Aplicação comercial - Dúvidas de iniciante

2 respostas
R

Olá, pessoal!
Este é o meu primeiro post no fórum. Sempre ouvi bastantes elogios à comunidade e espero poder começar a contribuir em algum tempo, entretanto ainda é tempo de perguntar, e não de responder! :wink:

Estou desenvolvendo uma aplicação comercial, e, como estou começando agora com o java, gostaria de algumas orientações.

A idéia básica é fazer um programa com interface gráfica que se conecte a um banco de dados (mysql, a princípio) que gere relatórios, especificamente boletos imprimíveis e em formato digital (pdf, por exemplo) e relatórios de balanço mensal e finalmente um sistema de envio automático dos boletos (em pdf) via e-mail (sem que haja necessidade de salvar o arquivo no hd e mandar via browser ou programa de e-mail, enviando diretamente do meu programa).

Então vamos às perguntas:

Primeiramente relativas à escolha de bibliotecas

Pelo que andei lendo, pensei em utilizar:

-JDBC para a conexão ao banco de dados;

-Swing para a interface gráfica;

-jBoleto para a geração de boletos;

-iText PDF para a geração de boletos digitais;

-Java Mail para o envio dos e-mails.

Alguma sugestão de modificação nesta lista? Todas as bibliotecas estão maduras o suficiente?  alguma mais completa ou recomendável?

A segunda minha segunda dúvida é relativa à IDE que devo utilizar.
Li muitos elogios ao eclipse, sobretudo a ele ser bastante completo e poderoso, mas ouvi dizer que o NetBeans possui um designer de interface gráfica imbatível. Sei que o assunto é polêmico, mas gostaria de opiniões.

Bom, pra já é “só” tudo isso!
Agradeço qualquer ajuda.

Abraços!

2 Respostas

boneazul

Cara, primeira dúvida…Voce falou em “swing” e “browser”, no mundo java essas duas palavras não se relacionam muito bem.

Bom vo dar minha opinião…

Quanto a banco de dados …recomendo fortemente o HIBERNATE em vez de usar “JDBC” direto por N motivos, que voce pode procurar saber atraves de pesquisas mais aprofundadas…