Olá pessoal , gostaria de saber pela experiencia de vocês , se é viavel fazer aplicações desktop em java , não ficaria lenta demais , se forem aplicações grandes por exemplos , ou o parque de maquinas for muito antigo, a um tempo atras executei um programa desktop em um k6 500 64 de ram e achei muito lento , hj estou com uma maquina um pouco melhor mas ainda não peguei um programa grande pra ver.
aplicação desktop
13 Respostas
Cara,
a unica aplicação feita em java para desktop que tem uma performace boa é o eclipse! hahahaha
Para desktop: swing e awt é muito lento mesmo!
Mas eu qeuria saber porque o eclipse é tao rapido!
Será que ele usa uma biblioteca grafica diferente?
Porque?Porque?Porque?Porque?
Matheus!!! Responde aÊ!!!
pior q na minha máquina de casa tem 128MB e o eclipse usa 100MB eu vivo passando raiva, até q mudei a ide pra uma mais simplezinha…
as aplicações em java são um pouco lentas sim, vc precisa ter um pouco de máquina para rodá-las mas a robustez das aplicações é levada mais em conta do quê a lentidão!!
Cara,
Se não me engano o Eclipse usa SWT para implementar a GUI.
Isso faz com que ele seja muito mais rápido que o Swing, devido ao fato de o SWT usar componentes nativos de determinadas plataformas. isso reduz a portabilidade, porém amplia a performance.
Se eu estiver enganado, alguém me avise…
Não sou muito aprofundado no tema…
Cara,
Se não me engano o Eclipse usa SWT para implementar a GUI.
Vc está corretíssimo… é isso ai mesmo!
Realmente aplicações java precisam de mais memória que o convencional.
Isso deve-se ao uso da Vm HotSpot, que trabalha bastante para deixar a aplicação mais rápida, otimizando e compilando o código para codigo nativo.
Esse é o preço da portabilidade, produtividade,… 
Falow!
Valeu CLV…
Na verdade eu ainda preciso me aprofundar no quesito SWT…
Mas tá valendo.
Em resumo, uma aplicação simples com umas 20 máquinas em rede rodando em um servidor utilizando Sockets TCP, realizando consultas simples que retornam dados na forma de String, consumiria qual configuração de Hardware?
Faço essa pergunta pois estou estudando a possibilidade de criar um sistema comercial experimental que teria as características citadas acima, e como todos já sabem muitas pessoas, principalemente estabelecimentos comerciais ainda utilizam dinossauros como Pentium 133 e coisas do tipo.
Hesil
Cara, te dou minha opinião: Eu faria isso em DELPHI!!!
hahahahahha
É de hororizar!! Mais para aplicações DESKTOP o delphi detona em produtividade!
EM java fica legal mais o tempo gasto para fazer é muito maior do que em delphi, onde ja ta tudo pronto!!
Agora para aplicações web o Java detona!!!
vc pode usar o thinlet
Falo
Blz, apesar de não curtir Delphi tenho de admitir q pra esse tipo de aplicação ele é melhor.
Eu programei em Delphi por muito tempo na minha vida…
Mas hoje em dia eu, particularmente, teria mais produtividade desenvolvendo isso em Java. O Delphi é muito bom, mas o Java tem algumas vantagens.
Mas antes de começar uma discussão a esse respeito, vou declarar uma das mais sábias frase que um programador pode dizer numa hora dessas…
A MELHOR LINGUAGEM É AQUELA QUE VOCÊ CONHECE MAIS.
essas são as palavras mais sabias de um programador , ja trabalhei um pouco com delphi pra um trabalho dafaculdade , mas não gostei achei o delphi um pouco mebuloso, sei la , era pra acessar um banco de dados postgres , se a faculdade não tivesse comprado um livro pouco antes da entrega , ninguem entregava, esse eu acho que uma das melhores coisas em java , o conhecimeto esta em todo lugar , e sempre tem gente pronta a ajudar.
feliperod
Cara, o cara que falou isso não merece trabalhar na area!!
A linguagem que mais conheço é o PASCAL, fiz programas graficos com Pascal, usando mouse e tudo que vc imaginar!
Conheço o DELPHI como a palma da minha mão!
E pelos 3 anos e meio que estudo Java te falo que para Desktop Java não tem produtividade e nem segurança, pois por mais que vc ofusque seu codigo a falta de um arquivo .exe traz insegurança para o codigo!
E se vc for criar um executável, faz em DELPHI!!
Eu amo JAVA, mas para isso Delphi da um show!!
Flow!!!
Se o problema for na hora de desenvolver o JBuilder te dá uma ajuda boa, não tanto quanto o delphi, mas já ajuda, ele tem mais ou menos o mesmo estilo do delphi, inclusive um que acho muito bom que são aqueles componentes pra banco de dados, onde você só define a conexão e ele já pega os dados e tudo mais…
Mas na execução não vai fazer diferença…