas.
Crie os relatórios no IReport, inclua as bibliotecas do Jasper no seu projeto java e os arquivos jasper criados pelo IReport.
Procure exemplos no proprio site do Jasper e no guj.
Olá lucasdona!
Pelo que entendi sua interface não é web…
Há um tempo atrás eu precisei fazer algumas telas com Swing e prefiro muito mais o Eclipse ao Netbeans para desenvolver (ainda mais para desenvolver telas), além do que, se você desenvolve telas Swing com Netbeans ele “trava” algumas alterações e o código fica meio “sujo”.
Na época eu respondi a um post falando sobre o VS4E (Visual Swing For Eclipse), se quiser dá uma olhadinha lá na resposta, o link é: http://www.guj.com.br/java/208358-ajuda-com-configuracao-de-layout#1058876
Abraços!
eu gosto do WindowBuilder Pro
direto no Eclipse, e free
para salvar os dados usa apache derby ou hsql ou sqlite
Valeu galera pelas várias dicas, irei dar uma olhada, abraços.
Suelen, baixei os 8 plugins .jar, copiei para a pasta de plugins do eclipse (c:/arquivos de programas/eclipse/plugins/), estou utilizando o eclipse classic 3.7.2 (versão mais atual), criei um projeto java, mas na hora de criar uma classe não apareceu nenhum opção de swing. :-(.
Alguém sabe prq?
Suelen, baixei os 8 plugins .jar, copiei para a pasta de plugins do eclipse (c:/arquivos de programas/eclipse/plugins/), estou utilizando o eclipse classic 3.7.2 (versão mais atual), criei um projeto java, mas na hora de criar uma classe não apareceu nenhum opção de swing. :-(.
Alguém sabe prq?
Lucas, minha dica é que você use o plugin que o/a aechiara lhe passou. O Windows Builder é um plugin bem mais moderno, desenvolvido pela Google…
Sobre o Eclipse Visual Editor, nunca mais ouvi falar… Nem sei se ainda estão dando manutenção no bicho.
Abs []
Ok, tentarei esta dica, valeu.
Instalei aqui, tudo como indica o site, agora alguém indica um bom tutorial sobre como utilizá-lo no eclipse? aqui no GUJ tem algum?
Abraços.
Instalei aqui, tudo como indica o site, agora alguém indica um bom tutorial sobre como utilizá-lo no eclipse? aqui no GUJ tem algum?
Abraços.
se estiver falando do WindowBuilder lá mesmo no site tem um tutorial
https://developers.google.com/java-dev-tools/wbpro/userinterface/
Boa tarde, pessoal!
Vocês já viram o tanto de vídeo que tem aqui:
http://aprendacomigo.com.br/videos/category/java/82
Uma outra pergunta, :-), como fazer essa aplicação básica, para um gerenciamento de clientes mesmo, nada muito complicado :-), mas com umas telas agradáveis e tipo, qndo exemplo, listar alguma coisa na tela, listar de uma forma legal, bem formatada, esse eu uso o iReport ne? mas me deem algumas dicas aí, o que usar, quais APIs do java usar. Estou fazendo no netbeans, valeu galera.
Uma dúvida sobre o iReport, só consigo usá-lo em conjunto com um SGBD? ou posso gravar meus dados com o próprio serializavel do java e também utilizar o iRepot para melhorar?