Aplicação comercial com swing?

19 respostas
V

Boa tarde galera!!!

Alguém conhece alguma aplicação comercial escrita com swing? Estou fazendo uma pesquisa sobre a utilização da tecnologia Java na àrea comercial. Principalmente se for Cliente/Servidor. A pesquisa é para a faculdade e estou precisando de ajuda. Quem puder me ajudar eu ficarei muito grato.

Obrigado por tudo.

19 Respostas

W

E ai…

Cara… eu já vi varios “aplicativozinho” pra desktop que eu baixei da net que eram feito em java. Nunca vi um cliente/servidor, mas com certeza existe.

Sei que não é a ajuda que tu queria, mas só pra ti saber que java não é raro!

Falow!

V

É was… Todo mundo diz isso, mas nunca vi nenhum. No source forge tem muitos CRMs e ERPs, mas nenhuma aplicação comum como as que eu vejo em Delphi.

Valeu pela ajuda, mas ainda continuo na estaca zero. :wink:

W

“continuo na estaca zero” hahaha…

Essa sua pesquisa é sobre swing?
Porque o que manda hoje em dia, principalmente pra cliente servidor é jsp, é bem mais organizado pra esse tipo de coisa.

Se tu não sabe, o jsp é uma pagina em html, mas dinâmica. Imagina um form do delphi de “cadastro de alguma coisa”, é igual (com suas distinções), só que roda em um browser, qualquer pessoa ligada na rede, inclusive na internet pode acessar o teu “cadastro de alguma coisa”, e sem precisar instalar o aplicativo na maquina.

V

Quer dizer que as aplicações estão deixando de ser swing e Win32 para ficarem Web?! Acho que estou atrasado neste conceito… :oops:

W

Claro que nem tudo, mas muita coisa já é desenvolvida assim! Aplicações empresariais que usam banco de dados quase 100%. E não é só java, tem .NET que faz isso também (Plagio da Micro$soft).

O negocio muda muito rapido!

G

Creio que não seja assim… é claro que a demanda de aplicações WEB cresceram muito, mas mesmo assim, ainda existem muitas aplicações sendo desenvolvidas em swing…

:wink:

W

JavaPlayer,

Será que existe muito aplicativo empresarial em java sendo feito em Swing?
E acho que a esmagadora maioria já é web.

Aqui na empresa nunca ouvi falar em swing para esse tipo de aplicativo. Por isso tomo isso como base.
Por aí, como é que é?

Abraço!

V

Acho que vcs já me deram o resultado da pesquisa… Todo mundo fala que tem aplicação swing, mas na prática, ninguém sabe onde tem… Acho que a verdade é essa mesmo, as aplicações que antes eram swing ( ou win32) agora estão na web ( ou intranet ).

Vou dar uma pesquisada por aí e montar a argumentação dessa mudança melhor. Acho que as aplicações swing estão virando JSP.

G

“was”:
JavaPlayer,

Será que existe muito aplicativo empresarial em java sendo feito em Swing?
E acho que a esmagadora maioria já é web.

was, existem aplicativos sendo desenvolvidos em swing… mas como todos nós sabemos, a grande maioria dos sistemas agora são para WEB/Intranet!

W

Meu conhecimento de mercado java se restringe a minha empresa e a de quem eu conheço e trabalha com isso, isso é, não tenho muita experiencia.

Obrigado por me esclarecer essa duvida JavaPlayer.

C

O IntelliJ IDEA é em Swing!!! E é comercial!
Me corrijam se eu estiver errado. (É que nunca rodei o IntelliJ, so vi screenshots!)

FAlow!

W

Bah!
Boa… esquecemos as IDE’s o netBeans também é feito totalmente em java!

C

“was”:
Bah!
Boa… esquecemos as IDE’s o netBeans também é feito totalmente em java!

Ok, mas ai nao é comercial.
Nao vale… vamos falar so em comerciais.

W

Mas é só pra ele ver o que da pra fazer com a interface grafica do java.

V

Galera…

Eu sei do poder do Java e de suas bibliotecas de interface gráfica, mas parece que poucas pessoas usam ela. O Intelij IDEA, NetBeans, Eclipse, ZendStudio… Mas nunca vi uma aplicação para controle de estoque, Ponto de Vendas, Controle de Protocolos, Administração jurídica de Processos e etc… Parece que tá todo mundo correndo para a Web.

Ao meu ver, somente ferramentas de desenvolvimento é que estão sendo feitas em swing. Ná prática, a esmagadora maioria fica com JSP, ASP, PHP ou .Net.

Pra finalizar… apesar de tudo, eu vejo aplicações em VB, Delphi ( win32), mas não vejo aplicações swing. Deu para entender?.. Acho que isso é o que tá acontecendo com o mercado hoje. E essa parece ser a conclusão da minha pesquisa.

W

Mas é isso aí mesmo. É bem mais pratico ter um sistema rodando no servidor e chamá-lo via browser do que instalar o aplicativo maquina por maquina, sempre vai ter alguma que vai dar bug. Claro que isso não é a única vantagem.

Também demorei para assimilar essa idéia de aplicativos via browser, o cara ta acostumado com aplicações em janelinhas cinzas.

O orkut é um exemplo do que seria uma aplicação dessas. Não deixa de ser um exemplo de gerenciamento. O aplicativo fica no servidor e os usuários acessam via browser. Não pense que as apicações não ficam lentas como o orkut, isso vai depender da estrutura da rede e do servidor do local onde for instalado o programa web.

Se eu não estou enganado, o orkut é feito com tecnologia .net, mas não tenho certeza. Mas não é nada que não poderia ser feito em java.

V

Concordo com vc was…

Vou apresentar o meu trabalho em cima dessa idéia mesmo.

Obrigado pela ajuda galera.
Vcs me ajudaram muito.

Tenho que ir agora… T+

W

É isso aí cara.

Vai em frente sem medo, qualquer coisa é só perguntar aqui no portal que todo mundo ajuda.

Material sobre java para o teu trabalho não vai faltar. Java é uma das linguagens mais flexíveis que existe, se não a mais. Tu encontra o java desde os microondas até os servidores da nasa, passando pelos desktop e celulares do mundo inteiro.

Falou então virtus!

G

virtus, existe aplicações desse porte em Swing sim, só que não são muitas…

Muitas empresas optam por desenvolver sistemas WEB que podem ser acessados de qualquer lugar, podem ser utilizadas em intranets e não é preciso instalar em todas as máquinas…

Criado 18 de agosto de 2005
Ultima resposta 18 de ago. de 2005
Respostas 19
Participantes 4