Aplicação Desktop Distribuída

6 respostas
G

Boa noite pessoal.

Há um bom tempo já tenho esta dúvida e agora acho que chegou a hora de eliminá-la.

Pretendo desenvolver uma aplicação gráfica que deve funcionar no modo Cliente/Servidor, porém penso que deve existir alguma forma mais simples e madura do que usar RMI ou Sockets para isso.

Porém, pesquisando na internet não consegui encontrar material para estudo á respeito, muito menos exemplos de código ou tutoriais.

Alguém poderia me recomendar algo á respeito ?

Minha intenção é que por exemplo minha aplicação tenha a parte Cliente e a parte Servidora.

Quando por exemplo eu precisar fazer um cadastro de clientes atravéz da minha aplicação cliente, esta envie uma requisição para minha aplicação servidora, esta por sua vez possui os métodos corretos e conhece o servidor de banco de dados, processa a requisição, efetua o cadastro e retorna os dados novamente para a aplicação Cliente.

Alguém poderia me dar uma dica sobre isso ?

Obrigado !

6 Respostas

sergiotaborda

gustavo_marcon:
Boa noite pessoal.

Há um bom tempo já tenho esta dúvida e agora acho que chegou a hora de eliminá-la.

Pretendo desenvolver uma aplicação gráfica que deve funcionar no modo Cliente/Servidor, porém penso que deve existir alguma forma mais simples e madura do que usar RMI ou Sockets para isso.

Porém, pesquisando na internet não consegui encontrar material para estudo á respeito, muito menos exemplos de código ou tutoriais.

A palavra chave é Java Web Start , ou JNLP. Isto está para desktop como o browser para web, É o futuro das aplicações desktop.
Agora, sem sokets não dá. Mesmo que por cima esteja um HTTP da vida ou um RMI. Dito isto, não é simples escontrar a comunicação melhor.
Depende muito do que vc quer fazer e como. Mas o simples e básico é RMI ou HTTP (o famoso REST ou simplesmete HTTP Tunneling)

Rodrigo.Lima

gustavo_marcon:
Boa noite pessoal.

Alguém poderia me recomendar algo á respeito ?

Minha intenção é que por exemplo minha aplicação tenha a parte Cliente e a parte Servidora.

Quando por exemplo eu precisar fazer um cadastro de clientes atravéz da minha aplicação cliente, esta envie uma requisição para minha aplicação servidora, esta por sua vez possui os métodos corretos e conhece o servidor de banco de dados, processa a requisição, efetua o cadastro e retorna os dados novamente para a aplicação Cliente.

Alguém poderia me dar uma dica sobre isso ?

Obrigado !

Para simplificar a sua vida, use EJB3 com JNPL e o Netbeans como IDE.

Pense em Java(EJB3) + Adobe Flex também pois tem futuro.

B

Rodrigo.Lima,

Tenho um aplicação desktop que é feita sincronização de dados com um Servidor e funciona muito bem em RMI. RMI é é robusto e fácil de implementar porém tem seus detalhes de funcionamento que stressa os iniciantes.

Caso não queira usar RMI, talvez Web Service seja uma solução mais interessante e escalonável.

Boa sorte e qualquer dúvida entre em contato!!!

_fs

DualRpc é ótimo para comunicação cliente-servidor. Bastante simples.
http://www.retrogui.com/cgi-bin/wiki_dualrpcserver.pl

EJB costuma ser completamente overkill.

Quanto à distribuição, também recomendo WebStart.

Luca

Olá

Use HTTP e sinta-se livre para se comunicar com o mundo inteiro da forma que quiser, seja fazendo RPC ou trocando mensagens.

RMI é só RPC e não passa em firewalls de terceiros.

Para usar HTTP, basta colocar um servletzinho para receber as solicitações.

[]s
Luca

_fs

Se for seguir a também ótima solução do Luca, recomendo o Jetty como um lightweight ServletContainer.

Criado 31 de julho de 2007
Ultima resposta 2 de ago. de 2007
Respostas 6
Participantes 6