Bom dia!
Gostaria de criar uma aplicação desktop com acesso remoto a um banco de dados mySQL em um servidor de hospedagem independente. A aplicação manteria uma cópia local do banco para consultas quando o mesmo estivesse off-line.
O motivo para isso é que seria uma aplicação distribuída, só que em lugares e redes diferentes, o que impossibilitaria uma implantação local em um servidor comum. O cliente não deseja aplicação web porquê quer que a mesma possa ser acessada mesmo quando houver queda de conexão com a Internet.
Têm como fazer isso?
Você pode criar um Servidor EJB e deixar as consultar todas no servidor EJB, e ele conheçe o banco (recomendado)
Ou colocar o banco em um ip valido e deixar disponivel para acesso remoto (ariscado, precisa garantir seguraça em acesso)
Já tentei faz isso uma vez sem EJB3, acredito nesse caso que não vale a pena fazer sem usar EJB3.
Comece estudando o EJB3, pois acredito que com ele você terá muito mais poder nas mãos para fazer a parte de segurança e distribuição da aplicação.
Espero ter ajudado… 
é só liberar a porta do mysql para acesso remoto.
Desculpa reviver o topico , mas como voce resolveu diego_qmota . Estou com o mesmo problema…
Eu já fiz isso… um sistema com banco local e remoto…no próprio hibernate eu fiz… quando o usuário tenta acessar a base remota, e ela não está disponível, ele armazena os dados na base local… tipo…o sistema em si tem um “banco suplementar ou reserva…como queira chamar” …
A única coisa que tem que cuidar…é a sincronização das bases remota e local, as tabelas que são interessantes para seu sistema manter na base local…