Olá amigos!
Há um tempo atrás eu postei aqui no forum sobre desenvolvimento de ERP:
http://www.guj.com.br/posts/list/91147.java
Acontece que devido a outras prioridades não pude dar continuidade nessa minha ideia. Atualmente estou novamente pesquisando sobre linguagens e bancos de dados e gostaria muito de opiniões sobre quais tecnologias adotar para desenvolvimento de meu sistema.
Não gostaria de adaptar algum codigo fonte existente. Quero sim estudá-lo bastante, porém iniciar com algo bem simples a nivel de funcionalidades para os usuários, mas com uma arquitetura extremamente flexivel e preparada para crescer e ser modificada sem muitos traumas.
Abaixo algumas premissas que tenho em mente:
-
Como minha ideia é um sistema de gestão empresarial, torna-se obvio que as estações remotas deverão acessar um banco de dados centralizado.
-
Quero que o usuário possa acessar mais de uma rotina simultâneamente, algo como os formulários MDI - Multiple Document Interface. Pelo que li até agora, em aplicações Web isso fica mais complicado.
-
Manutenção Centralizada. Ai creio que está o grande divisor de águas entre aplicações Desktop e aplicações Web. Em aplicações Desktop, em caso de atualizações, todas as estações remotas deverão ser atualizadas. Gostaria de algo flexivel nesse sentido, ou seja, criar um campo ou um botão e não precisar atualizar centenas (pensando grande mesmo …
) de arquivos de clientes. -
Banco de Dados Gratuito.
Acho que apesar de ser um pouco agressivo para programadores de linguagens procedurais como eu, o Java atualmente é a tecnologia com mais recursos e desenvolvedores fodas pelo mundo. Porém, possui muitas vertentes, o que dificulta o entendimento para novatos.
Antes de cair de cabeça nos estudos (e na pavorosa documentação em Inglês da Sun) quero orientar minhas pesquisas, por isso estou postando nesse fórum, que creio ser o maior do Brasil sobre Java.
Obs.: Não cheguei a baixar os fontes dos programas dos links do outro tópico pois estou utilizando a internet do meu trabalho que é extremamente lenta. Em casa estarei baixando o Freedom para ver se entendo algo.
Muito obrigado!
Victor Hugo
) de arquivos de clientes.