Aplicação Desktop - Cliente x Servidor

5 respostas
G

Boa noite à todos.

Não sei se estou postando no lugar certo, mas lá vai. Sou novo em java e estou envolvido em um projeto no qual preciso desenvolver uma aplicação desktop. Estou a todo vapor, mas estão surgindo algumas dúvidas:

Como implementar uma estrutura cliente x servidor com java? Não sei ao certo se isto é necessário, mas eu gostaria, de por exemplo impedir que duas pessoas tentassem atualizar o mesmo registro (não sei se isto seria certo, mas tipo, travar determinada ação no sistema, quando alguém a estiver executando).

Gostaria de deixar a aplicação em um servidor para fazer todo esse controle.

Enfim, gostaria de sugestões para essas questões.

Desde já agradeço a todos.

Gláuber

5 Respostas

J

Comece aprendendo JNLP que vai te ajudar.

Depois leia a apostila FJ11.

rael_gc

glaubersilverio:
Boa noite à todos.

Não sei se estou postando no lugar certo, mas lá vai. Sou novo em java e estou envolvido em um projeto no qual preciso desenvolver uma aplicação desktop. Estou a todo vapor, mas estão surgindo algumas dúvidas:

Como implementar uma estrutura cliente x servidor com java? Não sei ao certo se isto é necessário, mas eu gostaria, de por exemplo impedir que duas pessoas tentassem atualizar o mesmo registro (não sei se isto seria certo, mas tipo, travar determinada ação no sistema, quando alguém a estiver executando).

Gostaria de deixar a aplicação em um servidor para fazer todo esse controle.

Enfim, gostaria de sugestões para essas questões.

Desde já agradeço a todos.

Gláuber

Sobre o problema de ter mais de uma pessoa editando um mesmo registro, procure na web sobre “lock otimista”. Não faça lock em tabelas do banco (lock pessimista). Isso vai te dar uma dor de cabeça monstro.

G

Obrigado pelas recomendações. Estou pesquisando sobre JNLP. Não conhecia e parece ser a solução para o meu problema de deixar a aplicação em um servidor e distribuí-la.