[Resolvido]
Aplicação Corporativa em Java
1 Resposta
Cara,
tô percebendo que você tem dúvidas muito primarias sobre a tecnologia, a dica mais lógica e simples, seria: “dá uma estudada pra se familiarizar um pouco com o que é e para que serve?”… acho que você terá que fazer isso mesmo, mas vou tentar clarear um pouco a tua cabeça…
o fato de usar jsp não implica em facilitar coisa alguma, jsp é como php… será a extenção das tuas paginas… onde você pode por scripts (no nosso caso scriptlets)… mas, pode ser feito de outra forma… mas, esqueçamos isso… vamos esquecer os jargões e vamos falar de java como os samurais… sem frameworks nem p@#$% nenhuma… só java puro…
o tomcat será somente o servidor de aplicações… você só precisa configura-lo, isso você procurando no google, não vai demorar 30 minutos pra por tua aplicação no ar…
o que você terá que estudar de vera é jsp e servlets… isso na parte JEE… pois java (JSE, JDBC e tal) você vai usar toda hora, pra fazer um algoritmo, fazer uma consulta a banco…
o uso de JEE lhe tará a facilidade de rodar sua aplicação no browser… se isso é teu objetivo, legal… você só precisa dessas duas tecnologias (além de JAVA) jsp e servlets…
o fato de ter uma aplicação WEB, é natural que no caso de cadastros e mais cadastros, ele é um pouco mais lento que aplicações desktop, mas gerar relatorio ou qq outra coisa é exatamente igual… você tem os mesmos poderes…
sei que sempre que agente precisa mudar de linguagem é pra ontem, mas neste caso vai ser bem complicado, pois eu te digo com certeza, você precisa aprender a linguagem Java antes de tudo… pelo menos programas de console, tipo uma consulta e uma listagem… algumas classes basicas, como String, Collections e outras coisinhas legais…
pela web, você consegue tutoriais de jsp e servlet que vão te suprir do que você precisa…
uma coisa importante, existem 300 frameworks que ajudam nas tarefas que você vai enfrentar fazendo tudo com jsp e servlet, mas não as procure antes de conhecer jsp e servlets a fundo… você pode se perder neste tortuoso caminho…
de qualquer forma, segue isso que te falei… e a cada complicação que tiver, procura no google e se não encontrar, posta no forum…
a moçada vai te ajudar sempre que puder…
boa sorte