Olá, pessoal!
Este é o meu primeiro post no fórum. Sempre ouvi bastantes elogios à comunidade e espero poder começar a contribuir em algum tempo, entretanto ainda é tempo de perguntar, e não de responder! 
Estou desenvolvendo uma aplicação comercial, e, como estou começando agora com o java, gostaria de algumas orientações.
A idéia básica é fazer um programa com interface gráfica que se conecte a um banco de dados (mysql, a princípio) que gere relatórios, especificamente boletos imprimíveis e em formato digital (pdf, por exemplo) e relatórios de balanço mensal e finalmente um sistema de envio automático dos boletos (em pdf) via e-mail (sem que haja necessidade de salvar o arquivo no hd e mandar via browser ou programa de e-mail, enviando diretamente do meu programa).
Então vamos às perguntas:
Primeiramente relativas à escolha de bibliotecas…
Pelo que andei lendo, pensei em utilizar:
-JDBC para a conexão ao banco de dados;
-Swing para a interface gráfica;
-jBoleto para a geração de boletos;
-iText PDF para a geração de boletos digitais;
-Java Mail para o envio dos e-mails.
Alguma sugestão de modificação nesta lista? Todas as bibliotecas estão maduras o suficiente? Há alguma mais completa ou recomendável?
A segunda minha segunda dúvida é relativa à IDE que devo utilizar.
Li muitos elogios ao eclipse, sobretudo a ele ser bastante completo e poderoso, mas ouvi dizer que o NetBeans possui um designer de interface gráfica imbatível. Sei que o assunto é polêmico, mas gostaria de opiniões.
Bom, pra já é “só” tudo isso!
Agradeço qualquer ajuda.
Abraços!