Aplicação comercial - Dúvidas de iniciante

2 respostas
R

Olá, pessoal!
Este é o meu primeiro post no fórum. Sempre ouvi bastantes elogios à comunidade e espero poder começar a contribuir em algum tempo, entretanto ainda é tempo de perguntar, e não de responder! :wink:

Estou desenvolvendo uma aplicação comercial, e, como estou começando agora com o java, gostaria de algumas orientações.

A idéia básica é fazer um programa com interface gráfica que se conecte a um banco de dados (mysql, a princípio) que gere relatórios, especificamente boletos imprimíveis e em formato digital (pdf, por exemplo) e relatórios de balanço mensal e finalmente um sistema de envio automático dos boletos (em pdf) via e-mail (sem que haja necessidade de salvar o arquivo no hd e mandar via browser ou programa de e-mail, enviando diretamente do meu programa).

Então vamos às perguntas:

Primeiramente relativas à escolha de bibliotecas

Pelo que andei lendo, pensei em utilizar:

-JDBC para a conexão ao banco de dados;

-Swing para a interface gráfica;

-jBoleto para a geração de boletos;

-iText PDF para a geração de boletos digitais;

-Java Mail para o envio dos e-mails.

Alguma sugestão de modificação nesta lista? Todas as bibliotecas estão maduras o suficiente?  alguma mais completa ou recomendável?

A segunda minha segunda dúvida é relativa à IDE que devo utilizar.
Li muitos elogios ao eclipse, sobretudo a ele ser bastante completo e poderoso, mas ouvi dizer que o NetBeans possui um designer de interface gráfica imbatível. Sei que o assunto é polêmico, mas gostaria de opiniões.

Bom, pra já é “só” tudo isso!
Agradeço qualquer ajuda.

Abraços!

2 Respostas

boneazul

Cara, primeira dúvida…Voce falou em “swing” e “browser”, no mundo java essas duas palavras não se relacionam muito bem.

Bom vo dar minha opinião…

Quanto a banco de dados …recomendo fortemente o HIBERNATE em vez de usar “JDBC” direto por N motivos, que voce pode procurar saber atraves de pesquisas mais aprofundadas…

Se a sua interface for WEB : Geralmente por questão de elegancia voce tera que escolher um framework pra lhe ajudar ai existem muitos
Tenho trabalhado com o vraptor 3 em projeto grande e a curva de aprendizado é bem rapida…
Ai na parte de visualização ja tem muitas outras ferramentas jsp,jsf,templates engines,ai vai do gosto e da especificação do projeto…

Bom quanto as bibliotecas java Jboleto é bacana e acho q por dependencia ja requer a iText
Pra email Java mail tb tem varios recursos…

Bom vo te passar o que eu uso hoje em dia para te servir como parametro e quanto a “maturidade das bibliotecas fica tranquilo que ja são bem estáveis”

Se for web

Jetty 7 como WebContainer.(troquei recentemente no lugar do tomcat 6 e vi uma grande melhora em varios aspectos)
Hibernate 3 (framework banco de dados ORM)
Vraptor 3 (framework MVC) usando JSP na view
Jboleto e Java mail ultimas versões (as 2 estão bem maduras)
Quanto a IDE uso eclipse …sempre me atendeu muito bem…netbeans nem tive experiencia pra dar opinião…

Se for desktop

• Swing
  • Hibernate
  • Jboleto e Java mail
    Eclipse tem um plugin legal pra trabalhar com swing

Quanto a relatórios uso o ireport (projeto da jasperreports) é um pouco chato no começo,mas depois pega a manha ai fica bem util…
Espero ter ajudado

R

Boneazul, primeiramente obrigado pela resposta e opiniões… já mudaram a minha cabeça com relação a algumas coisas!

Então, cara… desculpa se me expressei mal, mas a idéia é fazer uma aplicação totalmente desktop (talvez posteriormente eu faça alguma interface web para consulta dos clientes ao banco de dados, mas esse é um outro projeto, de médio a longo prazo… :wink: ), e a idéia era exatamente não utilizar o browser, evitando ter que mandar através dele os pdfs que gero pelo meu programa.

Agradeço pela dica do HIBERNATE! Dei uma pesquisada rápida e parece realmente promissor, sobretudo para um iniciante como eu, além do fato de acelerar o desenvolvimento, o que é interessantíssimo para mim! :smiley:

Valeu também pelas confirmações e pelas sugestões para web: ainda chego lá… e agora melhor informado, pois pra mim webcontainer pra java era praticamente “sinônimo” de tomcat! Vou dar uma olhada nesse Jetty.

Com relação à IDE vou, então, investir no eclipse e os relatórios vou deixar pra quando estiver mais fluente no java, e aí pego o ireport de frente! :roll:

Valeu mesmo pela ajuda!
Abraço!

Criado 7 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 8 de fev. de 2010
Respostas 2
Participantes 2