Eu utilizaria Swing mesmo, a versão 1.4.2 está visivelmente mais rápida do que a versão anterior, e outra, do jeito que a Sun anda tirando leite de pedra com relação a performance do Swing, acho que logo logo quem usa swt vai deixar de utiliza-lo. Quanto a usar o netbeans e o eclipse em conjunto, eu acho uma boa, digo isso porque já usei junto esses dois
I
icefox
Não trabalho ainda com java mas estou estudando a possibilidade de passar as aplicações que hoje em dia são desenvolvidas numa linguagem proprietaria , para o java e para isso pesquisei bastantes , existem varias coisas que se deve levar em consideração não apenas qual classe vai usar como por exemplo em que maquinas você vai querer utilizar esses aplicativos. Uma coisa que ocorre muito é que falam que as aplicações java são muito lentas, que uma maquina necessita de no mínimo 128Mb para rodar bem mas convenhamos hoje em dia qualquer maquina já vem com essa capacidade de memória de fabrica. E independente do conjunto de classes que você escolha antes de implantar de uma estudade bem nela para poder utilizar seus recursos de melhor forma tendo um melhor desempenho na aplicação