aplicação desktop e Web são quase os mesmo conceitos?

5 respostas
rodrigochagas85

e ae Galera, bem gostaria de perguntar a vcs, já que sou iniciante em java, todo mundo sabe que o forte do Java é a aplicação Web, gostaria de pergunta-lhes sobre o que vc vê na parte de swing. Que dizer fazer uma telinha cheia de botão e eventos, Quando vc quiser fazer alguma coisa Web, vc vai usar esses conceitos? Boa Parte ? Quase nada ? é que hj eu pensei tipo “Nossa acho que eu to esquentando a cabeça a toa, porque java para desktop não é la muito popular, eu deveria começar a ver a parte web e deixar de lado a desktop”, Meu pensamento esta certo ?

bem por hora é isso, blz…

5 Respostas

hvidal

Oi Rodrigo,

Como tenho bastante experiência com java desktop e web, acho que posso te ajudar. Até onde consigo ver, java web realmente parece ser mais usado do que java desktop, mas mesmo assim eu não acho que este último seja pouco popular. Existem incontáveis trabalhos para a parte desktop do java e o nível das interfaces tem ficado tão alto que, as vezes, espanta até os mais otimistas.

Para entender melhor do que estou falando, veja as telas desse sistema aqui: http://nexvu.com/monarch_tour/

Telas como essas são feitas com um Look-and-Feel profissional e acompanhadas por designer talentosos. Mas, no fundo, isso é Swing nu e cru. Portanto, acho que vale a pena aprender java desktop sim, principalmente pelo poder de embelezamento disponível, algo que muitas outras linguagens não vão te proporcionar.

Quanto à parte web, os conceitos começam a mudar, e você infelizmente não vai conseguir aproveitar muito do Swing. Mas nada está perdido. O Google está lançando uma API chamada Google Web Toolkit (GWT), que permite desenvolver telas web usando componentes que lembram o lado desktop do java. Esse código, na verdade, é compilado para javascript e roda localmente no browser do cliente. Vale a pena conferir!