Aplicação DeskTop com banco de dados na web

6 respostas
Antonio_Ishac

Olá pessoal,
uma empresa está precisando de um sistema para controlar suas vendas, controle financeiro, entrada, saída, etc. Mas como essa empresa tem dois galpões em lugares diferentes na cidade seus produtos o gerente da empresa quer que o banco de dados de baixa nos dois galpões.

Minha pergunta é: Seria correto SOMENTE o banco de dados estar no servidor.
A programação seria a mesma, a única coisa que mudaria é a URL de conexao com o banco.

Se eu não estiver viajando na maioneze eu peço a ajuda de vcs para estarem me explicando como funciona isso direito, um sistema DeskTop num banco de dados na web, ou, se estiver outro jeito.

Agradeço a todos pela atenção.
:smiley: :smiley: :smiley:

6 Respostas

Kknd

Opa, na minha opinião, se ficar só o banco de dados no servidor pode ser ruim no ponto de vista que cada cliente vai ter suas próprias regras de negócio separadamente e vai ser mais difícil garantir a consistência do banco.

nbluis

Acho que estamos falando de coisas diferentes.

Não há problema algum o banco de dados em máquinas diferentes, inclusive é natural.
A única coisa a ser mensurada é a latência e disponibilidade e tudo mais.

Agora o que o amigo Kknd fala é para um sistema desses utilizar uma arquitetura distribuída dispondo serviços para acesso as aplicações clientes.
É uma boa alternativa também, mas é outro caso que tem que se pensar com calma, não dá pra definir esse tipo de coisa sem saber ao menos o cenário completo.

Até mais.

LPJava

vc nao precisa ter dois bancos para armazenar as mesmas informações. Até pq a medida que o banco aumentar atualizar os dois nao vai ser algo muito rapido.

• Voce pode ter um banco on-line para armazenar as informacoes.
  • ou vc pode ter uma conexao interna com um unico banco por um link contrato por uma empresa telefonica(telemar, embratel etc)

Falo isso pq trabalho em uma empresa de varejo com 25 lojas e para cada filial que a mais longe se encontra a 400 km da matriz usamos um link dedicado pela telemar de 512kb para acesso ao sistema, onde o banco fica na matriz.

Porem em breve vamos mudar para uma arquitetura distribuida pois a coisa ta ficando complicada… mas nesse seu caso ai de dois galpoes… eu acho que via web o custo X beneficio a melhor opcao…

Antonio_Ishac

Olá Amigos obrigado pela ajuda, vou então colocar o banco de dados on-line, pelo comentario do nosso amigo LPJava é acho que é a melhor opção.

Obrigado a todos pela ajuda mais uma vez

Andre_Brito

Pesquisa também sobre computação nas nuvens, leia o artigo da Sandra Carvalho da INFO Exame desse mês.
Aliás, procure um post do Luca aqui no GUJ. Ele diz bem que deixar BD no servidor no prédio é coisa do milênio passado (acho que foi algo assim… ele falou isso a mais ou menor 1 ano e hoje todo mundo fala. Luca é o visionário da galera :-))
Abraço.

xandroalmeida

Coloque sua base de dados nas nuvens

http://www.amazon.com/SimpleDB-AWS-Service-Pricing/b/ref=sc_fe_l_2?ie=UTF8&node=342335011&no=3435361&me=A36L942TSJ2AJA

Ok, Ok Ok, não é tão simples assim, o SimpleDB não é relacional como 99,9% das necessidades das aplicações que o pessoal aqui ganha para fazer, mas é uma idéia interessante.

Criado 5 de maio de 2008
Ultima resposta 7 de mai. de 2008
Respostas 6
Participantes 6