Aplicacao c/ HSQLDB?

Oi,

preciso criar uma aplicacao simples, de consulta a poucas e pequenas tabelas.

Pensei em criar a aplicação em Java usando HSQLDB.

Aonde posso encontrar um tutorial definitivo, ou até mesmo um simples “Hello World” em como criar uma aplicação assim?

A grande dificuldade que sinto é fazer um código aonde meu programa criasse o banco de dados no processo de instalação. Atualmente, para criar o banco de dados, eu tenho que ir no gerenciador do HSQLDB. Mas gostaria de tornar isso automático, para que o usuário do meu programa não tivesse nenhum problema com isso.

Alguém sujeita a arriscar uma boa opção de leitura para conseguir isso?

Obrigado.

Cristiano M. Magalhaes

Creio que você pode criar o banco via programação usando as informações abaixo:

http://www.hsqldb.org/doc/guide/ch01.html#N101A8

No caso específico do HSQLDB acho que é melhor criar os arquivos .data, .properties etc. com as tabelas já pré-preparadas (e alguns dados da sua aplicação já carregados), e compactá-los. Não se esqueça, no HSQLDB Manager, de dar o comando “shutdown compact”, para que os arquivos não fiquem com nenhuma informação redundante (linhas deletadas, índices bagunçados etc.).
Então você copia esses tais arquivos para seu usuário.
O menor arquivo possível .data tem cerca de 1MB, mas se ele só consistir de tabelas vazias, compactado ele fica minúsculo.
Outra dica: tente não usar o usuário padrão (sa/senha branco) para acessar os arquivos. Se você souber lidar com usuários no HSQLDB você pode ficar com um arquivo ligeiramente mais seguro.

roger, valeu pelo link , mas acho que o thingol compreendeu melhor minha necessidade.

valeu pela dica thingol.