Aplicação Distribuída com JAVA e FLEX

1 resposta
nettofarah

Boa noite, pessoal.

Estou para começar um projeto envolvendo java e flex.
Pretendo utilizar spring e blazeDS.
Trata-se de um jogo de cartas online.

Estou começando a planejar e projetar o software. Enquanto eu planejava surgiu uma dúvida.

Tenho a idéia de implementar as interações entre os clientes (flex) e o servidor (java) através do serviço de mensagens do blaze.
Explicando:

Todos os clientes se inscrevem num tópico ( no caso, cada partida será um tópico diferente).
Pretendo implementar o “estado” do jogo no servidor java. Ou seja, uma lista de cartas, uma lista com os jogadores, o estado de cada jogador (representado no prórprio objeto jogador), uma pilha com as últimas jogadas, a implementação das regras de cada jogo, etc…

Pelas minhas idéias, o servidor tem a responsabilidade de controlar as regras do jogo… Ele decide quem ganha, “embaralha” as cartas do baralho, marca os pontos de cada rodada… etc

Então imaginei os seguintes passos em jogo:

1 - O cliente faz uma jogada. (FLEX)
2 - O cliente envia uma mensagem especificando a operação executada. (FLEX)
3 - O servidor recebe a mensagem, interpreta (caso necessário, dependendo dos cabeçalhos da mensagem), executa alguma ação de controle, e depois roteia para os clientes que também se inscreveram no tópico daquele jogo. (SERVIDOR JAVA)
4 - Os clientes recebem a mensagem do servidor e a atualização seus estados. (FLEX) (desse modo todos que estão jogando mudam seus estados de acordo com a resposta do servidor).

5 - Tudo começa novamente.

Enfim, o servidor administra o jogo. Escolhe a vez de alguém jogar, define se uma rodada terminou, aplica penalidades… etc.

Minha dúvida surge no seguinte: Como manter uma sessão com estado no servidor, de modo com que os clientes se conectem e façam as requisições para a “MESA” correta?